Como construir um lago no jardim

Construir um lago no jardim é algo que vive no imaginário de grande parte da população. Não se pode negar a evidência: um jardim ganha logo outra beleza com um lago. Surpreendentemente não é uma obra de difícil execução, para lhe provar isso, a Zaask explica-lhe passo-a-passo tudo o que precisa de fazer para construir um lago no jardim.

1. O espaço disponível

Antes de construir um lago no jardim precisa de fazer uma avaliação prévia do espaço que tem disponível para a execução da obra. Existem árvores? Rochas? E o solo é seguro? Precisa de remover algo? Vai construir um lago no jardim pequeno ou grande? Gostaria que tivesse uma cascata? Tem em mente povoá-lo de peixes e plantas aquáticas? Só depois de avaliar tudo ao pormenor, é que deve fazer um esboço no chão.

Dica:

– Não posicione o lago num local sujeito ao escoamento da chuva. Essa água poderá transportar consigo fertilizantes, produtos químicos e resíduos orgânicos que prejudicam a qualidade da água do seu lago;

2. Determine o tamanho

Utilize um pau de madeira para desenhar no solo, ou simplesmente recorra à mangueira de água, disponível no seu jardim, para definir a forma pretendida para o lago. Com esta última opção poderá, possivelmente, observar melhor diferentes feitios, desde em forma de quadrado, retângulo, círculo, entre outras.

Dicas:

– Avalie a forma que idealizou para construir um lago no jardim, subindo até ao segundo andar da casa. Evite curvas muito acentuadas, quanto mais suave e natural for mais bonito será o resultado final;

– Em zonas mais frias devem-se construir lagos com maior profundidade, devido ao congelamento da água. No nosso país como temos, por norma, Verões muito quentes e Invernos pouco rigorosos, os lagos devem possuir no mínimo um metro de profundidade;

– Evite construir um lago no jardim demasiado pequeno. Lagos maiores são mais estáveis e fáceis de manter, além de que as plantas e os animais têm mais hipóteses de sobreviverem;

3. Momento de escavar

Comece a vislumbrar o seu lago. Inicie a escavação com a ajuda de uma pá. Remova pedras, plantas e flores, inclusive as raízes. Depois precisa de nivelar o fundo, se for necessário adicione alguma da terra removida. Por fim, pegue numa tabua e verifique se ambas as extremidades do lago estão ao mesmo nível.

Importante:

– Se estiver a usar uma forma de lago de uma loja de jardinagem, lembre-se de ajustar o buraco às proporções correctas.

4. Forre o buraco com areia

Adicione uma espessa camada de areia húmida de construção. Bata muito bem a areia nas encostas e no fundo até ficar bem firmada. Este passo é essencial para garantir o assentamento do revestimento escolhido por si.

5. O revestimento

É hora de pensar no revestimento do seu lago. Plástico, PVC, Fibra de Vidro, entre outros. O importante é cobrir na íntegra, tanto o fundo, como as laterais da cova. Informe-se junto de um profissional de Bricolage sobre o que fazer.

6. Posicione o forro

Precisa de assentar o revestimento sobre a escavação. É aconselhável colocá-lo de modo a que dê para esticar um pouco quando o lago estiver cheio de água, uma vez que isso vai ajudar a retirar muitos dos vincos. Quando estiver satisfeito com posicionamento do forro, fixe-o recorrendo à ajuda de tijolos e/ou pedras.

7. Os extras

Construir um lago no jardim permite pensar em recursos extras, como uma cascata, um chafariz, a iluminação, entre outros.

8. Finalmente a água

Comece a encher cuidadosamente o forro com água. Aproveite para aparar o excesso de forro em torno do lago com uma faca afiada. Deixe sempre um certo excesso (12 cm), para ocultar com pedras (as do rio costumam funcionar bem). Seja criativo quando estiver a construir um lago no jardim!

Dicas:

– Se não quiser gastar da água bombeada pode sempre encher o lago com água coletada da chuva;

– Adicione água de um lago existente nas redondezas, pois contém bactérias e animais microscópios essenciais para que o seu lago se torne mais natural para o estabelecimento da fauna.

  1. Fixe a bomba

Encontre um espaço discreto para o orifício de saída da bomba, para tubos e cabos associados, como por exemplo entre as plantas aquáticas. Faça o mesmo com as mangueiras.

10. Adicione plantas aquáticas

Crie um jardim aquático adicionando lírios, juncos e outro tipo de plantas aquáticas. Lembre-se que cada planta tem as suas necessidades individuais, por exemplo, certas plantas não se dão bem com o “movimento”.

11. Um lago sem peixes, não é um lago

Introduza cardumes de peixes, para dar mais vida ao lago. Não adicione muitos, pois poderá prejudicar as plantas aquáticas.

Como pode verificar construir um lago no jardim não é assim tão assustador como aparenta ser à primeira vista. Todavia, se preferir a ajuda de um empreiteiro qualificado não hesite em consultar a Zaask, onde estão registados os melhores profissionais e empresas.