Como pintar o cabelo em casa

Pintar o cabelo da cor certa pode transformar a sua aparência, animar o seu tom de pele, cobrir os cabelos brancos ou adicionar brilho aos seus olhos. Siga os passos para pintar o cabelo em casa:

Preparação para pintar o cabelo

  1. Lave o cabelo 24 a 48 horas antes de o pintar. O corante vai misturar-se mais naturalmente com o seu cabelo e tende a durar mais tempo. Se possível, evite o amaciador quando lavar o cabelo um dia antes de o pintar.
  2. Escolha uma cor com que se sinta confortável. Há centenas de tons que você pode escolher. Se esta é a primeira vez que vai pintar o cabelo, o melhor é escolher alguns tons mais escuros ou mais claros do que a sua cor natural de cabelo.
  3. Proteja a sua casa das manchas da tinta. Cubra toda a superfície à sua volta, colocando jornais no chão, por exemplo. Tenha também toalhas de papel por perto para o caso de haver derrames de tinta.
  4. Coloque uma toalha por cima dos ombros. Esta toalha vai apanhar os pingos que caírem durante o processo da pintura e pode também ser usada para secar o cabelo quando o lavar. É melhor que a toalha tenha uma cor escura, porque mesmo depois de a lavar podem ficar alguns pingos de tinta na toalha.
  5. Coloque as luvas que geralmente vêm em um kit juntamente com a tinta. Se não as tem, pode simplesmente usar luvas de borracha ou látex normais. Usar luvas permite-lhe pintar o cabelo sem tingir as mãos.
  6. Proteja as orelhas e o pescoço antes de aplicar a tinta no cabelo. Pode usar vaselina, protetor labial ou o condicionador incluído no kit (se vier disponível).
  7. Misture o corante. Siga as instruções fornecidas na caixa. Se o seu kit da tinta não traz uma tigela, compre uma ou use uma bacia que tenha em casa. Se o seu kit de tinta para o cabelo não vem com um pincel, compre um. Os melhores para a coloração dos cabelos são os que têm um e meio a dois centímetros de largura.
  8. Misture o corante com o revelador. Isto só se aplica a alguns corantes – a caixa da sua tinta vem com instruções relativas a isso. O revelador vem geralmente incluído no kit. Se não for esse o caso, pode comprá-lo numa drogaria.

Nesse caso, se vai pintar o seu cabelo com um tom mais escuro, use 10% de revelador. Se o vai pintar nem um ou dois tons mais claros, use 20%. Se o vai pintar mais de 5 tons mais claros, use 30%. Para 40 e 50%, a menos que tenha a ajuda de um profissional, como os que pode contratar através da Zaask, evite usar essas concentrações de revelador.

Testar a tinta

  1. Realize um teste de mecha. Se nunca usou a tinta que está a utilizar agora, o melhor é realizar um teste de mecha antes de pintar toda a sua cabeça.
  2. Aplique a tinta em um centímetro do seu cabelo. Coloque-a atrás da orelha para ver como fica a cor junto à sua pele.
  3. Limpe a tinta com um pano húmido após metade do tempo de processamento. Por isso, se a caixa diz que o processo leva 30 minutos, limpe a mecha de cabelo após 15 minutos.

Pintar o cabelo

  1. Use um pente para separar o cabelo em quatro seções diferentes. Use molas de cabelo para manter as seções separadas.
  2. Aplique a tinta para o cabelo em secções. Separe cada secção em subsecções mais pequenas enquanto trabalha. Comece com as raízes para obter uma cor mais uniforme.
  3. Defina o tempo de atuação conforme a quantidade de tempo que diz na caixa. Certifique-se de seguir as instruções exatamente.
  4. Limpe o excesso de tinta do seu pescoço e da testa com uma toalha de papel ou um pano molhado. Não toque na tinta do seu cabelo. Pode colocar uma touca de banho no cabelo para manter a tinta.
  5. Aguarde até acabar o tempo do processo. Depois, entre no duche ou use uma bacia para lavar os cabelos. Em primeiro lugar use água fria para lavar a cabeça. Enxague completamente até que a água esteja clara.
  6. Use o condicionador fornecido com o kit da tinta. Esfregue-o cuidadosamente no cabelo.
  7. Deixe o seu cabelo secar naturalmente, em vez de lhe dar com o secador. Ele fica mais brilhante dessa maneira.
  8. Não lave logo o cabelo. É melhor deixá-lo tingido entre 24 a 48 horas. Esperar para o lavar vai permitir que o corante penetre mais profundamente no seu cabelo.
  9. Evite expor o seu cabelo recém-pintado ao sol por pelo menos um dia. Os raios UV podem interferir com a tinta de cabelo recém-aplicada.
  10. Compre champô e condicionador para cabelos pintados. Alguns champôs e condicionadores para cabelos normais ou anticaspa irão retirar a cor ao cabelo. Deixe o condicionador actuar durante cinco minutos.

Retocar as raízes

  1. Retoque as suas raízes 4-6 semanas após pintar o cabelo. Infelizmente, o crescimento das raízes e a distorção de cor que vem com elas é inevitável. Não pinte toda a sua cabeça outra vez ou pode causar alguma secura grave e danos ao seu cabelo.
  2. Não coloque tinta nas extremidades do seu cabelo como faria normalmente se o pintasse todo.
  3. Pinte as raízes e aguarde o período de processamento normal como se estivesse a pintar o cabelo todo.
  4. Passe um pente pelo seu cabelo cinco minutos antes do tempo de retirar a tinta. Ao fazer isso irá distribuir uniformemente o corante das suas raízes para baixo até às pontas.
  5. Lave o cabelo como faria normalmente. Use água fria e aplique o condicionador que vem com a tinta. Evite lavar o cabelo por 24 a 48 horas após pintar as raízes.

Se mesmo com estas dicas não se sente capaz de pintar o cabelo em casa, não se preocupe. A Zaask tem profissionais aptos a ajudar nesta situação.