Como manter a linha no Natal

Conseguir manter a linha no Natal não é tarefa fácil, mas também não é impossível! Aproveite todos os petiscos, guloseimas e pratos típicos desta quadra sem remorsos, apenas com alguns cuidados extras para que a balança não acuse alguns quilinhos a mais após as festividades.

Primeiro, para manter a linha no Natal nada de fazer uma dieta rigorosa antes dos dias mais críticos com o sentido de poder comer o que quiser sem nenhum controlo, pois assim a desgraça ainda será maior. Depois, há que ter algum bom senso e seguir diretrizes básicas:

  • Comer com moderação, evitando cair nos exageros só porque é uma data especial. (O problema às vezes não está na comida e nos doces, mas sim nos excessos que cometemos).
  • Fazer várias refeições por dia e manter-se hidratado com água e chá (de preferência sem açúcar ou com adoçante) também vai ajudar a manter a linha no Natal, pois assim vai sentir-se mais saciado e ingere menos calorias, quer nos dias anteriores à Ceia e almoço de Natal (pois onde quer que vamos encontramos doces e fritos típicos desta quadra natalícia) e sobretudo antes de se sentar à mesa. Nunca comece a refeição com muita fome, pois aí a moderação é mais difícil de cumprir.
  • Apostar nas verduras e saladas como acompanhamentos
  • Aumentar o exercício físico caso o pratique regularmente ou mexer-se de alguma forma para compensar as calorias que vai ingerir a mais
  • Evitar beber muito álcool, já que as bebidas alcoólicas são muito calóricas.

Outro truque para manter a linha no Natal passa por alterar um pouco a nossa forma de cozinhar. Assim, pode substituir os ingredientes que engordam mais por outros menos calóricos, como a farinha integral em vez da refinada, o açúcar mascavado em vez do refinado, o leite magro em vez do leite meio-gordo, iogurtes em vez de natas ou leite engrossado com farinha, etc.

Se não se importar em quebrar um pouco a tradição, nos doces aposte também em alternativas mais light para poder manter a linha no Natal e simultaneamente saciar o seu apetite pelos doces sem “pecar” exageradamente.

No que diz respeito aos fritos, utilize os óleos 100% vegetais, como o óleo de girassol ou de amendoim e não deixe que os alimentos absorvam muito óleo.

Na Ceia e no almoço de Natal evite provar todos os pratos e, sobretudo, andar a petiscar. Um “bocadinho aqui”, um “bocadinho ali” leva-nos a pensar que estamos a comer pouco mas na realidade estamos a comer mais do que se enchermos dois ou três pratos de uma só vez. Por isso, a melhor maneira para controlar a quantidade (e qualidade) do que come, é compor o prato logo de início com o que quer e nas porções que considera adequadas, pois assim terá maior noção do que na realidade irá ingerir.

Claro que dias não são dias e há sempre direito a um ou outro exagero, e não será isso que irá fazer uma diferença muito grande. Acima de tudo, o importante é disfrutar a quadra e vivê-la da melhor forma com os nossos entes queridos e familiares.

De qualquer forma, tem sempre a hipótese de aconselhar-se junto de um nutricionista ou dietista sobre a melhor alimentação para uma quadra natalícia mais saudável. Através da Zaask encontra profissionais de confiança e avaliados por pacientes anteriores que certamente irão dizer-lhe o que será melhor para si em particular para manter a linha no Natal, já que cada um de nós é diferente.

Caso não resista e cometa excessos, pode sempre fazer um plano detox após o Natal durante três a quatro semanas, uma dieta diurética nutritiva e desintoxicante especialmente indicada para o efeito.