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Como aumentar o lucro da sua loja online

Encontrar clientes e aumentar o lucro da sua loja online é o mais importante para o sucesso do seu negócio, quer esteja a vender produtos do seu blog ou de uma empresa maior.

O objectivo dos vendedores online é captar clientes para o seu site, reduzir a quantidade de navegadores casuais e aumentar as suas vendas.

Quer saber como pode atrair mais clientes e aumentar o lucro da sua loja online? Neste artigo, vamos dar-lhe cinco dicas para o ajudar.

  1. Tenha uma loja online fácil de descobrir

O seu site é fácil de encontrar? Se vende bonecas de porcelana e alguém pesquisa no Google “bonecas de porcelana”, quais as hipóteses de ser descoberto?

Na verdade, deve dar atenção a um termo chamado SEO (Search Engine Optimization), que é uma prática ou um conjunto de práticas que pode implementar no seu site, com vista a melhorar a forma como ele aparece nos motores de busca. Uma boa estratégia de SEO deve ter como resultado o aparecimento da sua loja online nos resultados de pesquisa relacionados com o seu negócio e os seus produtos.

No WordPress, por exemplo, há uma ferramenta que o ajuda a criar mais hipóteses da sua loja online aparecer nos motores de busca.

Outra opção é fazer uma lista dos seus produtos no Google Shopping , o que torna mais fácil ao Google localizá-lo nas pesquisas.

  1. Mantenha a sua loja online simples

Os sites desorganizados não vendem.

É muito fácil cair no erro de publicar um grande número de produtos numa única página, para chamar a atenção. Mas existem estudos que revelam que oferecer às pessoas muitas opções leva a uma maior probabilidade de falhanço. Muitas escolhas levam a que as pessoas não comprem nada. De facto, numa página com 24 opções de produtos, apenas 3% das pessoas faz uma compra, enquanto que numa página com apenas 6 produtos, a taxa de vendas é de 30%.

Para além disso, se bombardear os clientes com add-ons e ofertas, eles podem perder o interesse.

Para aumentar o lucro da sua loja online, mantenha um design simples, fluido e limite o número de produtos que aparecem numa só página.

  1. Escreva de forma convincente

Tudo, desde a imagem do produto ao título, é importante no processo de tomada de decisão dos clientes.

Se a sua loja online tiver uma imagem “deslavada” e não fotografar o seu produto com uma boa luz, se tiver um título que não consegue explicar o que o produto faz e uma má descrição, provavelmente vai perder vendas.

Não tenha medo de explicar quase tudo no título do produto. Se está a vender uma caneca onde aparece uma imagem quando ela tem uma bebida quente, então esta deve ser a grande característica do título.

Depois, a descrição do seu produto deve indicar o que ele é, todos os detalhes importantes, como o seu peso e medidas, as suas características principais e o que pode fazer para melhorar a vida do cliente.

  1. Construa uma comunidade

A sua loja on-line tem uma newsletter? Tem expressão no Twitter? Tem página no Facebook? Costuma partilhar as imagens dos seus produtos no Instagram?

Os clientes casuais que o encontram através do Google são importantes, mas o sucesso a longo prazo vem com a fidelidade do cliente. Esta fidelidade é difícil de conseguir, mas é possível através de uma comunicação de duas vias, nomeadamente através da divulgação da sua loja online em plataformas que as pessoas utilizam para passar o tempo.

Por exemplo, se vende produtos para novas mamãs, a sua loja deve estar presente no Pinterest, em fóruns relacionados com o tema e em grupos no Facebook sobre o assunto.

Não é necessário partilhar os seus produtos, um por um. Basta construir uma relação com o seu público e estabelecer-se como uma marca que não só se preocupa com os seus clientes, mas que tem um interesse activo em fornecer valor para a comunidade.

  1. Reduza os passos para comprar

Quantas páginas os seus clientes têm que percorrer para finalizar a sua compra? O seu site tem várias páginas de confirmação? O seu carrinho está integrado no site, ou envia o cliente para um site de terceiros para finalizar a transação?

Cada etapa do processo de pagamento é mais uma razão para o cliente ficar confuso e/ou mudar a sua ideia.

Tenha sempre em mente que tudo o que puder fazer para reduzir as barreiras entre os seus clientes e os seus produtos vai aumentar o lucro da sua loja online.

Se mesmo assim precisa de ajuda especializada para rentabilizar a sua loja online, fale com a Zaask, através da qual encontra profissionais avaliados e em quem pode confiar!