Como limpar o jardim

Seja Outono, Inverno, Primavera ou Verão, a verdade é que desejamos ter sempre o jardim impecável e, para isso, temos de limpar o jardim. Há quem diga que é uma missão impossível, mas não é, bastam pequenas alterações na rotina da jardinagem.

Descubra, com a Zaask, como limpar o jardim. O que precisa de saber antes de começar a limpar o jardim:

  1. Esteja preparado fisicamente e mentalmente. Leve consigo para o jardim um lanche nutritivo e uma garrafa de água, ou uma bebida energética. Tenha um plano de limpeza.
  2. Vista-se adequadamente. No Verão opte por roupas leves e respiráveis como o algodão, que vai proteger a sua pele do Sol e proporcionar uma certa frescura ao corpo. Já no Inverno vista-se com várias roupas e só à medida que o seu corpo for aquecendo retire algumas das peças. Proteja-se das gripes e constipações!

Como limpar o jardim:

– Não deixe as folhas acumularem

Limpar o jardim, inclui remover as folhas. O que muitas pessoas não sabem é que as folhas velhas e outros detritos similares são o esconderijo perfeito para insectos e pragas proliferarem. A acumulação de folhas pode levar a que vários fungos invadam o seu jardim, colocando em causa a saúde das plantas. Além de que, este simples gesto permite às flores florescerem mais cedo.

– Apare as árvores

Apare os galhos das árvores danificadas, para evitar o alastramento de doenças. Mantenha os arbustos aparados. Caso existam, no seu jardim, trepadeiras esteja atento ao seu crescimento.

Dica:

– Sempre que limpar o jardim vai recolher uma série de lixo orgânico. Para se organizar melhor nesse serviço faça duas pilhas – uma com o lixo para a compostagem e outra para o caixote de lixo comum.

Controle as ervas daninhas

Antes mesmo de as ervas daninhas começarem a germinarem aplique produto químico (não se esqueça de ler as instruções). Pode também optar por colocar no solo casca de árvore, palha, ou papelão para impedir que estas se desenvolvam. Não existe nada mais inestético num jardim do que as ervas daninhas.

Corte a relva

Depois de todos os detritos mortos terem sido removidos, a relva também merce a sua atenção no que toca a limpar o jardim, pois precisa de ser cortada. Lembre-se é de verificar que a terra está seca, antes de utilizar o corta-relva.

Dicas:

– Pode aproveitar a relva cortada para cobrir o solo do seu jardim, para impedir o crescimento de ervas daninhas;

– Para ter a certeza que a terra está seca pegue num punhado dela e atire para o chão, caso a terra se separe é sinal de que está seca.

Não se esqueça das orlas dos canteiros

Se quer limpar o jardim na perfeição, não se pode descuidar com os pormenores. Nada impressiona mais do que uma borda limpa entre os canteiros e as flores e/ou a relva. Tire todas as semanas um tempinho para executar esta tarefa.

Faça a manutenção dos recursos hídricos

Caso o seu espaço tenha lagos e/ou fontes deve limpar o jardim com uma certa regularidade. Ou seja remover folhas, caules de plantas, entre outros detritos. Estas zonas do jardim devem ser limpas, pois só assim é possível evitar os parasitas e os insectos de se estabelecerem, bem como as algas.

Atenção aos elementos decorativos

De que vale limpar o jardim à sua volta se os apetrechos que lá coloca, como móveis de madeira, cadeiras de lona e mesas estão sujos? Limpar o jardim implica também estes objectos, bem como a churrasqueira. Não se esqueça também de limpar regularmente os pavimentos, as zonas de passagem. Um jardim limpo é o seu todo.

Limpe as ferramentas

Limpar o jardim implica utilizar determinadas ferramentas. Para que o seu jardim tenha sempre uma boa aparência é extremamente importante que estes utensílios estejam sempre limpos, após o seu uso, pois as plantas doentes podem transferir doenças para as plantas saudáveis. Verifique também regularmente se as lâminas precisam de ser afiadas, ou até mesmo substituídas.

Limpar o jardim requer sempre algum tempo e saber bem o que se está a fazer. Se após ler este artigo achar que o melhor para si é contratar um jardineiro profissional, aceda ao site da Zaask e peça um orçamento. Apresentar-lhe-emos até 4 profissionais avaliados.