carta de apresentação

Como escrever uma carta de apresentação

Num mercado de trabalho escasso e por isso extremamente competitivo, destacar-se da concorrência é essencial. Por isso, para além de um currículo completo e bem escrito, é fundamental escrever uma carta de apresentação para o responsável pelo recrutamento quando se candidata a um novo posto de trabalho.

A carta de apresentação é precisamente a melhor maneira de se destacar pois será algo mais humano que o currículo e permitirá criar empatia com o recrutador, para além de na carta de apresentação poder dar informação que muitas vezes é impossível incluir no currículo.

Para que possa partir à frente dos seus concorrentes, a Zaask explica como escrever uma carta de apresentação.

Sabia que, em média, uma carta de apresentação passa 8 segundos na mão do recrutador? Isto é porque uma carta de apresentação que num primeiro olhar mostre desorganização, extensão exagerada ou falta de asseio é de imediato colocada de parte, visto que o tempo escasseia e existem dezenas mais para ver.

Uma carta de apresentação deve ser directa e sucinta. O corpo do texto deverá ser então o seguinte:

Cabeçalho

No cabeçalho da carta de apresentação inclua os seus contactos e a sua morada, mesmo que estes dados já estejam no currículo. Facilite a tarefa de quem deseja que lhe ligue!

Saudação

Uma carta de apresentação deve ser dirigida, tanto quanto possível, a uma pessoa específica. Procure saber quem é o responsável pelo recrutamento e dirija-se a ele como “Caríssimo” ou “Excelentíssimo”, não esquecendo o título de “Senhor” ou “Senhor Doutor”.

No caso de não conseguir esta apresentação, dirija a sua carta de apresentação ao “Responsável pelo Recrutamento da Empresa X”.

Primeiro parágrafo

A introdução da sua carta de apresentação não deverá ter mais que uma ou duas frases. Diga o porquê de escrever a carta, nomeadamente a posição a que se candidata (ou posições, se se tratar de uma candidatura espontânea e estiver interessado em um de vários cargos) e onde teve acesso ao anúncio.

Se tiver sido recomendado ou indicado por alguém que já trabalha na empresa, deixe bem claro quem foi para que funcione como vantagem para si!

Desenvolvimento da carta de apresentação

O desenvolvimento da carta de apresentação deverá ser composto por dois ou três parágrafos curtos. Aproveite a lista de aptidões que constar do anúncio do cargo, dizendo que acredita possui-las.

É também importante que nesta parte da sua carta de apresentação indique em que é que a sua experiência (que consta no currículo) o ajuda a ser uma mais-valia para a empresa em que se candidata, e as razões que o levam a ter interesse em trabalhar para ela.

Pesquise o seu historial, os valores e princípios que regem a entidade empregadora, assim poderá mostrar interesse e “trabalho de casa” enquanto se está a descrever como o candidato ideal.

No desenvolvimento da sua carta de apresentação utilize a voz activa em vez da passiva, ou seja, não diga que o seu actual trabalho lhe deu experiência ou que os objectivos que lhe foram impostos foram atingidos por si, mas sim que “eu adquiri experiência” e ” eu cumpri os objectivos”.

Último parágrafo

Ao terminar a sua carta de apresentação, foque o texto no futuro próximo. Termine com uma frase positiva que leve o recrutador a querer ligar para si, como “por tudo isto, sei que sou a pessoa mais adequada para o posto de (colocar a nomenclatura do cargo)”, e exponha a sua disponibilidade para uma entrevista presencial num futuro próximo.

Reveja todos os pormenores e mantenha a sua carta de apresentação com a extensão de uma página, no máximo.

Existem hoje profissionais capacitados para o ajudar com a elaboração não só sua carta de apresentação mas também do seu currículo, que o vão colocar à frente da concorrência para o posto de trabalho que deseja. Peça e a Zaask poderá apresentar-lhe até 4 destes profissionais avaliados e de confiança, para que a sua carta de apresentação se destaque e cause a melhor impressão possível!