Os 10 maiores erros de construção

A Torre de Pisa é, possivelmente, um dos maiores erros de construção da História da arquitectura, mas não se subestime. Os erros na construção civil são mais comuns do que imagina. Alguns são tão mínimos que só reparamos quando estreamos a nova casa. Para que não diga que não está prevenido a Zaask apresenta-lhe os 10 maiores erros de construção.

1. Casas mal iluminadas

Uma casa agradável é aquela que deixa entrar a luz natural adentro. As janelas devem estar presentes em todas as divisões, se possível serem de tamanhos grandes. Um dos erros de construção mais comum é o número reduzido de luminárias e tomadas, levando a que mais tarde se ande a esburacar as paredes, sem necessidade!

2. Quarto principal mal localizado

É um pormenor que costuma escapar. É aconselhável que o quarto principal não se localize perto, ou por cima, da garagem, especialmente quando se tem familiares que trabalham durante o horário nocturno. O mesmo se sucede com as áreas mais movimentadas da casa. O ideal é localizar-se no outro extremo da habitação (longe da garagem) e não compartilhar a mesma parede com a sala e a cozinha.

3. Cozinhas distantes das entradas principais

Acontece algumas vezes cometer erros de construção ao colocar as cozinhas distantes do principal ponto de entrada, o que dificulta, no momento de transportar os alimentos. Para evitar que isso aconteça, o mais indicado é construir a cozinha perto da garagem, ou de uma entrada dos fundos. Deve também ter atenção para que a cozinha se localize próxima da sala, isso vai-lhe ajudar nos dias de jantares de família.

4. Não contratar os profissionais certos

Um arquitecto, engenheiro e mesmo empreiteiro pode levar anos a formar-se, eles são os mais qualificados para ajudarem na construção da sua casa. Não se aventure. Inicialmente até pode parecer que vai economizar dinheiro, mas a probabilidade de a sua casa ser um desastre é enorme. Lembre-se de fazer uma escolha ponderada na contratação de empresas de construção civil e utilizar plataformas como a Zaask, em que recebe até 4 orçamentos para o serviço que pretende. É que erros de cálculo das fundações, distorções do projecto, erros de construção na execução da obra, como a escolha errada dos materiais, podem-lhe causar sérios problemas no futuro.

5. Não pensar no futuro

Muito comum. Raramente os jovens pensam a longo prazo. Há medida que se vai avançando na idade fica mais difícil subir as escadas. É aconselhável construir uma casa com bons acessos e portas largas. Caso seja possível construa um quarto no rés-do-chão. O mesmo se aplica quando se pretende aumentar a família. erros de construção 6. A localização

Quando for comprar o terreno da sua futura casa analise bem se é um pedaço de terra que a vai valorizar. Aspectos como a inclinação, lençóis freáticos e a proximidade a locais muito movimentados (supermercados, bares, discotecas), desvalorizam qualquer construção. Até pode ser um terreno mais em conta, porém é melhor prevenir. Nunca se sabe se vai precisar, um dia, de vender a casa e aí acredite vai se arrepender! Tão ou mais importante é a avaliação do terreno e a falta da mesma é também um dos erros de construção importantes. Muitas vezes, a falta de uma sondagem séria que identifique os materiais que compõem o solo como a areia, a argila, entre outros, coloca em risco a estabilidade da construção.

7. Uma casa sem sentido

No caso de estar a planear construir a casa num bairro verifique se o seu projecto se enquadra à área circundante. Pormenores como o tamanho, estilo e a cor, devem ser levados em conta, para que a construção fique de acordo com o que a rodeia. Um projecto mal planeado pode descaracterizar uma rua inteira e são este tipo de erros de construção que podem dificultar, e muito a sua vida nesse local!

  1. Não pedir licenças

Antes de avançar com as obras certifique-se de que tem as devidas autorizações. Se não se prevenir arrisca-se seriamente a ter a casa embargada. Peça o mais rapidamente possível as autorizações para não atrasar o seu projecto e livre-se das multas!

9. Não esperar pelo inesperado

Se estiver a reformar uma casa antiga tenha consciência de que poderão surgir imprevistos. Quem sabe o que está por de trás de uma parede, ou escondido no solo? Basta um pequeno percalço para deitar por terra o seu projecto. Pior: resultar em desabamentos. Fuja destes erros de construção ao planear e investigar tudo, antes do projecto começar. Poupará tempo e chatices.

10. Deixar o empreiteiro decidir por si

Ninguém conhece melhor as necessidades da sua família que você! Os profissionais até podem dar sugestões, mas eles não estão por dentro das necessidades do seu clã. A última palavra deve sempre ser a sua. Afinal é você que vai viver na casa e não o empreiteiro. Agora que tomou consciência dos dez maiores erros de construção, não tem mais desculpas para que a sua nova casa não fique como imaginou.