dicas para se sentir motivado

As melhores dicas para se sentir motivado

Desespero, depressão, medo, dúvidas… o que o está a prender? Se precisa de um incentivo, veja aqui as melhores dicas para se sentir motivado. Tempos de desespero pedem medidas desesperadas. Tome uma atitude, não fique parado.

Siga com atenção estas dicas para se sentir com motivação:

  1. Deixe de se queixar do seu cansaço. O mundo não quer saber disso. Deixe de sentir pena de si mesmo. Todos nós enfrentamos obstáculos. A forma como lida com esses obstáculos define quem você é e determina a forma como é bem-sucedido na vida.
  1. Se tem uma ou duas citações favoritas na sua vida, pense nelas. Se não tem, aqui está outra das dicas para se sentir motivado. Leia as citações abaixo e reflita nelas:
  • “Algumas pessoas morrem aos 25 e não são enterradas até aos 75” – Benjamin Franklin;
  • “Aqui está um teste para saber se a sua missão na Terra está terminada: se você está vivo, não terminou” – Richard Bach;
  • “O seu tempo é limitado, por isso, não o gaste vivendo a vida de outra pessoa. Não caia na armadilha do dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir o seu coração e intuição: eles já sabem o que você realmente quer. Tudo o resto é secundário”. – Steve Jobs
  1. Se está em baixo, beba uma boa chávena de café ou de chá. Tente um café forte, caso precise de um estímulo extra.
  1. Coma também um pequeno lanche, mas, por favor, nada de má comida. Coma algo saudável: algumas nozes ou frutas. Ingira vitaminas.
  1. Faça uma destas três coisas:
  • Tome um banho
  • Faça uma caminhada
  • Ligue ao amigo que o faz sentir melhor quando conversam. Diga-lhe que precisa de um pouco de ânimo, mas não fale mais do que 10 minutos.
  1. Se se sente pouco motivado e está rodeado de pessoas, dirija-se a uma delas e diga-lhe o quanto a aprecia. Basta dizer-lhe: “olha, eu queria dizer-te que gosto de ti porque…”. Caso não tenha pessoas por perto, pense em algo ou em alguém de quem goste e a quem esteja grato. Pense nas razões pelas quais lhe está grato. Gratidão é felicidade, por isso, sinta-se grato com mais frequência.
  1. Desligue o seu e-mail, Twitter, Facebook, Pinterest ou qualquer outra rede social. Desligue também a televisão. Agora ouça apenas as suas músicas favoritas. Se tem uma playlist de músicas de que mais gosta, ponha-a a tocar. Evite música que o deixa melancólico ou triste. Ouça algo animado e que o faça sentir feliz.
  1. Se não vai regularmente ao ginásio ou não faz algum tipo de treino, comece a fazer isso já amanhã. É preciso estar saudável para se manter motivado.

Não se foque naquilo que o está a impedir de alcançar o seu objectivo. Em vez disso, concentre-se nas coisas positivas que vão acontecer quando o conseguir.

  1. Pense na melhor parte de cada tarefa que tem que fazer. A maioria das tarefas tem uma componente agradável.
  1. Feche-se num quarto e pense naquilo que tem que fazer. Não desista até conseguir fazer alguns progressos. Pare de procrastinar.

O que fazer se estas dicas para se sentir motivado não funcionarem:

Todos nós temos coisas para fazer que não queremos, mas que, por algum motivo, têm que ser feitas. Para estas situações particularmente difíceis, existem duas recomendações:

  • Em primeiro lugar, questione-se se essa tarefa tem mesmo de ser feita.
  • Depois, pense: quais são as consequências de não a fazer? Consigo viver com as consequências? Existe alguma forma de não fazer esta tarefa?

Se, por fim, concluir que essa tarefa não tem, afinal, de ser feita, o foco nessa questão deixa de existir e vai sentir-se muito mais aliviado. Se, por outro lado, a sua conclusão for a de que tem mesmo de a fazer, faça-a o mais rápido possível.

Leia estas dicas para se sentir motivado as vezes que achar necessário, principalmente de cada vez que sentir que se está a ir abaixo.

Se, mesmo assim, acha que precisa de ajuda profissional para o seu problema, saiba que, na Zaask, encontra o profissional mais competente para ajudar.