Como escolher as cores para a decoração do casamento

Se vai casar e está a organizar o grande dia, uma das decisões mais importantes a tomar na definição dos ambientes relaciona-se com as cores para a decoração do casamento.

Com efeito, as cores ajudam a personalizar e a criar uma identidade visual do próprio evento, tornando-o verdadeiramente singular.

Por seu turno, ao definir as cores para a decoração do casamento irá estar a criar um conceito ao nível gráfico e decorativo que permitirá aos diferentes fornecedores trabalhar com as mesmas tonalidades, criando uma maior harmonia entre todos os elementos que compõem a festa, começando pelos convites, lembranças, bolo dos noivos, centros de mesa, detalhes decorativos e até acessórios da noiva e do noivo ou o tipo de cocktails que pensar em servir.

 

Há vários factores que podem influenciar a escolha das cores para a decoração do casamento, nomeadamente o gosto pessoal e a personalidade dos noivos, o enquadramento paisagístico, o local escolhido, etc.

cores para a decoração do casamento
Fotos Ruffled de Kate Robinson Photography

 

  • Tendências da moda. Se gosta de seguir as tendências, pode orientar a escolha das cores para a decoração do casamento com base nas misturas e nos tons que vão ser tendência no próximo ano. Veja na Zaask as tendências das cores para decoração do casamento em 2015.
  • Cor favorita. Escolha uma cor ou cores que definam a vossa personalidade enquanto casal ou com base em uma cor favorita de ambos.
  • Escolha de um tema. Pode também escolher as cores para a decoração do casamento com base em um tema. Por exemplo, se optar por um tema relacionado com o mar, as cores dominantes serão naturalmente os tons em azul e brancos; se escolher um tema mais divertido, como o circo ou um parque de diversões, já poderá apostar em cores vibrantes, como os vermelhos ou laranjas; um casamento rústico pede tons em verde e castanho, que remetem ao campo e à Natureza; etc.
  • Significado das cores. Sabia que cada cor tem um significado, que passa uma mensagem e sensação e que pode influenciar o seu estado de espírito? Gostaria de escolher as cores para a decoração do casamento que não só embelezem o ambiente mas que possam influenciar os seus convidados e atrair boas energias para o grande dia? Veja o significado de cada cor para usá-las da melhor forma para a decoração do seu casamento.
  • Roda das cores. A roda das cores é uma boa ajuda para definir uma paleta de cores para a decoração do casamento. Seleccione uma cor e verifique quais as cores complementares ou opostas, sendo que estas últimas dão mais enfâse à cor dominante. Para visuais mais neutros ou monocromáticos, escolha apenas uma cor e acrescente branco ou preto, criando diversos tons da mesma cor. Experimente fazer várias combinações no Colorschemedesigner.

Entretanto, quando estiver a seleccionar as cores para a decoração do casamento, restrinja as suas opções a 3 tonalidades:

cores para a decoração do casamento
Fotos Style Me Pretty de Nicole Wasko

 

  1. A primeira cor a considerar é a cor dominante. Esta será a cor que será mais vista em todos os momentos do casamento, nomeadamente nos convites, na roupa dos empregados de mesa, as flores e a decoração, etc.
  2. A segunda cor a considerar é a cor subordinada. Esta cor deverá ser complementar à cor dominante na maioria dos momentos casamento, nomeadamente em detalhes dos convites, marcadores de mesa e algumas decorações.
  3. A terceira cor a considerar é a cor que vai servir como “tom”, isto é, que se deverá misturar com as cores dominante e subordinada. Esta cor só será vista em pequenos detalhes do seu casamento, como em flores e acessórios.

Utilize os recursos on-line na busca pela inspiração das cores para a decoração do casamento, quer sejam sites de decoração ou até de construção de websites que ajudam os designers a seleccionar cores. Inspire-se também nas estações do ano, em revistas de decoração e de moda ou nos catálogos das principais marcas de tinta!

Caso esteja indecisa, consulte um decorador profissional ou alguém especializado em cores. Através da Zaask encontra profissionais avaliados que irão fazer a escolha certa das cores para a decoração do casamento.