Como aprender um idioma estrangeiro com música

Vivemos numa sociedade global, disso não há dúvidas. Hoje podemos estar em Portugal e amanhã em Nova Iorque. Nunca foi tão importante na história da humanidade ser poliglota como agora.

Todavia, nem toda a gente tem facilidade em aprender um idioma estrangeiro. Um dos truques consiste em recorrer à música.

A Zaask explica-lhe tudo o que deve saber sobre como aprender um idioma estrangeiro com música.

  1. Opte por músicas que gosta

A melhor forma para aprender um idioma estrangeiro seguindo este método é escolher as músicas favoritas. Procure pela sua música preferida no idioma estrangeiro que pretende aprender e veja qual é a tradução exacta da letra em português. Depois cante enquanto escuta a música e decore-a se possível.

Dicas para aprender um idioma estrangeiro:

  • Vá com calma. Não exija demasiado de si. Aprenda uma música de cada vez
  1. Aprenda o significado de cada palavra

Agora que já escolheu a música e deu uma vista de olhos na sua tradução é momento de se debruçar no significado de cada palavra. Este exercício é fundamental para aprender um idioma estrangeiro, pois vai permitir-lhe ter uma visão sobre com funciona a língua em causa. Repita este exercício as vezes que foram necessárias, pois é comum esquecer-se do significado das palavras menos comuns.

Dicas para aprender um idioma estrangeiro:

  • Para fixar melhor as palavras menos usais do idioma estrangeiro que está aprender anote-as num caderno e reveja-as sempre que possível.
  1. Cante muitas vezes a música

O segredo para aprender um idioma estrangeiro com música é insistir. Cante por isso a “sua” música inúmeras vezes durante o dia. Este exercício tem tudo para ser divertido.

Dicas para aprender um idioma estrangeiro:

  • Se é uma fã incondicional das músicas da Disney saiba que estas foram traduzidas para mais de 30 idiomas;
  • As canções infantis em geral são muito úteis para aprender um idioma estrangeiro;
  • Cante para amigos que dominem o idioma estrangeiro que está aprender, eles vão corrigi-lo e ajudá-lo a melhorar;
  • Sempre que possível cante a música sem olhar para a letra.
  1. Escreva a letra da música

Depois de escutar vezes sem conta a música e de já estar acostumado à sua melodia, convém transcrevê-la num papel. No final, compare o que escreveu com a letra original e corrija os erros. Lembre-se: só com os erros é que poderá evoluir.

  1. Exercício para aprender um idioma estrangeiro com música

Depois de escutar a música muitas vezes teste-se. Exclua algumas palavras dos versos da letra e tente preencher os espaços em branco.

  1. Recorra ao YouTube

Pesquise no YouTube a música com a qual pretende aprender um idioma estrangeiro. Muitos dos temas musicais disponíveis nesta plataforma online possuem legendas quer na língua que pretende aprender, quer em português. Isso vai ajudá-lo a perceber melhor a letra da música, bem como a assimilar o vocabulário.

  1. Organize um karaoke

Não desanime. Torne o processo de aprender um idioma estrangeiro com música divertido. Reúne algumas das músicas em que anda debruçado e chame os seus amigos para um karaoke. Vai ser certamente uma tarde animada e além do mais estará a estudar. Quebre a rotina do seu estudo com um programa diferente.

  1. A música como companhia nº 1

Enquanto estiver a aprender um idioma estrangeiro é muito importante escutar música nessa língua o maior número de vezes por dia. Seja no carro enquanto conduz, seja na cozinha enquanto cozinha, seja na casa de banho enquanto toma banho, não importa. Sempre que tiver a possibilidade não hesite o seu cérebro, mesmo que não tenha consciência, está a assimilar a informação.

  1. Jogos online para aprender músicas estrangeiras

A pensar em quem está a aprender um idioma estrangeiro estão disponíveis na Internet vários jogos. Estes permitem treinar as habilidades de compreensão textual e auditiva da língua em questão ao mesmo tempo que a pessoa se diverte com os hits do momento. Adele, The Beatles, Beyonce, Coldplay, Katy Perry e Bob Marley, são alguns dos artistas disponíveis.

Aprender um idioma estrangeiro com música tem tudo para ser uma experiência divertida. Poderá até conseguir incentivar alguns familiares e amigos a seguirem os seus passos. Contudo, também temos que ser realistas: exige uma certa persistência. Caso conclua que para aprender um idioma estrangeiro necessita de um professor consulte agora mesmo os serviços da Zaask.

Não desista de aprender um idioma estrangeiro, no final o esforço vai valer a pena!