Como fazer fatos de Carnaval para todas as idades

O tempo voa, por isso, o melhor é começar a pensar em comprar, alugar, mandar fazer fatos de Carnaval ou até mesmo experimentar fazê-los em casa. Em qualquer das hipóteses, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de como fazer fatos de Carnaval.

Fazer fatos de Carnaval para crianças

Este ano, em vez de comprar um fato igual a tantos outros, opte pela originalidade e mande fazer fatos de Carnaval personalizados a uma costureira ou um costureiro da sua confiança. Através da Zaask encontra profissionais em quem pode confiar, com avaliações realizadas por clientes que contrataram anteriormente.

Se acha que até tem jeito para estes trabalhos e não se importa com um disfarce mais “caseiro”, pode optar por fazer fatos de Carnaval reciclando materiais.

Os meninos normalmente gostam de disfarces de super-heróis e as meninas de fadas e princesas. Por isso, fique aqui com duas sugestões para fazer fatos de Carnaval para cada um deles:

Batman

Para criar um disfarce de Batman vai precisar de:

– 1 fato de treino preto ou calças e camisola preta
– 1 pedaço de feltro amarelo e outro preto
– Tecido de napa
– 1 chapéu-de-chuva preto
– Tesoura
– Cola quente
– 1 máscara de Batman ou cartolina preta

fazer fatos de carnaval

Como fazer:

Desenhe o símbolo do Batman no pedaço de feltro preto e recorte o desenho. Corte um círculo oval no feltro amarelo e cole o símbolo do Batman no centro.

Na napa desenhe e recorte as plainas e os braceletes para os punhos, de acordo com o tamanho da criança, e cole-as com cola quente.

Para fazer a capa, retire as varetas de um chapéu-de-chuva e desfaça uma das costuras. Corte um círculo na parte superior, um pouco maior do que o diâmetro do pescoço da criança, para fazer uma abertura que encaixe perfeitamente.

Para a máscara, pode comprar uma já feita ou utilizar uma cartolina preta. Neste caso, desenhe o formato da máscara e recorte. A seguir, faça dois pequenos furos, um de cada lado, para fazer passar um elástico.

E já está, o disfarce de Batman está feito!

Fada

Para fazer um fato de fada só precisa de uma saia em tule comprida, um cinto decorado, uma coroa de flores e umas asas de fada, que pode comprar em qualquer loja do chinês, por exemplo.

fazer fatos de carnaval

Coloque a saia de tule debaixo dos braços da criança. Coloque uma fita no elástico para poder prendê-lo à volta do pescoço, para a saia não cair.

Para o cinto, corte uma fita e cole flores de diferentes tamanhos com cola quente.

Para a coroa de flores vai precisar de uma grinalda de flores, arame e tesoura. Corte a grinalda em duas partes e depois junte-as em círculo. Amarre-as cuidadosamente com o arame, de forma a não magoar a cabeça da criança.

Para a saia de tule, pode comprar já feita ou fazê-la você mesmo. Para tal, precisa de fitas de tule, elástico, tesoura, linha e agulhas. Pode também comprar fitas de cetim.

fazer fatos de carnaval

1.Corte o elástico à medida da cintura da sua fita. Sobreponha as pontas para as coser.
2.Corte tiras de tule no comprimento que desejar para a sua saia de tule.
3.Quando tiver todas as tiras cortadas, pegue numa delas e dobre-a ao meio.
4.Coloque a fita no interior da cinta de elástico, com o laço na parte de dentro.
5.Pegue na ponta da tira de tule e coloque-a dentro do laço.
6.Puxe para criar um nó em redor da cinta de elástico.
7.Repita o procedimento com as restantes tiras de tule.
8.Continue até completar toda a cintura de elástico.
9.Faça uma segunda fila com uma cor diferente.
10.Repita o procedimento até a primeira camada estar completamente coberta.
11.Se quiser, pode enfeitar a saia de tule com fitas de cetim, atando-as à cintura elástica.

Fazer fatos de Carnaval para adultos

Quem disse que são só as crianças que gostam de se disfarçar no Carnaval? Para os foliões que nunca deixam passar esta data em branco, deixamos aqui algumas dicas para fazer fatos de Carnaval.

Capuchinho Vermelho

fazer fatos de carnaval

Para fazer fatos de Carnaval inspirados nesta famosa personagem do imaginário infantil, pense nas cores que terá de utilizar: vermelho, preto e branco, sendo o primeiro a cor dominante.

Opte por uma saia vermelha e uma camisa branca ou um vestido vermelho. O importante é que a saia seja curta e rodada, acima do joelho ou ligeiramente abaixo.

Compre collants ou leggins brancas ou meias altas (vermelhas ou pretas) que cheguem ao joelho. Complete com uns sapatos vermelhos ou pretos.

Entretanto, a capa com capuz é que vai ser, na realidade, a estrela do disfarce. Pode optar por comprá-la, encomendar a uma costureira profissional ou fazê-la em casa, caso tenha jeito para a costura.

Para complementar o visual, opte por um penteado com o cabelo solto ou por fazer duas tranças baixas, presas com dois grandes laços vermelhos. Relativamente à maquilhagem, dado que se trata de uma personagem infantil, opte por algo simples e em tons rosados.

Use também outros acessórios: um avental para um ar mais campestre, um cinto largo preto ao redor da cintura, um colete preto, etc. Finalize com uma cesta de verga típica da personagem.

Wally

Wally

O Wally é um personagem que quase toda a gente conhece, podendo ser um disfarce fácil de fazer e económico. Para recriar este personagem, terá de ter uma camisola de manga comprida às riscas horizontais vermelhas e brancas, e um gorro branco e vermelho com um pompom na ponta.

Vista umas calças de ganga ou azuis, uns sapatos pretos ou castanhos e, para finalizar, coloque uns óculos redondos e use uma bengala como complemento.