Tradições de casamento: conheça tudo aqui

A tradição já não é o que era – todos sabemos disso. Mas há tradições que nunca morrem, especialmente quando falamos em tradições de casamento.

Com efeito, o casamento ainda hoje é um dos eventos que mais rituais e tradições engloba, ainda que o significado de cada um deles tenha sofrido alterações ao longo dos anos.

A própria instituição do casamento quando surgiu era completamente diferente do que vemos na sociedade actual, funcionando apenas como uma troca de favores entre famílias do noivo e da noiva, já que a família do homem deveria oferecer um dote em troca da mão da mulher com quem se iria casar. A união por amor só viria a surgir séculos mais tarde e, infelizmente, ainda hoje é inaceitável em diversas culturas.

A cerimónia do casamento propriamente dita, com a presença do noivo e da noiva, nasceu na Roma antiga, pois antes a noiva nem sequer precisava de comparecer ao evento. Foi nessa altura que começou uma das actuais tradições de casamento da noiva: a de se vestir especialmente para a cerimónia, com direito a flores brancas – que significavam felicidade – e espinhos para fixar o penteado, que serviam para afastar os maus espíritos.

Conheça as origens das diferentes tradições de casamento e saiba qual a razão para a noiva levar o bouquet, o vestido de noiva, etc.

Bouquet da noiva

tradicoes de casamento
Fotos Style Me Pretty de Graham Terhune Photography

 

O bouquet da noiva tornou-se comum na época medieval, quando as noivas faziam o trajecto a pé para a Igreja com flores, ervas aromáticas e temperos para trazer sorte e felicidade. De qualquer forma, era já uma das tradições de casamento durante a Grécia Antiga, quando os ramos eram constituídos por ervas e alho para atrair boas energias e afastar o mau-olhado.

Também se diz que o uso do bouquet de noiva está relacionado com hábitos de higiene. Com efeito, no Inverno os banhos eram raros e, sem sabonetes e desodorizantes, o mau cheiro era dominante em eventos e celebrações.

O primeiro banho era tomado geralmente em Maio e os casamentos eram marcados para essa altura (daí o mês de Maio ser considerado o mês das noivas). Quando o casamento era realizado antes ou um pouco mais tarde, as noivas levavam flores perfumadas junto ao corpo para esconder o odor que exalavam.

Qualquer que seja a origem, a verdade é que pouco a pouco o bouquet da noiva tornou-se uma das mais comuns tradições de casamento, sendo actualmente essencial para o visual da noiva.

Vestido de noiva

tradições de casamento
Fotos Style Me Pretty de Graham Terhune Photography

 

O vestido de noiva é actualmente uma das tradições de casamento que a noiva nunca abdicará, mesmo que opte por alternativas aos modelos mais clássicos.

No entanto, o vestido de noiva como o entendemos hoje tem uma história muito mais recente.

Com efeito, o vestido de noiva foi experimentando diversas formas, cores e feitios. Aliás, de início os vestidos podiam ser de qualquer cor, desde que fossem sumptuosos, para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. O vermelho, por exemplo, era uma das cores predilectas na Idade Média e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China.

Já o preto predominou na alta Renascença (sec. XVI), entrando no período barroco (sec. XVII), pois era a cor mais indicada para uma noiva se apresentar numa sociedade extremamente religiosa.

O primeiro vestido branco terá sido usado em Inglaterra, em 1840, pela Rainha Vitória que rompeu as tradições quando se casou por amor com o seu primo, o príncipe Albert, num modelo de cetim branco debruado de flores de laranjeira. A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta. No entanto, a maioria ainda preferia vestidos coloridos, que poderiam ser usados noutras ocasiões.

Apenas mais tarde o vestido de noiva passou a ter a conotação de pureza que conhecemos hoje e o branco passou a ser a cor padrão. Desde então, usar um vestido de noiva branco é uma das tradições de casamento mais comum.

A despedida de solteiro ou despedida de solteira

tradições de casamento
Foto Style Me Pretty de Scarlet O’Neill Photography

 

Hoje em dia existem despedidas de solteiro(a) para todos os gostos e carteiras, sendo raro o noivo ou noiva que abdique destas tradições de casamento para celebrar os últimos momentos de vida de solteiro(a).

Acredita-se que a origem das despedidas de solteiro esteja na Grécia antiga, quando soldados Espartanos faziam jantares em homenagem ao homem que se ia casar.

Bolo de casamento

tradições de casamento
Fotos Style Me Pretty de Anouschka Rokebrand

 

Outra das actuais tradições de casamento que nenhum noivo dispensa é o bolo de casamento, bem como o momento em que é cortado.

Esta é uma das tradições de casamento que vem da Roma Antiga, em que era costume nas famílias mais abastadas a presença de um bolo de trigo, mais semelhante ao pão, com os mesmos ingredientes das oferendas aos deuses (frutos secos, nozes e mel). O noivo comia um pouco do bolo e, de seguida, esfarelava o resto na cabeça da noiva, para que os deuses trouxessem fertilidade. Os convidados corriam depois para apanhar as migalhas e dividiam-nas para dar sorte.

Mais tarde, em Inglaterra e a partir da corte de Elizabete I, era comum os convidados levarem pequenos bolos doces e empilhá-los uns em cima dos outros. Cabia depois aos noivos tentarem beijar-se por cima da pilha: se conseguissem seria um sinal de que teriam muitos filhos. Diz-se que assim surgiu o bolo de casamento em andares, como existe actualmente.

Hoje, cortar o bolo é também uma das tradições de casamento, significando partilhar o futuro.