Que tipo de contabilidade escolher para a sua empresa

Um dos primeiros passos na constituição da sua empresa é o de escolher o tipo de contabilidade da mesma, por isso, hoje deixamos-lhe as características essenciais que distinguem os dois regimes existentes, a contabilidade organizada e a contabilidade simplificada, de forma a puder escolher o tipo de contabilidade que se adequa mais ao seu negócio:

Tipo de Contabilidade Organizada:

  • Os custos são relevantes para o apuramento do rendimento a tributar.
  • Tem que possuir uma conta bancária afecta ao seu negócio.
  • Obrigatoriedade de ter um TOC (Técnico Oficial de Contas).
  • No caso das deduções, o tipo de contabilidade organizada permite a dedução das despesas com a actividade, incluindo os custos com o TOC.

Tipo de Contabilidade Simplificada:

  • Não necessita Conta bancária associada.
  • Os custos não são relevantes para aferir o rendimento a tributar, já que, é tributada uma percentagem fixa do rendimento, caso sejam vendas, 0,20 do valor, caso sejam serviços, 0,70 do valor.
  • Não necessita de TOC.
  • Não pode deduzir as despesas com a actividade.

Se tem dúvidas sobre o que é um TOC e a diferença entre entre e o um Revisor Oficial de Contas (ROC) pode sempre aprender a diferenciá-los no anterior artigo deste blog.

Note ainda que o tipo de contabilidade organizada é obrigatória para empresas com volumes de vendas superiores a cerca de 200 mil euros.

Por sua vez, a opção pelo tipo de contabilidade simplificada apenas será possível no caso dos Empresários em Nome Individual (ENI) que poderão optar por qualquer uma das modalidades. Já as Sociedades por quotas, Sociedades Anónimas assim como as Sociedades Unipessoais terão que usar o tipo de contabilidade organizada.

Importa também lembrar que os empresários abrangíveis pelo regime de contabilidade simplificada podem sempre optar pela contabilidade organizada se assim o pretenderem.

Agora que já sabe como escolher o tipo de contabilidade para a sua empresa só tem de contratar o profissional ou os gabinetes de contabilidade que tratem das suas contas para que se possa dedicar ao que realmente interessa: melhorar os seus produtos e serviços para que a sua empresa continue a crescer.