Como organizar um aniversário de acordo com a idade (6 aos 12)
Depois de lhe explicarmos como organizar um aniversário para crianças de 1 a 5 anos, vamos ajudá-la(o) a organizar um aniversário para crianças dos 6 aos 12 anos.
Nestas idades as crianças já sabem bem o que querem e por isso tudo tem de ser melhor “negociado”. A grande vantagem é que vibram cada vez mais com este dia e participam contentes na sua organização – e é tão bom vê-los felizes!
Como organizar um aniversário para 6 e 7 anos
TEMAS. Se com 4 e 5 anos eles já sabem o que querem, então com 6 e 7 é que sabem mesmo. Nestas idades, as meninas adoram os temas das Princesas Disney, do Frozen, das Monster High e da Violetta, tudo fenómenos que ultrapassam a televisão e que tornam a tarefa de como organizar um aniversário mais fácil. Os meninos adoram tudo o que são Super-Heróis, como Batman, Homem-Aranha, Hulk e todos os personagens dos Vingadores – e ainda desportos, como o futebol, e outros heróis de séries infantis.
LOCAL DA FESTA. Existem inúmeros locais especializados em festas de aniversário para crianças, com insufláveis, trampolins, piscinas de bolas, campos de brincadeiras, etc., que são perfeitamente adequados para estas idades. Geralmente, são espaços com monitores que acompanham os pequenos, quer nas brincadeiras, quer no lanche. Existem também espaços muito engraçados onde as crianças podem fazer inúmeras actividades e interagir com animais. A desvantagem está para quem quer convidar a família e amigos adultos com filhos, sendo o ideal alugar um espaço em exclusivo para a festa de aniversário, que pode decorar com o tema escolhido pelo(a) seu/sua filho(a), inclusivamente com a ajuda de um decorador. Se tiver condições ou um número restrito de convidados, pode também pensar em fazer a festa em casa, o que também pode ser muito divertido. Se não quiser ter trabalho com os comes e bebes existem serviços de catering ao domicílio e, para entreter a pequenada, pode contratar profissionais para animação de festas que se deslocam a casas particulares.
LANCHE. Os lanches podem ser cada vez mais diversificados, pois há sempre guloseimas e petiscos que não são indicados para os mais pequenos e que, nestas idades, já podem ser servidos. Mas mantenha a simplicidade na tarefa de como organizar um aniversário: aposte sandes de queijo e fiambre, em salgadinhos como croquetes, rissóis e empadas, doces como gelatinas, mousses e as célebres “serraduras” e “babas de camelo”, que agradam a maioria, bolos em miniatura e as novas modas dos cupcakes, cakepops e bolachas a combinar com o tema da festa. Se optar por contratar empresas de catering, eles têm já menus preparados para estas ocasiões.
BOLO DE ANIVERSÁRIO. Tem de ser um bolo fantástico, pois continua a ser o centro de toda a festa. Aposte num bolo de aniversário surpreendente e encomende-o a profissionais capazes de fazer verdadeiras obras de arte.
ANIMAÇÃO. Nestas idades o “faz-de-conta” domina as brincadeiras: elas gostam de vestir-se de princesas, maquilhar-se e pintar as unhas; eles adoram vestir-se de super-heróis ou piratas, organizar torneios e caças ao tesouro. Aposte em programas giros, com experiências em conjunto.
Como organizar um aniversário para 8 a 12 anos
LOCAL DA FESTA e ANIMAÇÃO. À medida que os nossos filhos vão crescendo vão desenvolvendo preferências por determinadas actividades e gostos por determinados temas, o que influencia a tarefa de como organizar um aniversário para estas idades. A escolha do local irá depender do número de convidados e da animação que escolherem. Com 8 e 9 anos, ainda gostam dos espaços dedicados a aniversários que atrás mencionámos e até festas em casa, com os seus amiguinhos e muita animação. Mas com 10, 11 e 12 anos já é possível apostar num local onde se possa fazer uma festa karaoke ou uma discoteca; ou em actividades para fazer com os amigos, como uma ida ao cinema, ao bowling, aula de surf, paintball ou mini karts, entre outros.
LANCHE E BOLO DE ANIVERSÁRIO. Nesta fase é importante ter um cardápio variado e abundante, sobretudo porque os pré-adolescentes já comem bem. Para as crianças de 8 e 9 anos, o bolo de aniversário pode ser igualmente com o tema da festa, mas a partir dos 10 anos ele deixa de ser considerado o centro da festa. Aposte num bolo saboroso e bonito, que pode mesmo fazer em casa.