As melhores dicas sobre a depilação

As melhores dicas sobre depilação

Quer seja por questões estéticas ou de higiene, a depilação é uma prática comum entre mulheres e homens. No entanto, há cuidados e regras que deve seguir. A Zaask vai dar-lhe as melhores dicas sobre depilação.

Seja mulher ou homem, temos aqui as melhores dicas sobre depilação que não pode falhar para melhorar a eficácia da sua depilação e evitar incómodos indesejáveis:

  • Para saber as melhores dicas sobre depilação, é importante que lhe digamos, em primeiro lugar, que, em casa ou numa esteticista, deve tomar banho antes de se depilar. Dez minutos de água quente é suficiente para relaxar os folículos dos pelos e amaciar a pele.
  • Deve fazer esfoliação regularmente. A sua pele ficará macia e a prática prevenirá o aparecimento de pelos encravados. Com a fricção da esfoliação, as células mortas são removidas, facilitando o nascimento de pelos mais finos.
  • Independentemente do método ou da área do corpo, depois da depilação deve usar sempre um bom creme hidratante sem álcool, por exemplo, de aloe vera (que tem propriedades calmantes que aceleram a recuperação da pele). Atenção que os hidratantes com álcool irritam a pele, provocam alergias e podem causar manchas.
  • Nunca deve reutilizar a cera ou lâminas nas zonas genitais. Se o material estiver contaminado pode transmitir doenças como herpes ou hepatite. Há dermatologistas que desaconselham a depilação total destas zonas por os pelos serem uma proteção natural contra fungos e bactérias.
  • Para evitar infecções, não se depile se tiver arranhões ou cortes na pele.
  • Se optar por se depilar com uma gillette, use um gel pré-depilatório ou mesmo creme de barbear.
  • Se sofre de alergias, deve ter cuidados redobrados com os cremes depilatórios. Faça sempre um teste antes e nunca deixe o produto na pele mais tempo do que o recomendado na embalagem.
  • Mais um ponto importante acerca de as melhores dicas sobre a depilação, é ter consciência da importância de evitar a exposição ao sol após a depilação.
  • Evite também expor a pele à água do mar e usar perfumes durante 24 horas após a depilação para evitar irritações.
  • Não deve usar desodorizante seis horas após a depilação das axilas.
  • Use hidratante com regularidade. Uma pele hidratada é mais elástica e menos sensível a traumas e lesões. Mas não ponha creme no dia da depilação, porque dificulta a aderência da cera ao pelo.
  • Por último, para saber as melhores dicas sobre depilação, indicamos-lhe que, se for mulher, não se depile quando estiver com o período menstrual, pois estará mais sensível à dor.

Apresentamos-lhe também outras ideias que se podem incluir no grupo de as melhores dicas sobre depilação:

Como tratar as manchas

As mulheres morenas têm maior propensão a formar manchas, mas as alterações hormonais, o suor excessivo, a obesidade e a alergia a desodorizantes e a cremes depilatórios são algumas das principais causas do escurecimento das axilas. Umas, só são controladas com ajuda médica, para outras, basta a mudança de hábitos, como o uso de tecidos sintéticos e desodorizantes com álcool.

Como evitar pelos encravados

A esfoliação regular é a melhor prevenção, pois ajudam a remover as células mortas, facilitando a passagem do pelo. Ao nível dos métodos, a depilação a laser é uma das melhores soluções para evitar os pelos encravados. Saiba, ainda, que há cremes à base de ureia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e ácido retinóico que ajudam a desencravar. Aconselhe-se num dermatologista.

Depilação a cera em casa

A cera branca e a de jojoba são as mais recomendadas para pessoas mais sensíveis à dor, enquanto que a cera de algas é a mais hidratante e indicada para quem tem a pele seca. A cera com mel é muito eficaz mas, atenção, também é um pouco mais dolorosa que as restantes.

No grupo das melhores dicas sobre depilação dizemos-lhe que nunca reutilize a cera mesmo que seja aquecida a altas temperaturas. Seja qual for a parte do corpo que vai depilar, a cera deve ser aplicada no sentido do crescimento do pelo. No caso das axilas, por exemplo, se os seus pelos crescem para ambos os lados deve fazer aplicações nos dois sentidos. A puxada, pelo contrário, deve ser feita no sentido oposto ao crescimento do pelo. Depois da depilação, deve aplicar um gel composto por substâncias calmantes, como camomila ou sálvia. Também não deve, logo após a depilação, usar roupa apertada.

Agora já sabe quais são as melhores dicas sobre depilação. Se, no entanto, precisar de ajuda profissioanal, contrate, pela Zaask, a esteticista mais avaliada para lhe fazer a depilação.