criar um escritório

Como criar um escritório em casa

Hoje em dia, muitas são as pessoas que sentem a necessidade de criar um escritório em casa, umas por ser o seu local de trabalho, outras porque querem ter o seu cantinho com os documentos organizados, onde possam tomar notas e tratar de assuntos burocráticos.

O facto é que, por vezes se deparam com algumas dúvidas acerca da disposição dos objectos ou do próprio escritório.

Para ajudar com esse projecto, a Zaask dedica-lhe este artigo onde poderá esclarecer dúvidas ou tirar ideias e dicas úteis para criar um escritório em casa.

           1.       IMPORTANTE:

Antes de criar um escritório em casa o mais pertinente é pensar no espaço e no orçamento disponíveis.

Por vezes, não nos apercebemos dos locais da casa onde podemos ter o nosso próprio escritório. Mas se verificarmos canto a canto, divisão a divisão, podemos encontrar o espaço que nos falta para criar um escritório.

            2.       ÁREA:

Mesmo que não tenha uma assoalhada disponível em casa, pode criar um escritório:

  1. Num canto da sala;
  2. Entre dois armários – às vezes há um espaço em aberto que pode ser aproveitado;
  3. Nas costas de um sofá – imagine que pode chegar o sofá da sala mais à frente e que pode fazer o seu escritório entre ele e a parede;
  4. No corredor;
  5. No hall de entrada;
  6. No sótão;
  7. Debaixo de umas escadas – um espaço morto, na maioria das vezes;
  8. No quarto de hóspedes – neste caso pode optar por ter um sofá-cama em vez da tradicional cama de casal para obter mais espaço.

Escolha o que melhor se adequa ao seu caso.

No local que escolheu pode colocar um papel de parede ou pintá-lo de uma cor diferente para o distinguir do resto da habitação. Caso trabalhe em casa, deve mesmo fazê-lo. Também pode optar por pôr uma cortina ou um tampo que se feche contra a parede.

Idealmente, não deve criar um escritório no seu quarto. Este é o local que serve para descansar e se o tiver que partilhar com outras pessoas da casa, vai perder qualidade de vida. Não é mesmo um local viável para o fazer.

Se tiver que dividir o escritório com outras pessoas e tiver espaço disponível (um quarto), pode colocar duas secretárias, costas com costas, caso seja necessário.

criar um escritório          3.       ESPAÇO:

Quando o espaço da casa é diminuto, há que pensar na melhor forma de o rentabilizar. Assim, em vez de utilizar uma mesa simples, deve optar-se por uma mais funcional.

Assim, escolha/faça:

  • Uma secretária com arrumação ou opte por módulos de gavetas que se podem comprar à parte.
  • Uma secretária com tampo duplo. O interior do tampo pode ser aproveitado para guardar livros ou aquilo que lhe der mais jeito.
  • Uma cadeira com arrumação. Se não puder comprar uma das que há no mercado, coloque nas suas costas um resguardo com divisões onde possa colocar objectos como calculadoras, revistas, agrafadores, o que quiser.
  • Aproveite a parede para pôr prateleiras ou cabides com outros objectos de que precisa, como copos com canetas, lápis, ou outros.

         4.       ORGANIZAÇÃO:

Quando criar um escritório, deve ter um espaço bem visível para:

  • O telefone
  • Notas, recados, lembretes
  • Um calendário

Nestes casos pode também optar por ter um quadro na parede com aqueles itens – um quadro onde possa escrever ou pendurar os seus apontamentos.

É importante que não se disperse quando está a trabalhar e que tenha tudo organizado. Até o seu computador deve estar da mesma forma. Mantenha-o organizado, actualizado, com antivírus e faça backups regularmente. Não se disperse com muitas pastas e classifique tudo de uma forma simples.

Se necessário e possível, coloque separadores ou caixas no seu escritório para diferenciar os seus documentos, para além das pastas de arquivo normal.

         5.       ILUMINAÇÃO:

A luz é algo fundamental num escritório, por isso, sempre que possível escolha montá-lo perto de uma janela. A luz solar é melhor do que a artificial e está provado que o nosso humor melhora quando a temos por perto, mesmo quando não há sol ou quando estamos no Inverno.

Caso não seja possível ter luz natural, tenha em mente que a iluminação é mesmo muito importante, portanto tenha mais do que um ponto de luz no seu escritório. No mínimo um aplique na parede ou no tecto e um outro ponto de luz direccionado para a secretária e/ou para o seu trabalho (ex.: um candeeiro de mesa).

Tenha também em atenção o brilho e o contraste do monitor do seu computador. Ajuste-os de forma a não lhe ferir os olhos.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

          6.       CONFORTO:

O nosso escritório deve ser o mais confortável possível, portanto,

  • Escolha uma cadeira agradável ou uma capa que a torne confortável. Lembre-se que se a cadeira for desconfortável e se lhe fizer dores nas costas, o seu humor vai piorar e a sua produtividade também.
  • Não deve ter fios à vista. Coloque os fios de telefone, computadores, etc., fora do seu alcance visual.
  • Pode personalizar o seu escritório, criando um tema ou um estilo próprio, com cores, fotos, plantas ou objectos. O importante é que se sinta bem nesse espaço. Caso trabalhe em casa, isso vai ter um grande impacto no seu estado de espírito e vai fazê-lo sentir-se mais inspirado e motivado.

Caso tenha uma assoalhada disponível pode colocar-lhe um sofá e até uma televisão para poder descontrair um pouco, quando necessário. Se temos direito a pausas no nosso emprego lá fora, por que não podemos fazer pausas também em casa? Podemos e devemos fazê-lo.

No entanto tenha cuidado para não se dispersar demasiado.

Há pessoas que gostam de ter barulho de fundo quando estão a trabalhar. Se for esse o seu caso, pode ligar a televisão enquanto trabalha, ou pode ter uma aparelhagem para ouvir música num volume razoável para que não se distraia.

Caso o espaço seja pouco, opte por ter umas colunas no seu computador ou um aparelho pequeno, como um telemóvel ou um rádio mp3, por exemplo.

         7.       SUGESTÕES:

Se o seu orçamento é apertado, pense em aproveitar ou reciclar materiais. Assim, pode criar um escritório com:

  • Caixas de madeira – as típicas caixas da fruta ou dos legumes
  • Uma cama de bebé – retire-lhe uma das grades e aproveite o fundo para a prateleira da secretária e os seus lados para pendurar objectos.
  • Um armário – pode aproveitar um roupeiro que não precisa e colocar lá dentro um tampo para escrever e na sua parede do fundo colocar os objectos que precisa. Se necessário, retire o fundo/chão do roupeiro.

Para efectuar este projecto com um profissional, faça o pedido de orçamento na Zaask e descanse enquanto trabalham por si.

Na Zaask estamos aqui para si!