linguagens de programação

Que linguagens de programação existem?

A enorme variedade de linguagens de programação existentes podem gerar alguma confusão para quem pretende entrar neste mundo, para ajudá-lo a selecionar em quais deve focar o seu tempo, hoje deixamos-lhe um apanhado de algumas das principais e mais usadas linguagens de programação existentes na actualidade e em que são usadas habitualmente.

Se as linguagens de programação não são a sua praia, a Zaask facilita-lhe a vida e apresenta até 5 profissionais avaliados de programação para o ajudarem com o serviço que precisa.

– Java

Lançada nos anos 90, pela empresa Sun Microsystems, esta é uma das linguagens de programação que têm como principal característica ser orientada para portabilidade, ou seja, por correr em uma máquina virtual e não directamente na arquitectura dos computadores, permitindo-lhe funcionar transversalmente em diversos dispositivos com sistemas operativos diferentes. Actualmente é das linguagens de programação mais usadas no mundo, principalmente em aplicações Web.

– JavaScript

Uma das linguagens de programação Web também aparecida nos anos 90 implementada no navegador Netscape caracteriza-se por ser dinâmica, ou seja, pela capacidade de executar comandos sem necessidade de recarregar a página do navegador.  É actualmente a principal linguagem para client-side em navegadores web.

– Visual Basic

Linguagem criada pela Microsoft é um aperfeiçoamento da linguagem BASIC. NO mundo das linguagens de programação, esta é conhecida por ser orientada geralmente para programação de sistemas desktop, permite também aos programadores desenvolver para Windows, Web e dispositivos móveis. A sua versão mais recente é o Visual Basic .NET e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio.

– Phyton

Mantida pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation, a linguagem Phyton  foi criada em 1991 e caracteriza-se por possuir um modelo de desenvolvimento comunitário. Distingue-se por dar prioridade à legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade.

– PHP

Criado em 1995, o PHP, Hypertext Preprocessor, é uma linguagem de desenvolvimento web de aplicações presentes e que actua no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na WWW (world wide web).

– C

A mais popular das linguagens de programação existentes foi criada em 1972 para desenvolver o sistema operativo Unix. Na actualidade é usada transversalmente na programação de aplicações, sistemas operativos, programas e jogos.

– C++

O C++ é uma linguagem de uso geral e constitui um aperfeiçoamento da linguagem C, é também das linguagens de programação mais populares nos dias de hoje, especialmente na programação de jogos e programas em ambiente desktop.

– C#

O C# (C Sharp) é a linguagem de programação de uso geral da microsoft baseada no C++, fazendo parte da plataforma .NET e caracteriza-se pela elevada robustez e simplicidade.

– Objective-C

O Objective-C é uma linguagem também de uso geral que combina C e Smaltalk. É usada nas plataformas da Apple como o OS X (Mac) e o iOS (iPhone e iPad).

Claro que existem muitas outras linguagens de programação, mas com esta lista já o ajudamos a conhecer e compreender as principais e mais usadas da actualidade. Obviamente que para trabalhar com cada uma deve ser-se um profissional da área de programação; se precisar de ajuda neste campo, envie o seu pedido para a Zaask e apresentar-lhe-emos até 5 profissionais avaliados do ramo.