Como proteger o seu cão do frio

Quando as temperaturas baixas chegam, não são apenas os humanos que sofrem, mas também os animais. É o caso dos cães. Por isso mesmo, é extremamente importante mantê-los quentes, ou corre o sério risco de colocar a saúde do seu amigo de quatro patas em perigo. Saiba que ondas de frio extremo podem levar ao congelamento da pele exposta no nariz, nas orelhas e nas almofadas das patas, causando danos permanentes no animal.

Siga, então, as dicas da Zaask para proteger o seu cão do frio.

Mantenha o seu animal de estimação dentro de casa

Como forma de proteger o seu cão do frio, nos dias mais rigorosos de Inverno, mantenha-o dentro de casa. Está mais do que provado que os cães mais felizes são aqueles que passeiam muito e são mantidos o resto do tempo dentro das habitações.

Caso o seu cão esteja ao ar livre, certifique-se de que o abrigo é adequado ao tamanho do animal (nem demasiado grande, nem demasiado pequeno), e que o piso do mesmo se encontra a poucos centímetros do chão e coberto com raspas de cedro, ou palha. A roupa da cama deve ser grossa e seca, devendo ser alternada regularmente. Por último, a porta deve estar protegida com plástico ou serapilheira impermeável.

Dê-lhe mais comida

Para manter o corpo quente no Inverno, os cães necessitam de mais comida, para gerarem mais energia e calor. Lembre-se também de verificar constantemente se a água do seu animal está gelada (troque-a com frequência), se quer proteger o seu cão do frio. Tigelas aquecidas podem ser compradas para uso externo.

Nota: O ideal é aumentar a porção dos alimentos em cerca de 20%, mas isto só é indicado para animais em forma. Se o seu cão está com peso a mais, prossiga com a dieta.

Conheça os seus limites

A tolerância ao frio varia de animal para animal, desde a quantidade do pêlo, aos depósitos de gordura corporal. Tenha consciência de que cães idosos têm mais dificuldade em caminhar sobre a neve e o gelo. Já os de pêlo longo e grosso são mais tolerantes ao frio, mas isso não significa que não estejam também em risco. Por outro lado, os de pêlo curto sentem mais rapidamente o frio, assim como os animais de pernas curtas, uma vez que as suas barrigas estão mais em contacto com o solo. Por último, cães com diabetes, doenças cardíacas e desequilíbrios hormonais têm também mais dificuldade em regular a temperatura do corpo.

Vista-o com roupa canina

Caso o pêlo do seu cão seja curto, ou note simplesmente que este está a sentir frio, considere colocar um casaco, ou camisola própria sobre o animal, quando o levar a passear. Em Invernos chuvosos, para proteger o seu cão do frio, lembre-se de adicionar à vestimenta uma camada impermeável. Para proteger os pés do seu melhor amigo, compre umas botas próprias.

Não o deixe durante muito tempo no carro

Quando levar o seu cão às compras no Inverno, não o deixe no carro durante muito tempo. Carros frios podem ser prejudiciais à saúde do animal. Em poucos minutos o carro arrefece, tornando-se numa autêntica arca frigorífica.

Evite cortar o pêlo

Outra maneira de proteger o seu cão do frio é não cortar o pêlo durantes os meses de Inverno, uma vez que é a sua principal fonte de calor.

Reduza os banhos

Quando der banho ao seu cão no Inverno, faça-o dentro de casa. Não o deixe ir para a rua sem estar totalmente seco. Além disto, para proteger o seu cão do frio, dê-lhe menos banhos e mais curtos, com água morna, e seque-o rapidamente.

Faça passeios mais curtos

Nos dias em que as temperaturas são extremamente baixas, não faça longos passeios com o seu patudo, como faz nos meses mais quentes. Seja sensível ao proteger o seu cão do frio e verifique se existem sinais de congelamento, como pele firme e bolhas.

Dica: Sempre que houver possibilidade, prefira levar o seu cão a passear em horários menos frios.

Brinque com o seu cão

Sempre que tiver oportunidade, no Inverno promova corridas e outro género de brincadeiras com o seu cão, de forma a mantê-lo quente.

Agora que já conhece as sugestões da Zaask de como proteger o seu cão do frio, os Invernos do seu melhor amigo serão certamente bem mais quentinhos. Se, entretanto, precisar de alguém para tomar conta do seu amigo de quatro patas, contrate, pela Zaask, o petsitter mais avaliado para esse trabalho.