menu de natal

Menu de Natal para festas de empresa

Se pretende comemorar o espírito natalício com um jantar da sua empresa e ainda não escolheu as iguarias que vai servir, porque é que não se inspira nos pratos característicos desta época para elaborar um delicioso menu de Natal?

Terá muito por onde escolher, já que os pratos típicos de Natal diferem um pouco por todo o mundo. Mesmo por cá, e apesar do bacalhau ser o ingrediente obrigatório em qualquer menu de Natal, são diversos os pratos que caracterizam esta época nas diferentes regiões do país.

Contacte profissionais de catering para festas para que possa ver quais as ofertas disponíveis. Através da Zaask encontra empresas de catering de confiança, avaliadas por serviços realizados anteriormente.

Menu de Natal internacional

Se quiser oferecer algo novo aos seus convidados, porque não elabora um menu de Natal com comidas tradicionais de um determinado país?

Se não conhece as tradições, a Zaask dá-lhe uma ajuda:

 

menu de Natal
Bouche de Noel | Foto Gosawa

 

  • Brasil. Sendo um país colonizado pelos portugueses, muitos dos pratos tradicionais de Natal brasileiros têm origens no nosso país, como é o caso do bacalhau. Destacam-se ainda o peru e o lombo. Para os doces, não pode faltar o bolo de noz do Brasil e as farofas, rabanadas, tender com fios de ovos, etc.
  • Moçambique. À semelhança do Brasil, também em Moçambique existem costumes com base em origens portuguesas. Alguns dos pratos típicos são peru e perna de cabrito assada no forno. Entre os vários doces do menu de Natal podemos encontrar o bolo catambe.
  • França. Se quiser um menu de Natal à francesa, opte por peru com castanhas, fígado de ganso, carnes, salmão fumado e uma enorme variedade de queijos (brie, camembert, gruyer, ementhal). Para a sobremesa, é obrigatório a tradicional Bûche de Nöel, o bolo de Natal gelado com creme de castanhas e coberto de marzipan.
  • Espanha. Para uma ceia à espanhola, pode incluir no seu menu de Natal uma paella, peixe, camarão, lagosta, ostras ou cordeiro. Na mesa também não pode faltar o jambon ibérico (presunto) e as famosas tapas. De sobremesa opte por biscoitos variados, bombons e torrone.
  • Inglaterra. Um tradicional menu de Natal à inglesa é composto por peru recheado – embora haja quem prefira ganso – que pode ser preparado seguindo diversas receitas, nomeadamente com ameixas e batatas assadas a acompanhar. Para os doces, não pode faltar o famoso pudim de Natal inglês.
  • Alemanha. Ganso assado acompanhado por batatas, repolho, cenoura e pickles é um dos cardápios mais populares do Natal alemão. No interior do país é também costume um banquete de carnes de caça, como javali e veado. Para a sobremesa é servido o delicioso Stollen, bolo de massa densa e frutas secas.
  • Japão. Se é fã da comida japonesa, saiba que também poderá servi-la no menu de Natal do jantar da sua empresa. Com efeito, e apesar da maioria da população não ser cristã, também no Japão é celebrado o Natal. O prato típico é o kara-age, isto é, pedaços de frango desossado e frito,. Para a sobremesa os japoneses servem kurisumasu keeki , uma versão japonesa do bolo de natal inglês, feito com pão-de-ló, coberto com morangos e chantilli.

Menu de Natal tipicamente português

Saiba quais são os pratos típicos de Natal de cada Região do País e faça a sua escolha para o menu de Natal do seu jantar de empresa.

 

menu de Natal
Bacalhau com batata assada | Foto The Bay Magazine

 

  • Minho e Douro: Nesta região, para além do “Bacalhau com Todos”, é tradição à mesa o polvo e o peru assado, acompanhados por Vinho Quente. Para os doces, destacam-se os “Mexidos”, a “Aletria” e as “Rabanadas” com calda de açúcar, não podendo faltar amêndoas, avelãs, figos e passas. Destaca-se a “Roupa Velha”, um prato servido no dia 25 de Dezembro, confeccionado com os ingredientes utilizados na receita do “Bacalhau com Todos”.
  • Trás-os-Montes e Alto Douro: Tal como no Minho, num menu de Natal transmontano não pode faltar o bacalhau, bem como o polvo e o peru assado. Para além disso, é típico da região “Canja de Galinha” e borrego/porco/leitão assado. Para os doces, não podem faltar as “Filhós de Jerimú” – uma iguaria transmontana cujo sabor assenta na abóbora amarela, amassada com outros condimentos – e as “Migas Doces”.
  • Beiras: Nesta região do país o menu de Natal inclui bacalhau e cabrito assado com batatas. Para os doces, destacam-se os “Sonhos” e as “Rabanadas”, bem como o “Bolo Torto” e as “Filhós de Joelho”.
  • Estremadura: À mesa é obrigatório o célebre bacalhau com batatas e couves cozidas e o cabrito com batatas assadas. Para os doces do menu de Natal é necessário incluir “Broas de Batata Doce”, “Filhós”, “Fatias Douradas”, “Azevias” e “Aletria”. O doce mais famoso do Ribatejo é o Bolo Podre de Natal.
  • Alentejo: Inclua bacalhau cozido e peru recheado com carnes alentejanas. Para sobremesa, ofereça os estaladiços “Coscorões” e as deliciosas “Azevias de grão ou Batata Doce”.
  • Algarve: No sul do país não falta no menu de Natal galo, bacalhau e peru recheado. Para a sobremesa, não esqueça as “Rabanadas”, “Filhós”, “Broas de Milho” e as famosas “Empanadilhas”, confeccionadas com batata-doce.