10 benefícios da fruta

Desde a nossa infância que somos aconselhados e motivados a comer fruta. Nas aulas em que nos ensinavam a roda dos alimentos, lá estava a fruta em posição de destaque, bem como os muitos dos seus benefícios. Numa época em que a alimentação e o exercício físico estão na ordem do dia, fique a conhecer 10 benefícios da fruta e veja como estas deliciosas produções da natureza podem ser o parceiro ideal para o seu bem estar.

A fruta é rica em vitaminas e nutrientes

A maior parte dos frutos são maioritariamente constituídos por água, o que, só por si, traz imensos benefícos e faz da fruta uma opção certa. Mas, mais do que isso, as vitaminas e os nutritentes são atributos de destaque, fazendo da fruta pequenos pedaços de saúde! É também rica em fibra, o que nos deixa o sistema digestivo satisfeito.

E pobre em gorduras e calorias

O que sobra à fruta em vitaminas e nutrientes, falta-lhe em gorduras e calorias. É a parceira ideal no controlo dos diabetes e do colestrol, não deixando de ser saborosa!

Ainda previne doenças!

Para além dos seus atributos saudáveis, outros benefícios da fruta é a capacidade de ajudar a evitar doenças, como problemas cardíacos, pressão arterial e até mesmo alguns tipos de cancro.

Tem muita variedade

A variedade é, sem dúvida, um dos grandes benefícios da fruta! Há um mundo de fruta por explorar! Hoje em dia, não precisamos de ficar limitados à fruta típica da nossa região, país ou mesmo continente. No hipermercado podemos, com facilidade, descobrir frutos dos mais variados pontos do globo e aproveitarmos os seus muitos benefícos. E mesmo dentro da fruta mais tradicional, é impossível ficar aborrecido com as escolhas que existem à disposição!

E muito sabor

Somos tentados com chocolates e bolos cremosos, mas escolher a fruta e os seus benefícos não implica abdicar da gulodice. A grande diferença é que os açúcares presentes em delícias da natureza, como pêssegos, laranjas ou mangas são bons para o nosso corpo.

A fruta é barata

Um dos grandes benefícios da fruta é o preço. Por ser um alimento que vem directamente da natureza, o seu preço é sempre convidativo. A crise obriga-nos a fazer escolhas inteligentes nas nossas despesas mensais, portanto, quando estiver a fazer compras para encher o frigorífico, dê prioridade à fruta. Um bom nutricionista poderá também ajudá-lo a saber as melhores épocas para comprar os diferentes tipos de fruta, de modo a tirar o maior partido dos seus preços e, claro, dos seus benefícios para a saúde.

E prática

A fruta está sempre pronta quando nós estamos. A casca funciona como uma embalagem que protege o nosso snack, são leves e fáceis de transportar, e todos os benefícios para a saúde que lhe mostrámos acima mantêm-se, regra geral, esteja a fruta crua, cozinhada, congelada ou cortada. Se já aderiu à marmita, dê-lhe cor e aroma com uma ou mais peças de fruta!

É bonita

Ter fruta é também ter cor, variedade de formatos e texturas. É possível fazer taças e cascatas de fruta que são verdadeiras obras de arte. Com o aproximar do Verão, pode ser uma excelente ideia juntar os amigos numa tarde e apresentar-lhes um lanche à base de fruta. Peça a ajuda de um profissional de catering e o resultado será uma mesa colorida, deliciosa e saudável!

A fruta é divertida!

Se o problema for motivar os mais pequenos a preferir a fruta aos doces, mostre-lhes que comer fruta também pode ser algo divertido. Outro dos grandes benefícios da fruta é mesmo isso: a diversão! Algumas peças de fruta são crocantes, outras suculentas, umas têm que ser descascadas e outras nem por isso! O modo como apresentamos a fruta às crianças é muito importante para que estas se sintam motivadas a comê-la!

Pode crescer no quintal lá de casa

Se tiver um quintal, pode obter grandes benefícios da fruta! Plantar uma árvore de fruto permite-lhe a satisfação de comer… o fruto do seu trabalho! Também a pensar nas crianças, todo o processo de plantar e cuidar de uma árvore vai fazê-los sentir mais atraídos pela fruta, enquanto os ensina noções de responsabilidade. A Zaask apresenta-lhe jardineiros de qualidade, que lhe poderão dizer os tipos de fruta mais indicados para o seu terreno!

É caso para dizer que o dinheiro pode não crescer das árvores, mas a saúde sim! Agora que conhece 10 benefícios da fruta, faça dela a protagonista do seu dia-a-dia!