evitar humidades em casa

Como evitar humidades em casa

A humidade pode causar graves danos à sua casa e até à sua saúde. Na maioria dos casos surge devido a infiltrações de água, especialmente devido a actividades domésticas como na zona de lavandaria, cozinha e casas de banho. Aqui pode ler algumas dicas para evitar humidades em casa.

1.Use um desumidificador, especialmente durante o tempo húmido como o inverno para remover o excesso de humidade do ar e evitar a condensação que pode formar-se nas paredes e janelas.

2.Inspecione o seu secador de roupa e ventiladores na cozinha e casas de banho para se certificar de que eles levam o fluxo de ar diretamente para o exterior da sua casa.

3.Certifique-se que o seu sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado está devidamente dimensionado para evitar humidades em casa. Procure por vazamentos de ar no tubo de ventilação do secador de roupa para ter a certeza que não há fugas.

4.Se tiver caves ou sótãos deve arejá-los, pelo menos, uma vez por mês e instale ventiladores para promover a circulação de ar.

5.Evite guardar roupas, livros e papeladas nas zonas mais propícias como uma cave, para impedir o aumento dos níveis de humidade e crescimento de fungos.

6.Inspecione regularmente a sua cave para não ser surpreendido com infiltrações de água. Procure manchas nas paredes e tectos e também por poças de água, que podem aparecer especialmente no chão de caves devido a infiltrações na fundação, após um inverno mais chuvoso.

evitar humidades em casa

7.Caso identifique infiltrações contacte rapidamente um empreiteiro ou um canalizador porque essas fugas podem alastrar para outros quartos da casa, como a cozinha e casa de banho, pode encontrar os melhores profissionais destas áreas na Zaask. Se de repente for surpreendido com uma inundação desligue de imediato a válvula de segurança da água. Depois, limpe o mais rápido possível para evitar danos permanentes mas tenha em atenção se tem aparelhos elétricos ligados, pois pode ser perigoso.

8.Limpe as calhas da chuva regularmente, para evitar focos de condensação e inundações. É fundamental que mantenha as calhas da chuva do prédio ou moradia limpas. Use luvas grossas e um balde para recolher os detritos e uma mangueira com um bico de alta pressão para lavar a calha. Para sujidade incrustada terá de usar uma escova com dentes duros. Se as calhas entupirem chame um canalizador ou leia um anterior artigo em que ensinámos a desentupir canos. Também pode usar um soprador de folhas mas, se o fizer recomenda-se o uso de óculos de proteção e uma máscara de pó para evitar que o excesso de detritos o atinjam no rosto.

9.Se viver numa moradia, examine o perímetro exterior da sua casa, para prevenir inundações. Nos primeiros três metros em torno da sua fundação a inclinação do seu terreno deve ser, pelo menos, de seis polegadas. Consulte um arquiteto paisagista para o ajudar a mudar o declive em torno do perímetro da sua casa.

10.Verifique a sua bomba do depósito (sistema de drenagem) regularmente. Confirme se o seu tubo de saída não está entupido, fechado ou congelado. Despeje cerca de 19 litros de água diretamente na bomba para ter a certeza que ela está a drenar correctamente.

11.Muitas pessoas desenvolvem infeções respiratórias e alergias devido ao mofo ou bolor que surgem devido ao alastrar da humidade. Além das caves, as zonas limítrofes às sanitas são propícios ao seu aparecimento. Para evitar humidades em casa, deve tentar eliminá-lo imediatamente, por exemplo, com vinagre. Pulverize a área e deixe atuar o vinagre durante uma horas, depois volte a pulverizar e limpe com uma toalha de papel. O sumo de limão também é eficaz na remoção de mofo e humidades mas, numa casa de banho ou cozinha pode começar a comer a argamassa entre os azulejos, por isso, seque muito bem depois de o usar. O limão não é uma escolha para se aplicar no mármore natural. Além do vinagre e do sumo de limão, o bicabornato de sódio, o álcool e o sal são outras soluções recomendáveis para a remoção de humidade, mofo e bolor das suas paredes.

Se seguir estes conselhos conseguirá evitar humidades em casa e assim poupar também na saúde, pois terá um ambiente melhor na sua habitação.

Na Zaask estamos aqui para si!