Como limpar um tecto falso

Limpar um tecto falso pode ser um desafio, consoante o formato do tecto, das suas divisões e os anos da sua casa e a sujidade acumulada. Não receie, limpar um tecto falso pode revelar-se uma tarefa fácil. Sem manchas de humidade, bolor ou fumo basta fazer uma limpeza de rotina ao pó e eventuais teias de aranha. Pode, precisamente, começar por aspirar ou usar uma vassoura com um pano antes de fazer qualquer limpeza húmida mas se o decidir fazer, junte à água apenas uma reduzida quantidade de detergente e esprema muito bem antes de aplicar.

Primeira dica da Zaask sobre como limpar um tecto falso: não se esqueça de usar óculos de segurança para proteger os olhos e assim evitar que o detergente escorra para cima de si; proteja também as peças de mobiliário e especialmente tapetes para que não se molhem. Aliás, para evitar os salpicos saiba que deve fazer esta limpeza num ângulo de 45 graus.

No caso de optar por uma limpeza seca em vez de aspirar, também pode escolher uma escova macia ou se tem um tecto texturizado pode usar uma esponja de fuligem (uma esponja de borracha dura).

Em construções modernas, saiba que tectos com acabamentos acústicos não podem ser limpos com detergentes. Por isso, o melhor que tem a fazer é aspirá-lo com uma escova.

Caso lhe apareça uma mancha no tecto isso pode ser sinal de danos escondidos. A maioria das manchas no tecto resultam de duas causas: água e fumo. É bastante fácil diferenciar as duas. As manchas de água são amarelas ou castanhas e a maioria das vezes aparecem com um padrão circular ou radiante. Já as de fumo são regra geral em tons de amarelo, cinza ou carvão sujo.

Mistura caseira:

A Zaask vai ensinar-lhe uma mistura caseira eficaz para limpar o seu tecto falso mas também as suas paredes, se quiser. Junte meia chávena de vinagre a uma de amoníaco, um quarto de chávena de bicarbonato de sódio e um litro de água morna. Tenha cuidado na aplicação: use luvas de borracha e tenha a divisão bem ventilada. Esta é uma solução eficaz mas poderosa! Aplique com uma esponja, tanto no tecto como nas paredes, e depois passe com um pano húmido, molhado só em água limpa. De seguida deixe secar bem muito bem, arejando a divisão.

Limpar um tecto falso com manchas de humidade:

Antes de tentar remover uma mancha de humidade do seu tecto, certifique-se que a fonte dessa infiltração está resolvida. Caso contrário a limpeza servirá de pouco. Para saber mais sobre como evitar infiltrações em casa, leia um anterior artigo deste blogue. Se o seu tecto for de um material não poroso pode simplesmente remover a mancha com um pano molhado em água e lixívia. Se o tecto for de material poroso, como em “drywall” deve cortar onde o bolor está a crescer e depois de limpar, deixe as paredes bem secas.

Uma alternativa eficaz à lixívia é o vinagre, que é um ácido suave, capaz de matar mais de 80% das espécies de bolores. Não é tóxico como a lixívia. Deve usar o vinagre branco destilado, aplicá-lo com um pulverizador e depois deixá-lo atuar durante uma hora. De seguida limpe a área com água e deixe secar. Pode repetir este procedimento vários dias para prevenir que o bolor não volte a crescer. Se quiser pode juntar bicarbonato de sódio à mistura de vinagre e água. O óleo da árvore do chá e o extracto de semente de toranja também são produtos eficazes contra as manchas de humidade ou bolor.

Limpar um tecto falso com manchas de fumo:

Na maioria dos casos estas manchas são de um amarelo sujo. Para este tipo de limpeza vai ser-lhe útil usar (além dos óculos de segurança, luvas de borracha e esponjas) uma escova de dentes, água morna e rolo de pintura ou uma escova (já que depois de limpar deve ter de pintar o seu tecto). Neste caso, use um detergente líquido neutro e uma esponja húmida para conseguir retirar a mancha de fumo. Se for uma mancha já muito amarelada é recomendável que compre uma solução de branqueamento. Também pode – especialmente no caso de as suas manchas serem provocadas pela lareira ou fumo de cigarro – colocar pequenas tigelas de sopa de vinagre em toda a sala para absorver odores enquanto limpa.

Agora já pode tentar limpar um tecto falso sozinho/a, mas a melhor opção para assegurar que este serviço é efectuado com qualidade profissional é encontrar uma empregada doméstica, através da Zaask, que trate do serviço.