Como escolher um desumidificador

Os desumidificadores são essenciais para qualquer casa ou escritório. O excesso de humidade no ar além de ser prejudicial à saúde (alergias, asma) pode danificar, em certos casos, objectos domésticos (roupas, livros), ou até mesmo aparelhos electrónicos (televisões, rádios). Para não falar que o excesso de humidade causa mofo, empena madeiras, forma bolhas na pintura das paredes, bem como odores desagradáveis. Para evitar que isto tudo aconteça consigo, a Zaask ajuda-o a escolher um desumidificador.

Aspectos que precisa de saber antes de escolher um desumidificador

Saiba se os níveis de humidade da sua casa são elevados através dos seguintes sintomas:

– pisos a ranger;

– danos nos artigos de decoração;

– aumento de mofo e manchas nos seus tectos e paredes;

– odores a mofo.

Caso detecte algum destes sintomas não pondere mais. Está a necessitar urgentemente de uma limpeza doméstica profunda e depois deve escolher um desumidificador.

Como escolher um desumidificador:

  1. O Tamanho

Ao escolher um desumidificador é fundamental adequar o tamanho do aparelho à divisão, onde o vai colocar. O tamanho está ligado à capacidade total para remover a humidade. A capacidade é avaliada consoante o número de pints. Por exemplo, um desumidificador de 30 pints tem a capacidade de remover até 30 litros de humidade por dia. Portanto, precisa de avaliar os metros quadrados da área em que pretende intervir.

Importante:

– Os níveis de humidade aceitáveis, mudam de dia para dia, durante os meses de Verão o “normal” é uma humidade inferior a 50%. No Inverno o indicado são valores de 30%, especialmente, em casos de condensação nas janelas. Por fim, as pessoas sensíveis a alergias, ou que sofrem de asma, sentem-se confortáveis a valores de humidade a 40%, ou até menos.

  1. O Estado da Divisão

Para escolher um desumidificador não basta considerar o tamanho da divisão, ou a capacidade do aparelho, precisa também de considerar as condições da divisão. Comece por se questionar sobre o nível de humidade do espaço. É muito ou pouco húmido? Se é muito húmido terá que logicamente escolher um aparelho com mais capacidade

Outras considerações:

– Caso a sua casa esteja localizada em uma zona muito húmida, adicione 10 litros;

– Se a divisão afectada pela humidade é muito frequentada, adicione 5 pints.

Dica: Para um bom funcionamento do desumidificador as portas e as janelas da divisão devem ser mantidas fechadas, quando este estiver em funcionamento.

  1. Como extrair a água

Lembre-se que, em condições muito húmidas ou molhadas, o desumidificador vai juntar grandes quantidades de água, ou seja, vai precisar de esvaziar regularmente o balde interno. Algumas unidades possuem um recurso de drenagem directa, que permite que a operação seja contínua, sem que seja necessário esvaziar o balde da unidade, todavia requer um dreno de água ao nível do chão. Caso não tenha acesso a uma fuga no solo, e para evitar estar constantemente a esvaziar o balde interno, pode sempre escolher um desumidificador com uma bomba interna capaz de bombear a água na vertical até uma pia.

  1. Medidor da Humidade

A maioria dos desumidificadores incluem um sensor de humidade, que permitem às pessoas controlar o nível desejado na divisão. Ao atingir o valor desejado o desumidificador desliga-se automaticamente.

Dicas: – Ao escolher o desumidificador verifique por onde sai o ar, se for na parte superior, não há problema, pode colocá-lo onde bem entender. Caso contrário, tenha atenção para não o arrumar junto a uma parede, ou móvel, pois isso irá dificultar a livre circulação do ar.

  1. Mais características a ter em conta

Quando escolher um desumidificador garanta que ficará bem servido. Opte por um aparelho com determinadas características: economizador de energia, somente trabalha quando detecta humidade, indicador da água, avisa-o quando deve esvaziar o balde e, por último, detector de acúmulo de gelo nas bobinas, ideal para desumidificadores em porões e adegas.

Escolher um desumidificador não é uma decisão fácil. Mas uma vez escolhido saiba que pode contar com os profissionais de reparações de electrodomésticos que encontra através da Zaask para que o seu aparelho esteja sempre a funcionar na perfeição.