O que deve saber antes de contratar um motorista

Durante o processo de contratação de um profissional é fundamental existir confiança. Caso contrário, nem vale a pena avançar.

Siga os conselhos da Zaask e assegure-se de tomar uma decisão acertada quando contratar um motorista.

 

  • Tem carro ou vai precisar?

Antes de contratar um motorista saiba concretamente o que quer. Em primeiro lugar vai precisar de um profissional com carro, ou já tem? Qual é o modelo mais indicado para as suas necessidades? A mala precisa de ser grande? Tem crianças? Há lugar para a cadeirinha? Pense em todos os aspectos antes de avançar.

  • Não se precipite

Por mais necessidade que tenha em contratar um motorista não tome uma decisão momentânea. Salvaguarde-se com alguns cuidados. Um motorista vai acabar por fazer parte da sua rotina do dia-a-dia.

A indicação de amigos e familiares é muito importante. Há também empresas especializadas em prestar este género de serviços, bem como sites (lembre-se de consultar a Zaask) com diversos profissionais autónomos, inclusive motoristas, onde é possível visualizar as qualificações e opiniões de clientes. Pesquise muito.

Importante: Nem sempre o melhor motorista é o que tem o valor mais baixo.

  • Como deve entrevistar

Quando entrevistar um motorista comunique claramente o serviço que pretende: horas necessárias, tarefas de trabalho e expectativas. É muito importante uma comunicação clara entre ambas as partes.

Uma boa ajuda é levar consigo um amigo, ou um parente de confiança, para o apoiar durante a entrevista.

É também aconselhável atender os candidatos num local público, neutro, de modo a preservar o seu espaço pessoal.

  • A experiência

Antes de contratar um motorista tenha em atenção a experiência. Um motorista experiente, sabe estar no seu lugar, e conhece os melhores atalhos das cidades e vilas. Este é um dos critérios que deve ter em consideração antes de avançar, pois pode facilitar-lhe e muito a vida.

Importante: Não tenha medo – peça a carta de condução.

  • Acidentes

Pense na sua segurança. Não hesite em perguntar sobre o número de acidentes que teve nos últimos cinco anos. Certifique-se de que pode confiar na pessoa que pretende contratar. Lembre-se: nenhum destino é mais importante que a sua segurança.

  • Peça para ver as antecedências criminais

Sempre que estiver interessado num profissional verifique a sua ficha criminal. Tem registos? De que tipo? Já foi apanhado a conduzir alcoolizado por inúmeras vezes? Não arrisque.

  • O que dizem os antigos clientes

É muito importante conhecer a opinião dos ex clientes. Não hesite. Saiba se ficaram satisfeitos. Só assim poderá ter segurança para contratar um motorista.

  • Faça uma análise

Observe de longe a forma como o motorista conduz. Cumpre o código? Respeita os semáforos? E as passadeiras? Em termos de velocidade exagera? Tem uma condução delicada, ou brusca? Esteja atento.

  • Uma postura adequada

Saiba antes de contratar um motorista que é extremamente importante este manter uma certa postura. É, portanto, exigido algum conhecimento das regras de protocolo e de etiqueta, bem como uma elevada dose de discrição. Além disto tudo, o motorista que escolher deve ter uma boa apresentação pessoal, desde postura, vestuário e boas maneiras. O profissional deve ser acima de tudo discreto.

  • Educação

O motorista que escolher poderá ser uma mais-valia aos olhos dos seus clientes. Opte por um educado e com uma cultura geral acima da média. Afinal poderá precisar que este vá buscar ocasionalmente um cliente ao aeroporto. Ele será no fundo o seu cartaz de boas-vindas. Pense em todos os aspectos.

  • As tecnologias

Outro aspecto que não pode ignorar: o domínio das novas tecnologias existentes no veículo como é o caso do GPS. O motorista que escolher deve ser um profissional actualizado sobre as tecnologias mais recentes da indústria automóvel.

  • Mapas rodoviários

Além da tecnologia o motorista deve ser desenrascado e saber interpretar mapas rodoviários para o caso do GPS falhar. Deve-se sentir seguro, caso algo falhe durante uma viagem de negócios.

  • O contrato

Exija um contrato detalhado por escrito. Com tudo o que foi acordado. Entre horários e garantias. Salvaguarde-se de dores de cabeça.

Conhecidos todos os passos e aspectos que deve ter em atenção antes de contratar um motorista, a decisão tem tudo para ser a mais acertada. Avance hoje mesmo com a contratação de um motorista. Aceda à Zaask e peça até quatro orçamentos. Sinta-se mais cómodo sem stresses no trânsito com um motorista contratado através da Zaask.