O que torna uma remodelação de cozinha mais cara ou barata?

Já perguntou isto a si mesmo várias vezes, mas não sabe bem para onde olhar? As cozinhas e casas de banho modernas são investimentos que valorizam a sua casa mas também são as remodelações mais caras. A regra é simples: “Há carros novos mais baratos que outros mas custam sempre mais caro do que um em segunda mão”.

Se não quer que o seu orçamento se descontrole, fuja a reestruturações de fundo que impliquem derrube de paredes, alvarás camarários, nova canalização ou sistema elétrico. A escolha dos materiais é crucial para definir o custo da remodelação, já que mais de 30% dos gastos são feitos com novas bancadas, armários e gavetas. Por isso, deve planear ao milímetro todo os pormenores que podem tornar uma remodelação de cozinha mais cara ou barata e seja super criterioso nas suas escolhas.

Para saber mais sobre a remodelação da cozinha, conheças as 10 dicas para fazer esse serviço, que lhe apresentámos num anterior artigo.

Do granito às telhas cerâmicas

As lajes de granito são as bancadas mais caras. É um material normalmente importado, de difícil fabricação e que requer instalação profissional. Se o escolher torna uma remodelação mais cara, pode quase duplicar. Tenha, no entanto, em atenção que o próprio granito também pode variar muito de preço. Se for esse o seu sonho, vai ter mesmo de perder tempo a procurar exaustivamente as opções existentes no mercado e comparar todos os seus preços (não esqueça do custo de instalação).

As bancadas de quartzo também são caras mas bem mais em conta do que as de granito. São, por isso, uma alternativa mais económica. Assim como o granito modular, que pode ser instalado por uma ou duas pessoas, de preferência profissionais, como os que pode encontrar através da Zaask.

Os azulejos, as telhas de granito (instaladas em sistema epóxi em vez de argamassa), fórmica ou telha cerâmica são as opções mais baratas. Os laminados também são opções mais económicas. Também podem ser de granito ou pedras sofisticadas e resistem a manchas, arranhões e a lascar.

Madeira maciça ou portas recicladas?

Os armários representam cerca de 35% do orçamento da remodelação da sua cozinha. Armários novos de madeira maciça, feitos à medida com acabamento “premium”  são, naturalmente, o “modelo topo de gama” que lhe torna uma remodelação mais cara. A instalação de novos armários implica, regra geral, que também tenha de mudar o pavimento. Pode optar por armários padrão (aqueles que vêm em cores, tamanhos e materiais pré-definidos). A combinação deste tipo de armários, pode permitir a personalização do seu projecto saindo-lhe mais barato do que uma encomenda única, feita à medida. O mais barato será, naturalmente, reciclar. Pode, por exemplo, substituir as portas e frentes de gaveta. Ou, apenas, pintar as suas.

o que torna uma remodelação mais cara

Soluções do mais barato ao mais caro

Antes de encomendar a sua remodelação, limite o seu orçamento. Um “lifting cosmético” será a opção mais barata e pode mudar por completo a aparência da sua cozinha. Se não tem muito dinheiro, nem problemas estruturais como, por exemplo, ao nível da canalização – que lhe iria encarecer substancialmente a obra – e se sua cozinha tem armários sólidos, considere em reutilizá-los. Há diversas hipóteses, desde por puxadores novos, pintar as portas ou acrescentar pastilhas de vidro. Também pode substituir os armários superiores por prateleiras. É uma actualização rápida e economicamente acessível. Também pode mudar a zona do lava-loiça. Regra geral é uma área pequena que dá a ideia de ter remodelado toda a cozinha com apenas alguns azulejos. A partir daqui é sempre a somar.

A dimensão da sua cozinha e o seu orçamento serão o limite do seu projeto de sonho. Se derrubar uma parede para abrir a cozinha para uma sala, se tiver de mudar a canalização ou sistema eléctrico, se construir uma ilha… A escolha dos materiais é um dos factores que torna uma remodelação mais cara ou mais barata. Se tiver, por exemplo, de mudar de electrodomésticos, recomendamos que gaste mais na aquisição de aparelhos energeticamente mais eficientes para a médio prazo recuperar o seu investimento.

Escolha do empreiteiro e/ou marceneiro

Antes de escolher uma equipa de remodelação de cozinhas faça o seu pedido na Zaask, onde receberá até 4 orçamentos que poderá analisar, comparar e escolher o mais adequado. Isso ajudá-lo-á a ter uma noção dos custos e das opções em termos de materiais. A contratação de um marceneiro local para criar um ou dois armários é, naturalmente, muito mais barato do que a criação de uma cozinha inteira. Para as bancadas procure por restos de mármore e granito. Procure onde pode comprar a retalho.

A Zaask recomenda que no projecto que contratualizar, fique claro quem é o responsável pela compra de materiais, exactamente quais os materiais que o empreiteiro vai fornecer (inclusive marca) e qual o custo que terá de pagar se quiser fazer alterações ao plano inicial.