aptidões fotográficas

Como desenvolver as suas aptidões fotográficas

Hoje a Zaask vai deixar-lhe aqui 5 dicas fundamentais para que possa desenvolver as suas aptidões fotográficas e saber tirar o melhor partido das imagens captadas pela sua câmara.

De qualquer forma, para uma formação mais adequada e profissional aposte sempre no melhor. 

1. Procure aprender as noções técnicas básicas

Comece por desenvolver as suas aptidões fotográficas adquirindo as noções técnicas base da fotografia. Procure dominar o funcionamento técnico da sua máquina digital bem como os conceitos e regras base da composição e luz.

Se puder aprender algumas noções de edição e pós-produção, ainda que básicas, verá que os resultados compensarão largamente.

Não se esqueça que o domínio das ferramentas é uma questão essencial para que possa potenciar a sua criatividade e visão.

2. Partilhe as suas melhores imagens e procure opiniões válidas

Não caia no erro de guardar as suas imagens só para si, nem tão pouco caia no outro extremo igualmente errado de publicar e pedir opinião sobre todas as imagens que fotografa.

Para que possa desenvolver da melhor forma as suas aptidões fotográficas, seja selectivo e mostre apenas as suas melhores imagens.

Por seu turno, deixe-se influenciar apenas pelas opiniões que considera sensatas e apenas das pessoas que considera terem conhecimento suficiente sobre fotografia, sejam críticas positivas ou negativas.

Este último ponto é especialmente importante, já que a fotografia é uma área sobre a qual facilmente qualquer pessoa opina mesmo não tendo grande conhecimento nem base para isso. Aliás, um dos maiores entraves ao crescimento estético e técnico da maioria dos fotógrafos é a falta de análise competente, bem como a crítica fundamentada e constructiva dos seus trabalhos.

3. Procure Inspiração para desenvolver as suas aptidões fotográficas

Procure inspiração nas imagens que lhe dizem algo e procure perceber porquê, isto é, tente perceber o motivo pelo qual uma determinada imagem ou conjunto de imagens lhe transmite algo especial, independentemente das questões técnicas associadas.

Com efeito, o domínio técnico é fundamental como base, mas um erro muito comum e fácil de cair em fotografia é o de ficar “preso” apenas na técnica. Por isso, procure dominar a base e depois dê prioridade ao seu crescimento estético, procurando entender as imagens que o tocam para além da questão técnica.

4. Esteja sempre preparado

A inspiração e os momentos únicos passíveis de serem registados fotograficamente acontecem a qualquer momento. Por isso, estar sempre preparado para fotografar é uma questão essencial para o crescimento de qualquer fotógrafo, nomeadamente o desenvolvimento das suas aptidões fotográficos.

Os seus resultados, aliás, dependerão directamente disso. Mais do que estar no sítio certo à hora certa, procure estar preparado para fotografar quando essa altura aparecer.

A melhor fotografia da sua vida pode aparecer no momento que menos espera. Não a deixe passar ao lado!

5. Não se centre apenas na procura de assuntos interessantes, procure encontrar interesse fotográfico em todos os assuntos

Por fim, fundamental para o seu crescimento como fotógrafo e desenvolvimento das suas aptidões fotográficas: não fique à espera para fotografar apenas quando algo que considera especialmente interessante aparece à sua frente.

Procure exercitar a sua percepção e perspectiva fotográfica em todos os momentos. Procure cores, contrastes, linhas e tipos de luz especiais nos assuntos mundanos.

Esta postura tem duas vantagens essenciais:

  • A primeira: nunca sabe quando as melhores fotos da sua vida podem aparecer. Na verdade, podem estar diante de si e não se aperceber disso à primeira vista.
  • A segunda: realizando este “exercício visual” de forma constante, quando aparecer um motivo que identifique como especialmente interessante terá melhores aptidões fotográficas ao nível da estética e técnica para o captar da melhor maneira.

Se mesmo assim acha que necessita da ajuda um profissional para fotografar um evento mais importante, saiba que na Zaask encontra os melhores fotógrafos para cada tipo de ocasião.