homem do século XXI

Os 14 blogues que reflectem o homem do século XXI

Quem disse que os blogues são só para mulheres? É mito!

Os tempos mudam e, consequentemente, as pessoas mudam com o tempo. Quando olhamos para a blogosfera, percebemos que este meio é dominado pelo sexo feminino. No entanto, ao longo dos últimos anos, este preceito tem-se vindo a alterar e é notável que o homem está a começar a dar cartas nunca antes vistas. Assim sendo, a Zaask desafiou-se a criar uma lista de blogues masculinos que transparecem um novo perfil do homem: o homem do século XXI.

coiso

Ainda acha que ter cuidados com a pele é sinónimo de vaidade e algo associado ao sexo feminino?! O blogue “Pinguim sem Asas” mostra o contrário! Ricardo Rodrigues, autor do blogue, é farmacêutico e especializado em Dermatologia. Como não poderia deixar de ser, os seus artigos focam precisamente a área da saúde, ainda que sejam também abordados temas de cariz mais pessoal. O factor diferenciador deste blogue prende-se, naturalmente, nos seus artigos sobre tratamento e cuidados de pele, principalmente direccionados para homens. Cuidar da pele, é também cuidar da saúde, pois tal como o autor diz: “Rapazes, cuidem do vosso rosto, cuidem da vossa imagem. Não sejam desleixados nem se descuidem!”

2

O Factos de Treino” serve para dissertar sobre o óbvio, comentar o básico, aparvalhar e tentar ver além dos factos. É com factos de treino que andamos confortáveis, é com factos de treino que nos mantemos em forma, é com factos de treino que vemos se elas são assim tão boas e é dos factos de treino que nos rimos. Esqueçam todos os outros factos, na verdade, nem tudo é o que parece . Podíamos estar aqui a tentar descrever o blogue, mas depois desta maravilhosa descrição feita pelo próprio autor, há pouco ou nada mais a dizer.  

3

O autor do blogue “Em nome do Pai” chama-se Rui Brasil,  é psicólogo e foi pai em 2012 (a filha Ana). Desta forma, Rui intercala o seu conhecimento de psicologia com a árdua tarefa de ser pai. O autor descreve esta aventura como “uma jornada maravilhosa e desafiante – a viagem de ser marinheiro, capitão (e às vezes pirata) do barco da educação da minha filha”.  Se às vezes desespera com esta aventura, já sabe que tem um Pai para o ouvir 😉

unnamed

Criado em 2012, o blogue “O informador” é descrito pelo próprio autor como “Blogue sobre tudo e nada onde falo do que penso, do que sinto, do que quero e do que não quero!” Além de partilhar a sua opinião pessoal, o autor aborda temas como o entretenimento, literatura, viagens (local) e sociedade.

Sem TítuloMercado do Homem” é uma “Bíblia” para o homem moderno. Life hacks, tecnologia, moda ou man care são alguns dos temas abordados. Tal como o autor diz: O Mercado do Homem pretende levar até ao homem português, dicas e produtos exclusivos que qualquer homem consegue encontrar em Portugal ou na internet. Tendências, peças de roupa em alta, novidades para produtos para cabelo, barba, corpo e cara também vão ser apresentados.” Quando é que vai ao Mercado? 

6

Hugo Coutinho é autor e fundador do blogue “Turista Pé Descalço”. O blogue fala essencialmente de viagens, pois tal como  autor diz “...o mundo é muito grande para a gente ficar sempre no mesmo lugar”. Mais do que mostrar as viagens que fez, Hugo tem a capacidade de despertar o desejo de conhecer, a vontade de descobrir e viajar, estimulando incrivelmente o espírito de aventura. Mas não ficamos por aqui! Para além disto, é um apaixonado por moda masculina e gosta de escolher a dedo o seu figurino. Está pronto para embarcar nesta viagem?

15056319_1820752291494873_2550624333776172040_n

Francisco Ferreira, adora aprender, e, segundo o autor “…o Mundo é incrivelmente interessante”. A melhor parte de aprender? É partilhar essa informação com os outros! E é precisamente isso que “O Macaco de Imitação” faz na perfeição. Transmite ao espectador as suas aventuras, os seus desafios e acima de tudo as suas aprendizagens.

7

Quando se pensa num alentejano, imagina-se um homem, num dia de excessivo calor, a dormir a sesta debaixo de um chaparro, certo? Pois bem, Luís Seco vem precisamente contrariar essa ideia. O blogueFoto Viajarfoi fundado em 2008 e é um espaço onde o autor partilha os seus roteiros e guias de viagens, dicas de poupança, mapas, fotografias e sugestões para saber planear as suas férias ou viagens de trabalho. Mais do que o destino, “Viajar é uma experiência pessoal. Cada um tem a sua própria forma de descobrir mundo…Viajar é viver. Para onde quer que se vá.”

coiso2

Se ainda não conhecem  o blogue do João Cajuda, andam mesmo muito distraídos. O actor decidiu criar um blogue das suas viagens e, neste momento, é considerado dos bloguers mais influentes do mundo neste tema, ocupando o 15.º lugar numa lista publicada pela plataforma Rise. Nesta lista, o autor é destacado pela forma como mostra as suas experiências em Bali, Indonésia, China, Marrocos e Vietname na página Travel blogue by João Cajuda. Quer ver a imensa fauna da Tanzânia? Descobrir as melhores praias do sul asiático? Subir ao Kilimanjaro, o melhor “rooftop” de África? Contem com o roteiro dele! 

alfaiate

José Cabral é o autor do blogue “O Alfaiate Lisboeta”, e o projecto nasceu com o intuito de partilhar os retratos que capturava pelas ruas de Lisboa. Ainda assim, o autor não se singe apenas a moda, roupa ou estilo – é mais do que isso! “Foram imagens de rua como estas que, à boleia de toda uma dinâmica online, transformaram homens comuns em ícones de estilo e fizeram de retratos da vida quotidiana inspirações à escala global”.

É um blogue, sobre pessoas, sobre as gentes e os lugares que habitam; sobre as gentes que fazem esses lugares; sobre cada uma das cidades onde estas pequenas narrativas acontecem, pois no final de contas, essas pessoas é que são o estilo! “É Sobre o significado que têm para o autor e sobre os imaginários para onde cada uma delas nos transporta. Porque o que todas estas pessoas têm em comum é que, muito antes de José Cabral as ter fotografado, elas já eram momentos – desses que nos fazem olhar para trás e comentar para o lado”.

10 (1)

O “Homem sem blogue” desafia o conceito de blogue ao promover uma sinergia nunca antes vista entre os leitores e ele próprio. Como? Dando a liberdade a estes de criarem conteúdo e serem eles próprios donos do seu blogue. Basta enviar uma declaração de amor, uma crítica, uma opinião e o leitor converte-se, por dias, num blogger. Quão interessante é este projecto? Um palco pleno de espectáculos onde todos são personagens e têm a sua deixa.

11

Com este blogue, já não irá precisar de ligar à sua mãe ou à avó para pedir ajuda quando quiser aprimorar os seus cozinhados. O “Faz e Come” surge graças ao talento de tornar todas as iguarias em perfeitas obras de arte (tanto a nível visual como, ao que parece, a nível gustativo)! Devido às suas saborosas capacidades, o autor faz workshops onde partilha um pouco da sua experiência e paixão. Se acha que um homem só se foca numa coisa, saiba que este também tem o dom para focar o mundo – intercala o mundo da cozinha, com as lentes de uma câmara. Sempre se disse que os olhos também comem, não é? 

12

Bruno Salgueiro é personal trainer e duplo profissional, tendo criado este espaço online com intuito de informar e dar dicas (em bom português) sobre preparação física e vida saudável, tudo baseado na sua experiência profissional. Ao contrário do que acontece no mundo cinematográfico, em que não assume nenhum papel de protagonista (devido à sua profissão de duplo), Bruno Salgueiro tem cada vez mais um papel principal no mundo do Fitness! Mais do que um objectivo estético, Bruno promove o bem estar físico e mental! Um blogue cheio de motivação e adrenalina contagiantes, em que nos sentimos mais saudáveis só de o ler. Como o autor diz: “Vamos pôr Portugal a mexer!

Se está à procura de personal trainers em Portugal, encontre aqui os mais económicos.

coiso 3

Ricardo Martins Pereira é o autor do blogue “O Arrumadinho”, além de jornalista e director da revista online NiT (New in Town). O blogue surge da necessidade de existir uma voz masculina diferente na blogosfera, e que não falasse só de futebol e carros – surge então “O Arrumadinho”. Não quer dizer que não fale destes temas, mas para Ricardo “Os homens também têm sentimentos, e não havia nenhum blogue em que um homem falasse efectivamente disso”.

E pensa que este blogue é só para homens? Engana-se! 90% dos leitores são mulheres, já que elas, estão mortinhas para saber o que vai na cabeça deles! Engraçado, como é o “Arrumadinho” que vem “desarrumar” todas as ideias pré-concebidas que tínhamos sobre o sexo masculino (não, os homens não são todos iguais!).

Percebe agora porque é que estes blogues são o reflexo do homem do século XXI?! Realmente já não há homens como os de antigamente (e ainda bem!), e isto deve-se às mudanças de mentalidade da sociedade e dos padrões que antes a definiam. Sem perder os valores de antigamente, o homem do século XXI é um homem mais preocupado consigo, com o seu bem-estar, com a sua imagem, mais livre de formalidades e acima de tudo, mais preocupado com o próximo.

6 Comments

  • O Informador

    Muito Obrigado pelo destaque dado ao blog O Informador. Amanhã um agradecimento sobre a reportagem que sabe como um mimo inesperado.

  • O Macaco de Imitação

    Gostei de conhecer os outros homens e bloggers portugueses! Obrigado pelo destaque 😉

  • Rui Ribeiro

    Muito obrigado pelo destaque!

    É bom saber que este tipo de projetos não são só “delas” 😉

  • O Pinguim Sem Asas

    Obrigado pela referência. É sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido 🙂

  • Hugo Coutinho - Turista Pé Descalço

    O meu sincero OBRIGADO pelo reconhecimento.
    É sempre gratificante perceber que a dedicação e o trabalho que aplicamos nestes projetos, tem algum feedback seja por as pessoas que nos seguem, seja por quem motiva a continuar.
    NAO HÁ MELHOR FORMA DE COMEÇAR O DIA!!!
    PARABENS A TODOS…

  • homem sem blogue

    Muito obrigado pela distinção- É sempre bom receber uma notícia inesperada que dá ânimo e vontade de fazer ainda mais e melhor.

    Muito obrigado.

    Bruno