Saiba como incentivar um cliente a responder-lhe

Quando está a responder a um pedido de um cliente na plataforma da Zaask, é normal que tenha muitas dúvidas na elaboração da mensagem. Uma coisa é certa: a resposta tem que ter a informação certa e ser apelativa o suficiente para que o cliente goste do que lê e se sinta tentado a responder-lhe. Se sente que está a ter pouco feedback dos clientes, ou que não lhe respondem tanto quanto desejava, então este artigo é para si.

Aqui damos-lhe algumas ideias que deve aplicar nas suas mensagens, para que consiga incentivar um cliente e fazer com que este se sinta sempre tentado a responder-lhe.

Coloque uma questão que o deixe a pensar

A melhor forma de incentivar um cliente a responder-lhe é colocando uma questão criativa. Leve o cliente a perguntar-se ou a imaginar como se sentiria após o trabalho concluído. Este tipo de questão vai dar a entender-lhe que, para além de ser um profissional que mostra um bom conhecimento na matéria, é também alguém que se preocupa com o bem-estar e a satisfação do seu cliente.

Ofereça uma consulta ou demonstração gratuita

Indique que está disposto a falar com o cliente ou a fazer-lhe uma demonstração sem qualquer tipo de compromisso. Dê a entender que está totalmente disponível para responder a todas as questões, disponibilize-se a ajudá-lo e a aconselhá-lo de forma imediata e sempre que seja necessário. Transmita-lhe também a ideia de que gostaria muito de ajudá-lo a ultrapassar a questão que o levou a colocar o pedido. Não se esqueça que, mesmo que não consiga este trabalho, o cliente pode gostar de si e pode responder-lhe, colocando a hipótese de uma futura contratação.

Mostre o seu valor

Uma boa forma para incentivar um cliente a dar-lhe uma resposta é mostrando-lhe o seu valor. Em uma ou duas frases, perca algum tempo a indicar ao seu cliente sobre como e porque é que os seus serviços farão uma grande diferença na vida dele. Acredite, os clientes gostam muito de ouvir profissionais confiantes e optimistas.  Destaque-se dos outros concorrentes, enunciando o tempo que o cliente poderá poupar se o contratar ou dando exemplos de como o seu trabalho foi benéfico para antigos clientes.

Elogie

Elogie a intenção ou algo que o cliente tenha mencionado. Mas atenção! Não elogie em demasia nem de forma muito forçada, pois pode ter o efeito contrário. Seja genuíno e vai ver que terá uma resposta!

Saiba ouvir

Todos nós queremos ser ouvidos e compreendidos, assim como os clientes. Leia o pedido da tarefa na totalidade e, quando responder, dê a entender que entende a sua necessidade. Se já vivenciou a mesma situação e compreende-a bem, mencione-o. Os clientes querem contratar alguém que genuinamente os perceba.

Seja você próprio

É o conselho mais fácil de todos para incentivar um cliente. Relacione-se com o cliente da mesma forma como se relaciona com um amigo mais chegado. Escreva como fala, de forma informal e casual. Responda como se o estivesse a fazer para um amigo, ou, pelo menos, para alguém que conheça. Os clientes sentem-se mais tentados a manter conversa com alguém que seja simpático e de trato acolhedor.

Escreva uma mensagem curta

Se escrever uma mensagem muito comprida, o cliente pode pensar em lê-la mais tarde e, muito possivelmente, já nem vai ter tempo ou paciência para o fazer, e muito menos para lhe responder. Se quer incentivar um cliente a responder-lhe, seja objectivo na exposição do seu valor e dos seus serviços, e não mencione o que é desnecessário.

Ofereça várias opções de escolha

Se tiver várias opções disponíveis relativamente ao serviço e ao preço, indique-lhe. Muito frequentente, os clientes não sabem muito bem o que procuram e precisam de alguma orientação.

Mostre que respeita a sua decisão

Não há nada mais simples para incentivar um cliente do que mostrar que respeita a sua decisão. Dê a entender que não se importa e que não fica ofendido por não ser o escolhido para o trabalho. Isso faz com que o cliente se sinta à vontade e pode levá-lo a querer responder-lhe para lhe explicar a razão da recusa.

Aqui demos-lhe toda a teoria para que consiga incentivar um cliente a responder-lhe. Agora, só falta pôr tudo em prática! Já sabe que, qualquer dúvida que tenha, pode sempre contar com o nosso centro de suporte, que lhe prestará todo o apoio necessário e lhe esclarecerá todas as dúvidas!