Ideias para decorar ovos da Páscoa

As crianças adoram pintar e decorar ovos da Páscoa. Por que não opta este ano por sentar-se com os seus filhos a fazer esta actividade em conjunto?

Seja para oferecer, para enfeitar a casa, para uma caça aos ovos ou até mesmo para uma actividade a realizar no âmbito da animação de uma festa de aniversário que ocorra nesta altura do ano, a Zaask deixa-lhe aqui umas ideias para decorar ovos da Páscoa.

Pintura básica para decorar ovos da Páscoa

Para decorar ovos da Páscoa, podem simplesmente pintá-los de variadas cores, optando por acrescentar – ou não – outros detalhes decorativos.

Para se dedicarem a esta actividade, contudo, têm de se preparar, não só para a mais pura diversão, como também para alguma confusão e sujidade. Por isso, forre uma mesa com papel de jornal, para evitar pinturas artísticas indesejadas, e proteja as suas crianças com um avental ou uma bata.

Materiais a utilizar

  • Ovos cozidos
  • ½ copo de água
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • Corantes alimentares (1 colher de chá por cada cor)
  • Vários recipientes
  • Colheres
  • Papel absorvente de cozinha

Como pintar ovos da Páscoa

decorar ovos da Páscoa
Fotos A Cultivated Nest

Decidam em conjunto que cores querem utilizar para pintar e decorar ovos da Páscoa, e preparem um recipiente para cada uma delas.

  1. Em cada recipiente, juntem a água, o vinagre e o corante alimentar.
  2. Mexam muito bem e, quando terminarem, mergulhem o ovo cozido na mistura durante, aproximadamente, 5 minutos.
  3. É importante ir virando os ovos continuamente para que a cor fique uniforme.
  4. Com a ajuda de uma colher, retirem o ovo e coloquem-no sobre papel absorvente para secar.
  5. Repitam o procedimento com todos os ovos.

Quando os ovos da Páscoa estiverem secos, poderão deixá-los assim ou decorá-los como quiserem, utilizando pincéis e tintas com flores, caras divertidas, com figuras geométricas, corações, etc.

Se gostaria de ter mais algumas ideias, inspire-se nas que lhe vamos dar a seguir.

Decorar ovos da Páscoa com giz

decorar ovos da Páscoa
Foto Country Living

Seja qual for a cor utilizada como base – se for preto, a imitar a ardósia, fica muito giro – uma ideia simples de colocar em prática é decorar ovos da Páscoa com giz. Deixe os seus filhos fazerem os desenhos que quiserem, não limite a sua criatividade e imaginação. E, se quiser dar asas à sua, faça também uns para si!

Decorar ovos da Páscoa com papel colorido

decorar ovos da Páscoa
Foto Blog Seleções

Se preferir uma actividade rápida e sem grande sujidade, em vez de pintarem ovos da Páscoa, podem, simplesmente, embrulhar os ovos cozidos em papel colorido, seja de alumínio, papel de embrulho ou papel vegetal.

Decorar ovos da Páscoa com brilhantes

decorar ovos da Páscoa
Fotos Craftholics Anonymous

Tudo o que brilha é fascinante para as crianças, sobretudo para as meninas que sonham ser princesas. Por isso, por que não optam por decorar ovos da Páscoa, previamente pintados, com lantejoulas, pós brilhantes, glitter¸ etc.?

Decorar ovos da Páscoa com autocolantes

decorar ovos da Páscoa
Fotos Disney Family

Compre uma série de autocolantes alusivos à Páscoa, a personagens ou temas da preferência dos seus filhos para decorar ovos da Páscoa. É um procedimento fácil e divertido: após pintar os ovos, juntamente com os seus filhos, só têm de os colar!

Decorar ovos da Páscoa com missangas

decorar ovos da Páscoa
Foto Märkischer Kreis

As missangas permitem criações verdadeiramente originais, embora possa ser uma opção mais demorada a executar. No entanto, a textura deste material permitirá decorar ovos da Páscoa, ao mesmo tempo que estará a estimular a criatividade dos seus filhos (e a sua!).

Decorar ovos da Páscoa com lã

decorar ovos da Páscoa
Foto Mom Junction

A lã é outro material que pode utilizar para decorar ovos da Páscoa. Podem tricotar “camisolas” ou apenas envolver os ovos colando fios de lã. Tudo dependerá do vosso jeito para este tipo de trabalhos manuais!

Se gosta deste tipo de actividades, uma sugestão da Zaask é fazer umas aulas de pintura, O que acha da ideia?