mudanças

Mudanças em Lisboa: saiba para onde os seus vizinhos estão a ir!

Sabia que os portugueses se mudam, em média, 3 vezes ao longo da sua vida? A Zaask foi descobrir para onde se estão a mudar os e as lisboetas. Para tal, foram recolhidos e analisados dados na plataforma ao longo do ano civil de 2017 e primeiro semestre de 2018 relativos à quantidade de solicitações para serviços de mudanças de curta distância (menos de 25 km) nacionais, tendo a Lisboa principal destaque.

Lisboetas preferem mudar-se dentro da sua cidade

No primeiro semestre de 2018, 51% das mudanças nacionais de curta distância (<25km) envolveram Lisboa (ou seja, o ponto de partida ou o ponto de chegada é Lisboa). Para além disso, é de sublinhar que os ou as lisboetas preferem ficar a viver dentro da própria cidade, já que 67% destas pessoas que mudam fazem-no dentro da capital. O segundo destino para o qual a população de Lisboa mais se muda é Amadora (5%), seguindo-se de Almada (3%).

O mesmo fenómeno tem acontecido no Porto: a maioria das pessoas que fizeram mudanças locais no primeiro semestre de 2018 deixaram-se ficar na sua cidade (cerca de 82%). Maia aparece como o segundo destino predilecto (6%).

mudanças

Mudanças de curta distância em Lisboa: há cada vez mais pessoas a mudar na capital 

De acordo com os dados obtidos através da plataforma, houve um grande aumento na percentagem de solicitações de mudanças de curta distância em Lisboa. Em 2017, a percentagem de mudanças de curta distância que envolveu Lisboa foi menos de metade da de 2018 (cerca de 21%). Em termos de destino da mudança, a maioria dos habitantes de Lisboa que realizaram mudanças de curta distância deixaram-se ficar na sua cidade (75%). A segunda cidade preferida dos e das lisboetas em 2017 foi na mesma a Amadora, com 3% do volume de mudanças. Sintra e Queluz encontram-se em terceiro lugar nesta lista.

mudanças

Em Portugal muda-se de casa, em média, 3 vezes ao longo da vida

Segundo o estudo europeu realizado pela imobiliária REMAX At Home in Europe, a população portuguesa muda cerca de 3 vezes de casa ao longo da sua vida. Este valor está abaixo da média dos 16 países em estudo*, que revela que os europeus e europeias mudam cerca de 4 vezes de casa. Os habitantes de Espanha, Polónia e Eslováquia são quem se mantém mais anos na mesma habitação com 2 mudanças ao longo da vida. Por outro lado, os cidadãos e as cidadãs da Finlândia, Suíça e Suécia são os que mais mudam de casa (6 vezes ao longo da vida).

Para além disso, de acordo com o mesmo estudo, um dos factores decisivos para quem procura casa em Portugal – especialmente para aqueles que estão entre os 30 aos 39 anos – é a proximidade da habitação a instalações adequadas a famílias, nomeadamente parques infantis e escolas/jardins de infância.

*Estudo realizado em Áustria, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e Reino Unido.