pratos afrodisíacos

Pratos afrodisíacos para o Dia dos Namorados

Se cozinhar é o seu forte, alie o seu talento ao romance no Dia dos Namorados e prepare pratos afrodisíacos para a sua cara-metade.

É verdade que se pode conquistar “pelo estômago”, já que a culinária oferece-lhe deliciosos pratos que integram alimentos afrodisíacos indicados para homens e mulheres que gostam de surpreender e manter acesa a chama da paixão e do amor.

Apesar de não existirem ainda pesquisas conclusivas a esse respeito, sabe-se que alguns alimentos possuem nutrientes que actuam no sistema nervoso central, aumentando o fluxo sanguíneo e libertando hormonas que potencializam as sensações de prazer e a manutenção da libido, melhorando a qualidade da prática sexual.

Para celebrar o Dia dos Namorados, deixamos-lhe aqui alguns alimentos que despertam os sentidos e com os quais pode compor pratos afrodisíacos.

pratos afrodisiacos

  1. Amêndoa e amendoins: a amêndoa é rica em arginina, um aminoácido básico considerado um afrodisíaco natural. Por seu turno, os amendoins são ricos em vitamina E, podendo aumentar a potência sexual e reforçar a energia. Devido ao seu teor elevado de zinco, podem também ajudar na produção de hormonas sexuais.
  2. Espargos: os espargos têm efeitos estimulantes sobre homens e mulheres, pois são ricos em vitamina B3 – que melhora a circulação  – e magnésio, importante para a produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar e fundamental para a libido.
  3. Banana: a banana é rica em magnésio, o que beneficia a circulação. Também ajuda a produção de serotonina, substância que proporciona bem-estar e prazer, e é rica em potássio e vitaminas do complexo B, necessárias para a produção de hormonas sexuais.
  4. Cacau: o cacau é um verdadeiro afrodisíaco, pois contem o estimulante alcalóide teobromina semelhante à cafeína, que fornece energia e euforia. Ajuda ainda na produção de serotonina e contém feniletilmina, a “substância química do amor”, conhecida por causar o sentimento da atracção e paixão.
  5. Canela: as propriedades estimulantes da canela provêm da sua capacidade em melhorar a energia, vitalidade e circulação sanguínea, provocando o aumento da secreção da lubrificação na mulher e da produção de testosterona no homem, oferecendo consequentemente uma melhoria do desempenho sexual.
  6. Pimenta: a pimenta acelera o metabolismo provocando o aumento do calor e transpiração, aumento da circulação sanguínea e frequência cardíaca. Desta forma favorece a irrigação em várias partes do corpo, estimulando também os órgãos genitais.
  7. Morangos: o morango é sobretudo uma fruta sugestiva devido à sua forma, textura e sabor, mas o seu efeito afrodisíaco deve-se sobretudo ao olfacto, que ajuda a estimular a libido.
  8. Mel: o mel é rico em vitaminas do complexo B – necessárias para a produção de testosterona – e em boro, que ajuda o corpo a metabolizar e usar o estrogénio.
  9. Gengibre: devido à sua acção estimulante no sangue, que faz aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais, o gengibre ajuda na estimulação da lubrificação feminina e prolonga a função eréctil.
  10. Ostras: os frutos do mar são campeões afrodisíacos, em especial as ostras, juntamente com as vieiras e mexilhões. As ostras possuem nutrientes que estão ligados diretamente à nossa libido e o seu consumo ajuda a enriquecer os nossos sentidos sexuais por serem muito ricas em zinco (estimulando a produção de espermatozoides e contribuindo para a formação de testosterona) e dopamina (neurotransmissor que aumenta a libido).

pratos afrodisíacos

Agora que conhece 10 alimentos que podem alimentar a chama da paixão, deixamos-lhe aqui a sugestão de pratos afrodisíacos para o Dia dos Namorados. Surpreenda o seu amor logo pela manhã com um pequeno-almoço irresistível ou organize um jantar à luz das velas.

Para o pequeno almoço: Sirva morangos frescos ou com chocolate, pão doce com mel, cupcakes com frutos secos e mel, bolo ou mini-tartes de amêndoa,

Para a refeição: Comece por um cocktail romântico. Pode servir champanhe com um morango dentro da taça ou um martini. Depois, para entrada sirva camarões picantes, seguidos de um gaspacho com amêndoas, ceviche ou sopa de tomate picante. Para o prato principal, pode servir ostras ou um prato com molho de gengibre (vitela, por exemplo). Para sobremesa um soufflé ou brownie de chocolate, morangos com chocolate ou mousse de chocolate.

Para desfrutar da melhor forma este Dia dos Namorados, deixe tudo na mão de profissionais experientes. Contrate um chef ao domicílio para preparar os melhores pratos afrodisíacos com os ingredientes certos. Através da Zaask encontra profissionais de confiança, avaliados por serviços realizados noutros eventos.