limpar a casa no inverno

Como organizar e limpar a casa no Inverno

Organizar e limpar a casa no Inverno pode ser um grande desafio e há alguns cuidados que deve ter na lavagem de tapetes, mantas e cobertores. Esta época é a mais propícia para existir maior acumulação de pó e humidade, condições perfeitas para o aparecimento de ácaros e , consequentemente, alergias.

É nesta altura que deve fazer uma limpeza geral aos armários, desfazer-se do que não usa, lavar certos cobertores e mantas que não veem a luz do sol há meses e organizar a casa. Desta forma, explicamos como pode lavar facilmente tapetes, cobertores, mantas ou cortinados.

limpar a casa no inverno

Organizar e limpar a casa no Inverno: lavagem de tapetes

Dependendo das dimensões, o ideal será recorrer a empresas especializadas para lavar os tapetes de casa duas vezes por ano. No entanto, nem sempre é fácil organizar o tempo.  Aqui ficam alguns truques simples para lavar tapetes em casa:

1- Varrer tapetes não é a melhor solução. Não só não consegue remover a maior parte da sujidade, como se arrisca a danificar o tapete. Opte sempre por aspirar, de preferência duas a três vezes por semana.

2- Lide imediatamente com qualquer derrame ou sujidade. Há várias maneiras de lidar com diferentes tipos de nódoas. No entanto, na maioria das vezes, quanto mais cedo actuar, melhor. Se tiver dúvidas em relação à abordagem com as nódoas, leia atentamente as etiquetas e teste sempre primeiro numa área pouco visível.

3- Se o tapete couber na máquina de lavar, siga as instruções de lavagem na etiqueta. Se não couber na máquina de casa, pode sempre optar por uma lavandaria self-service, que geralmente possui maior capacidade.

4- Depois de lavados, certifique-se que ficam bem secos antes de voltar usar para evitar odores e manchas de humidade.    

Lavar cobertores, mantas, cortinados e roupa de cama

O Inverno não é a melhor altura do ano para lavagens, já que tudo demora muito mais tempo a secar. Aconselhamos a que planeie com antecedência as lavagens de roupas de cama, mantas, lençóis e cortinados.

1- Roupa de cama – Se tem casos de alergias em casa ou apenas quer garantir uma lavagem profunda, lave a roupa de cama a altas temperaturas. Verifique na etiqueta qual a temperatura máxima a que pode ser lavada, use um detergente suave e enxague bem.

limpar a casa

2- Cortinados – Os cortinados acumulam pó facilmente e podem ser um refúgio para ácaros. Recomenda-se que lave bem todos os cortinados da casa, a altas temperaturas, respeitando as indicações na etiqueta.

3- Mantas e cobertores – A maneira mais simples de lavar mantas e cobertores é na máquina, mas nem sempre é possível devido aos tamanhos. Seja na máquina ou à mão, há algumas recomendações que deve sempre ter em conta. Respeite sempre as indicações na etiqueta, use um detergente suave, enxague bem para evitar resíduos de detergente e certifique-se que estão bem secos antes de arrumar ou voltar a usar.

É extremamente aconselhável que organize, arrume e limpe a casa a fundo uma vez por estação. Sabemos que nem sempre há tempo e disponibilidade para fazer este tipo de tarefas. Pode, assim, recorrer à Zaask e procurar profissionais que lhe farão uma limpeza de estação profunda.  Se gostar do serviço, porque não contratar serviços regulares de limpeza? Aproveite o seu tempo livre da melhor maneira!