diferença entre um TOC e um ROC

Qual a diferença entre um TOC e um ROC

Se já teve ou tem a necessidade de contratar um oficial de contas, já se deparou certamente com a dúvida sobre a diferença entre um TOC (agora Contabilista Certificado) e um ROC, que habitualmente designam os oficiais certificados para a atividade de gestão da sua contabilidade.

Neste artigo explicamos-lhe a diferença entre um TOC e um ROC.

Relativamente à certificação destes profissionais existe uma distinção na classificação profissional que iremos detalhar neste artigo entre a diferença entre um TOC e um ROC, que remete para:

os Contabilistas Certificados (antigos TOC):  Técnicos Oficiais de Contas são responsáveis pela execução da contabilidade;

os ROC: Revisores Oficiais de Contas, a quem compete a revisão (auditoria de base legal) dessa mesma contabilidade a fim da certificação legal das contas.

Vejamos então, se seguida, em que consiste cada uma destas especializações.

TOC:  Técnicos Oficiais de Contas ou Contabilistas Certificados

Responsabilidades:

Um Técnico Oficial de Contas (TOC) ou Constabilista Certificado faz a ponte entre a fiscalidade e a empresa que representa, não se limitando a fazer a contabilidade da mesma mas certificando-se que esta está em conformidade com a legislação em vigor, e que todas as contribuições para o Estado estão em dia.

Cabe-lhes a responsabilidade de abarcar tudo o que envolva a área financeira da empresa, respondendo por isso pela reputação contabilística e financeira da mesma aquando necessárias clarificações ou elaborações de relatórios técnicos sobre a entidade.

Perfil Profissional:

Relativamente ao seu perfil técnico, os Contabilistas Certificados são profissionais que necessitam de ter:

  • Formação académica relevante (uma licenciatura em área que abarque disciplinas específicas como contabilidade analítica)
  • Estar inscritos na Ordem dos Contabilistas Certificados (OTOC)
  • Ter sido aprovados no exame para TOC/Contabilistas Certificados (e em certos casos ter terminado um estágio na área).Em termos cognitivos, deve deter bons conhecimentos matemáticos e legislativos, assim como competências analíticas, de concentração e de organização que lhe permitam e ser capaz de analisar, interpretar e comunicar corretamente os números de dada realidade empresarial.

ROC: Revisores Oficiais de Contas

Responsabilidades:

Um Revisor Oficial de Contas (ROC) funciona como um auditor externo que tem a responsabilidade e a quem é reconhecida a competência legal para rever a contabilidade e auditar contas e serviços respeitantes a qualquer tipo de entidade e organização, mesmo as de cariz público.

Cabe-lhe a responsabilidade de conferir se todas as contas estão em conformidade com o estipulado pelas normas técnicas aprovadas ou reconhecidas pela Ordem dos Revisores de Contas (OROC), emitindo após a revisão ou auditoria de contas uma certificação legal das mesmas ou um relatório de auditoria,  documentando a sua opinião sobre a situação financeira, os resultados das operações e os fluxos de caixa da  entidade em questão.

Diferença entre um TOC e um ROC: perfil profissional

No que remete para o seu perfil, são muitas as caraterísticas comuns às do TOC se nos ativermos à formação académica de base (que deve ela também vir de áreas como auditoria, contabilidade, economia, gestão etc.).

Contudo, adicionalmente ao que é esperado de um TOC, é também esperada capacidade para exercer também competências de liderança e doses adicionais de responsabilidade e dedicação.

Em termos cognitivos espera-se também a detenção de aptidões matemáticas e conhecimentos legislativos, mas a diferença entre um TOC e um ROC é que ao ROC é pedido um perfil ainda mais analítico do que o TOC, requerendo o perfil de ROC uma extrema capacidade de concentração e atenção ao detalhe para comparação de informação. Em termos técnicos, este profissional terá de ter tido aproveitamento quer no exame de admissão à Ordem dos Revisores de Contas (OROC) quer no estágio do mesmo âmbito.

 

contratar zaask

Agora que sabe as diferenças entre um TOC e um ROC, se procura contabilistas para a sua empresa encontre-os através da Zaask, onde apresentamos até 5 profissionais avaliados.