medicina alternativa

Os grandes benefícios da medicina alternativa

O uso de terapias alternativas é feito há séculos e os benefícios da medicina alternativa são vários.

Antes do advento da tecnologia moderna, os médicos e os seus pacientes contavam apenas com técnicas naturais e remédios à base de plantas para tratar doenças ou curar ferimentos. Tudo era tratado com sucesso, sem o uso de modernos equipamentos médicos, fosse uma constipação comum ou doenças como cancro, diabetes e doenças cardíacas.

A medicina alternativa inclui intervenções, tais como, reflexologia, quiropraxia, suplementos nutricionais, remédios de ervas, massagem terapêutica, homeopatia, acupuntura, entre outros. Ao longo dos anos, têm sido desenvolvidos muitos outros tipos de métodos de cura eficazes.

Saiba então, quais são afinal, os maiores benefícios da medicina alternativa:

  1. Alívio da dor

Muitas pessoas recorrem a terapias da medicina alternativa para o alívio da dor quando os tratamentos tradicionais não o conseguem fazer.

As terapias alternativas da medicina usadas ​​em conjunto com os tratamentos médicos convencionais podem aliviar alguns dos sintomas do cancro, por exemplo, bem como diminuir os seus efeitos secundários. A quimioterapia, embora eficaz no aumento da taxa de sobrevivência de muitos pacientes com cancro, pode produzir efeitos colaterais desagradáveis. Assim, alguns doentes são capazes de tolerar melhor os tratamentos de quimioterapia quando utilizam um tratamento alternativo como a acupuntura, para controlar efeitos colaterais como a fadiga, dor de cabeça, náuseas, vómitos ou suores nocturnos.

  1. Menos Efeitos Colaterais

Outro dos grandes benefícios da medicina alternativa é este: na maioria dos casos, as terapias alternativas eficazes têm menos ou nenhuns efeitos secundários, em oposição aos efeitos frequentes e por vezes graves de muitos medicamentos e de outros tratamentos médicos convencionais.

Além disso, as várias modalidades de tratamento da medicina alternativa são geralmente consideradas seguras.

  1. Saúde Mental

  • A medicina alternativa pode ser benéfica para o bem-estar geral, pois a abordagem centra-se na cura da mente, corpo e espírito.
  • Os métodos de tratamento, como a massagem terapêutica, meditação e imagens visuais ajudam a relaxar e a reduzir o stress.
  • As terapias com arte e música são usadas para aliviar os sintomas de depressão e esquizofrenia, estimulando a libertação natural de endorfinas e opiáceos no corpo, além de ajudar os indivíduos a libertarem emoções profundamente reprimidas.
  • Outras abordagens alternativas para a saúde mental, tais como a alimentação e nutrição, terapias assistidas por animais e grupos de auto-ajuda podem ser recursos valiosos para melhorar a saúde mental.
  • Os praticantes de terapias energéticas, tais como o reiki ou o toque terapêutico, relatam que há redução do stress e uma melhoria da qualidade de vida.
  1. O Custo

As terapias da medicina alternativa podem ser menos caras do que os tratamentos médicos convencionais. O custo monetário de muitos remédios à base de ervas e outros tratamentos naturais ainda compensa.

A acupuntura e as sessões de quiropraxia, por exemplo, podem também custar significativamente menos do que os tratamentos de terapia da dor convencionais.

  1. Outros exemplos de benefícios da medicina alternativa

  • A quiropraxia pode aliviar as dores nas costas e pescoço e evitar cirurgias.
  • A acupunctura evita que os doentes de alergias e asma ingiram menos esteróides.
  • Os remédios à base de plantas evitam visitas ao médico e a toma de antibióticos por causa de constipações comuns, gripes, dores de cabeça, stress ou infecções. E o uso de antibióticos pode matar o sistema imunológico.
  • As artérias obstruídas, a obesidade e até mesmo alguns tipos de cancro, podem ser atribuídos a uma alimentação inadequada. Utilizar remédios de ervas e outros remédios naturais pode corrigir o problema ou ajudar a melhorar muitas situações.
  • Em cada caso, o exercício, é parte da solução. As pessoas que praticam estes tipos de terapias, tais como o Yoga ou o Tai Chi, provam que a sua pressão arterial melhora, bem como a respiração, a flexibilidade e a resistência.
  1. Muitas opções de escolha

Há vários tipos de medicina alternativa que podemos escolher. Algumas pessoas combinam uma ou mais terapias.

Mas, independentemente das suas escolhas, é importante que elas sejam confortáveis e funcionem realmente para a pessoa que as escolheu, e com o mínimo de efeitos secundários.

Sabendo agora quais são os grandes benefícios da medicina alternativa, pense no que será adequado para o seu caso e faça a sua própria experiência.

Experimente também falar com os profissionais qualificados que pode encontrar através da Zaask e melhore a sua qualidade de vida.