como fazer flores de papel

Como cuidar de flores para que durem mais tempo

Quando se compra ou recebe flores parece que as acabou de colher do seu jardim mas na maioria das vezes elas foram apanhadas há alguns dias e viajaram de países longínquos em câmaras frigoríficas até chegarem às suas mãos. Por isso, são muitas as vezes em que murcham depressa. A partir de hoje não receie mais. A Zaask vai dar-lhe dicas sobre como cuidar de flores para que durem mais tempo.

Antes de mais não esqueça, as folhas e flores respiram como nós. Por isso, o primeiro conselho para cuidar de flores para que durem mais tempo é só ir buscar as mesmas no fim das compras, antes de regressar a casa. E, quando chegar se não as puder por logo em água, ponha-as no frigorífico desde que não tenha frutas – certas variedades como maçãs, pêras, abacates ou bananas libertam gás etileno que provoca o envelhecimento prematuro das flores. Logo, se tiver frutas no frigorífico, pode colocar uma camada de gelo numa geleira ou saco térmico, cubra com uma toalha e por cima ponha as flores.

Quando for colocar as suas flores numa jarra deve cortar a base de todos os caules, para que a flor possa absorver a água e assim manter-se fresca.

No caso de receber um bouquet, a primeira coisa que deve fazer para cuidar das flores para que durem mais tempo, é retirá-lo da embalagem para facilitar a respiração das flores. Antes de colocá-las numa jarra ou vaso, certifique-se que o recipiente está bem limpo, assim como a água. Depois, com uma tesoura ou faca afiada, faça pequenos cortes diagonais, com cerca de um centímetro cada, nas pontas das hastes das flores de modo a facilitar a absorção. Pode aliás, fazer esses cortes debaixo de água corrente para evitar a entrada de ar nas hastes.

Açúcar e limão na água

Uma forma de cuidar de flores para que durem mais tempo é colocar aditivos na água. Pode prolongar a vida das suas flores se adicionar uma pitada de açúcar na água e até uma gotas de lixívia. Se quiser melhorar ainda mais o resultado, vamos dar-lhe uma solução caseira que prolonga a vitalidade das suas flores: duas colheres de chá de açúcar, duas colheres de chá de vinagre branco. Para um litro de água junte 50ml da solução.

Mude a água o máximo de vezes

Deve mudar a água o máximo de vezes – é uma das formas de como deve cuidar de flores para que durem mais tempo. Se possível diariamente, especialmente no verão ou no máximo de dois em dois dias no inverno. Esta cuidado de preservação permitirá pode permitir manter as suas flores frescas durante mais do que uma semana.

Corte todas as folhas mortas

Tal como todo e qualquer alvo do seu mimo: esteja atento a todos os sinais. Verifique se a quantidade de água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas pois estas podem desenvolver o aparecimento de bactérias que assim irão contaminar e encurtar a vida das suas flores.

Se houver muitas folhas na jarra, retire algumas para facilitar a respiração das flores. No caso das rosas remova também os espinhos.

Assim que alguma folha ou flor começarem a murchar deve de imediato cortá-las, pois libertarão gás etileno que fará com todo o arranjo morra mais rapidamente.

Água fria e longe da luz e calor

Deve sempre colocar as suas flores em água fria. Pode inclusivamente colocar uma pedra de gelo por dia. Outra forma de cuidar de flores para que durem mais tempo é colocá-las em um local mais fresco e com menos luz. Por isso, se por exemplo, o seu objetivo for o de enfeitar a casa até um jantar ou festa, evite colocar as suas flores em cima da televisão ou junto a uma janela pois são locais mais quentes e com mais luz. Deve também evitar correntes de ar e manter as suas flores distantes do ar condicionado, que desidrata as suas plantas.

Naturalmente, a temperatura é um factor determinante. No verão, mais quente e seco, o tempo de vida das suas flores é mais curto. Saiba também que há espécies de flores que duram mais do que outras – por exemplo, as rosas podem durar até dez dias e gladíolos e gerberas resistem mais tempo em arranjos.

Arranjos duram mais

Os arranjos requerem cuidados mais simples que um molho ou bouquet de flores. Como já vêm com as hastes fincadas, regra geral, em espumas, as hastes mantêm-se hidratadas mais tempo. Deixe o arranjo sempre num local fresco e regue todos os dias, despejando a água nas hastes, nunca sobre as flores, para proteger as pétalas. No caso das rosas, pode borrifar delicadamente sobre as pétalas.

Com estas dicas conseguirá, com certeza, cuidar de flores para que durem mais tempo. Mas, por via das dúvidas, pode sempre contratar um profissional de jardinagem avaliado para que o seu pequeno jardim esteja sempre bem tratado.