Como escolher iluminação para uma sala pequena

Maximizar o potencial de uma sala não é fácil, sobretudo quando a mesma é de pequenas dimensões. Contudo, escolher iluminação é uma forte arma para criar a ilusão de uma divisão mais ampla. Este é, sem dúvida, um recurso que não deve menosprezar, motivo pelo qual neste artigo lhe explicamos como escolher iluminação para uma sala pequena.

A magia da iluminação artificial na criação de amplitude

Uma sala pequena pode aparentar ser claustrofóbica se o esquema de iluminação não for bem planeado. Uma boa regra de bolso, se vai escolher iluminação, é assumir que deve articular, pelo menos, 3 fontes de luz que expandam os limites das paredes, aumentando a amplitude da sala.

Assim sendo, ao escolher iluminação, não se coíba com a sua quantidade e adicione-a onde for possível (sem comprometer o seu orçamento a curto e a longo prazo, uma vez que tal poderá ter impacto no consumo energético mensal) para maximizar a ilusão de amplitude espaço. Uma boa forma de o fazer é optar por alguma variação no tipo de fontes de iluminação, sejam elas de tecto, de chão, de parede ou de mobiliário.

Escolher iluminação de tecto

Estamos muito familiarizados com os candeeiros de tecto, no que respeita à iluminação de tecto, mas não são uma boa opção, porque centralizam o foco de luz e a atenção dos ocupantes do espaço para uma zona específica da sala.

Na verdade, as áreas com pouco espaço para iluminação de pé ou de mobiliário têm muito a ganhar com a iluminação de tecto em fileira ou com holofotes visto que, para além de visualmente muito atraentes, são capazes de criar a ilusão da extensão de espaço, através do prolongamento do feixe de luz.

Escolher iluminação de parede

Este tipo de iluminação é a chave para elevar os olhos dos ocupantes do espaço (acima do nível do chão e do mobiliário), dando uma sensação de maior abertura de espaço, ao mesmo tempo que acresce a luz desejada. Lembre-se que a iluminação de parede ganha mais força pelo recurso a fontes de luz imbutidas, contudo, não sendo esta opção possível, recorra a lâmpadas e luminárias de parede.

Escolher iIuminação com suporte em mobiliário

É uma forma de iluminação muito conveniente, na medida em que a sua portabilidade e versatilidade lhe permitirão escolher (e alterar) facilmente os pontos-chave do seu esquema de iluminação. Existem muitas opções de candeeiros de mesa/secretária a ter em conta na sua escolha, contudo, saiba que, se escolher suportes com abajures, a dimensão dos mesmos e a opacidade irá retirar área limpa à sua sala, pelo que o ideal será optar por candeeiros ou sem abajures ou com abajures de pequeno diâmetro e texturas transparentes, para garantir o prolongamento do campo de visão através dos mesmos.

Escolher iluminação de pé 

Os candeeiros de pé são excelentes formas de criar pontos de luz mais abrangentes, na medida em que (dependendo da sua altura) são capazes de criar focos de atenção acima do nível do mobiliário (como acontece com os candeeiros de pé/leitura e os candeeiros de pé/arco) e potenciar a projecção da iluminação, sobretudo se contemplarem mais de uma lâmpada ou possuírem lâmpadas verticais (como acontece com alguns candeeiros de pé alto).

Não esqueça da iluminação natural

A iluminação artificial não é a sua única aliada para escolher ilumincação. A sua sala parecerá maior se a potenciar com o recurso à luz, seja ela natural ou artificial. Recorra a medidas complementares para maximizar o potencial da iluminação natural, evitando cortinas pesadas e mantendo as janelas o mais descobertas possível (com ganchos, laços ou outros mecanismos para suspender o tecido), podendo optar por soluções que maximizem a captação de luz natural, como persianas fáceis de correr e em tons claros.

Outras dicas para escolher iluminação

  • Lembre-se ainda que as cores claras reflectem melhor a luz do que as escuras, por isso, se tiver oportunidade de decidir a cor das paredes e da decoração, opte pelo domínio dos tons claros para obter uma maior eficácia na reflexão da luz.
  • Pode complementar também o efeito da iluminação com espelhos, visto que reflectirão a luz natural e artificial, criando a ilusão de um espaço mais amplo e profundo.

Com estas dicas está agora mais apto para tomar as decisões mais eficazes quando tiver que escolher iluminação do seu espaço. Caso procure um decorador para fazer este trabalho, contrate, pela Zaask, o melhor profissional.