Tendências de decoração para quartos em 2015

A decoração de interiores também já é ditada por modas. Cada vez mais, além do conforto, as suas opções devem transparecer a sua personalidade, de acordo com os seus gostos, necessidades e carteira.

O quarto pode ser encarado como o seu mundo. Espaço de repouso e intimidade. E como ano novo pede vida nova, cumprindo o ritual de renovação, quer tenha um espaço amplo ou pequeno, uma suite de casal, rapaz, rapariga ou bebé, vamos dar-lhe dicas sobre o remodelar de acordo com as tendências de decoração para quartos em 2015.

Harmonia é a palavra de ordem na decoração para quartos em 2015, especialmente se o quarto se destinar a mais que um ocupante, no caso de ser para um casal ou irmãos. Seja prático mas também criativo. Opte pelo equilíbrio.

Paleta de cores

Neste caminho de cores, há várias cores a marcar as tendências de decoração para quartos em 2015 mas os cinzentos, do claro ao graffiti, vão ser os tons de eleição. São neutros, adequando-se a diferentes ambientes do clássico ao moderno, transmitem sobriedade e leveza. Mas há mais.

O verde também será uma opção que irá encontrar em destaque no mercado. Pode ser uma opção elegante. Um tom que dá equilíbrio ao ambiente. O azul será outra tonalidade marcante, este ano. Transmite paz e, num quarto de casal, por exemplo, pode atribuir um estilo arrojado e bastante moderno. Se for romântico, o rosa queimado é o tom ideal para um ambiente mais amplo. Também pode optar por usar estas tonalidades apenas em uma das paredes.

Móveis e pequenos objetos

Móveis à medida que optimizem o espaço e facilitem a arrumação vão continuar a dominar em 2015. A ideia principal é: quanto mais organizado, mais confortável será. Vai ganhar tempo e descontrair. Quanto aos objectos, tenha cuidado para não exagerar. A pior opção é criar um espaço com aspecto de armazém, entulhado de coisas.

Jogue com as cores nas paredes para escolher os têxteis. Personalize com fotografias, quadros e espelhos. Quanto às cortinas, a tendência de decoração para quartos em 2015 dita tecidos leves e de fácil limpeza.

Para jovens

Estão entre nós mas não se iluda, os seus filhos adolescentes vivem no seu próprio mundo, à parte do nosso! E, o seu quarto é esse espaço, quase sagrado, de descobertas e vivências. Neste caso, a ideia deve ser tornar o quarto de um filho ou filha adolescente no seu refúgio preferido. Aconchegante, confortável e prático, com zona de estudo e bastante arrumação (especialmente se for rapariga vai precisar de organização extra!). Por isso, opte por móveis modulares, para ganhar espaço e arrumação. Se possível feitos à medida. A decoração para quartos em 2015 dita opções multiusos, tipo camas altas que em baixo tem espaço para a zona de estudo, onde põe a secretária, o computador ou um sofá.

É uma das tendências de decoração para quartos em 2015, no caso de adolescentes: usar papel de parede, mesmo em uma só parede, é uma excelente opção para personalizar o ambiente, de acordo com a idade e personalidade do(s) seu(s) filho(s). Facilita a limpeza e no mercado encontra diferentes temas em diversos materiais: desporto, música, um filme, uma paisagem, heróis…é só escolher com criatividade e depois aproveite o tema para jogar com os restantes objectos, como almofadas, espelhos ou cortinas.

Para bebés

A tendência para 2015 relativamente a quartos de bebé é serem o mais “clean” possível. Isto é, tons claros e neutros como o branco gelo, o rosa, o verde-claro e o azul. Neste caso, mantém-se como tendência usar papel de parede, especialmente para personalizar a decoração. Os móveis multiusos também no caso dos bebés são uma tendência. Por exemplo, as cómodas que também servem de trocador com um colchão em cima. Já as cortinas devem ser leves e preferencialmente de fácil limpeza, para evitar a acumulação de pó. Aliás, na escolha dos têxteis e até de peluches deve ter em conta esta prioridade de limpeza para combater possíveis alergias.

Agora que já sabe as tendências de decoração para quartos em 2015 é por mão à obra. Para as pessoas mais desajeitadas ao nível da decoração, o melhor é contratar um decorador de interiores que torne o seu quarto o sonho que imaginou.

2 Comments

  • Jorge Seabra

    Olá
    Como justifica a orientação para as tendências que indicou?
    É uma visão pessoal?
    O que é “clean”?
    Tom branco? Branco não é uma cor…

    • Sofia Santos

      Caro Jorge Seabra,

      Sim, o artigo refere a visão pessoal da escritora do artigo, baseada também em artigos internacionais sobre tendências de decoração para 2015. “Clean” foi a expressão usada para identificar a decoração sem muito ruído provocado por acessórios ou cores fortes.

      Agradecemos o seu feedback e qualquer questão adicional, estamos ao dispor.
      Melhores Cumprimentos,
      A Equipa Zaask!