Dicas para fazer exercício físico no Inverno

O Inverno é uma estação desafiadora para manter uma rotina de desporto. Além do tempo, há que contar com o gelo, a lama e menos horas de luz solar. Deixar de fazer exercício físico no Inverno é comum. Para que isso não aconteça consigo, a Zaask ensina-lhe algumas dicas de exercício físico no Inverno, para que esteja sempre em forma, seguro, motivado e quente!

  • Convide um amigo

Praticar exercício físico no Inverno é um desafio, sobretudo sozinho. Uma das melhores maneiras de estar sempre motivado é convidar um amigo a fazer exercício físico consigo, pelo menos uma vez por semana. Vai sentir-se seguramente com mais vontade de sair de casa para correr ou caminhar. Experimente!

Importante: Sempre que for caminhar ou correr, tenha cuidado com a velocidade. Não se ponha em perigo. Basta correr ou caminhar a um bom ritmo.

  • Seja flexível

Ao praticar exercício físico no Inverno, tenha consciência que, inevitavelmente, a rotina muda. Não seja tão rígido. Se, no Verão, estava acostumado a exercitar-se de manhã, possivelmente nos dias mais frios do ano terá de mudar para outro horário, como, por exemplo, à hora do almoço, quando o ar está mais quente. Se estava habituado a correr pelos bosques, face à diminuição das horas de Sol, pense em mudar o trajecto para caminhos ou estradas bem iluminadas, ou para o tapete rolante que tem em casa.

Importante: Quando for correr ou caminhar na rua ao escuro, leve consigo um colete reflector e uma lanterna. Faça exercício físico no Inverno em segurança! Evite estradas abertas e caminhos próximos de rios. Prefira trajectos com edifícios, de preferência altos para o protegerem das rajadas de vento.

  • Faça o aquecimento no interior da casa

Antes de sair de casa, faça o aquecimento. Isso vai ajudá-lo a enfrentar melhor as baixas temperaturas existentes na rua. Ande de cima para baixo nas escadas, salte à corda, entre outros, durante cinco minutos.

Importante: No Inverno é crucial fazer um bom aquecimento. Saiba que com o frio, o risco de ter uma lesão muscular é 30% maior no Inverno do que no Verão.

  • Não se esqueça de beber

Quando faz exercício físico no Inverno, também perde água através da transpiração. Portanto, é muito importante manter-se hidratado. Beba água, antes, durante e após o treino, mesmo que não esteja com sede.

  • Vista-se adequadamente

Cubra o nariz, os dedos e as orelhas, pois são os primeiros a congelar. Use lã. Não vai sentir coceira nos seus pés. Use collants e calças quentes, bem como uma camisola grossa de manga comprida. Prefira usar roupas por camadas, de modo que possa tirar uma peça de roupa se ficar quente. Opte por tecidos respiráveis, leves, que não restrinjam os movimentos dos exercícios. Mantenha também as mãos quentes usando luvas. Nos dias de chuva, opte por impermeáveis.

Importante: Imediatamente após fazer exercício físico no Inverno, tire as roupas molhadas e entre, de seguida, num chuveiro de água quente, ou arrisca-se a ficar doente.

  • Sinais a que deve estar atento

Quem pratica exercício físico no Inverno deve estar atento aos sinais de hipotermia. Os sintomas incluem: incapacidade de pensar claramente, de mover-se, tremores, cansaço, perda de memória, sonolência, fala arrastada e pulso fraco.

  • Dê uma olhadela à previsão do tempo

Antes de sair de casa, verifique quais são as condições meteorológicas previstas para o período que estiver a fazer exercício físico na rua. Só assim poderá vestir-se adequadamente. Previna-se!

Importante: Não deixe de praticar exercício físico no Inverno. A modalidade deve ocupar entre trinta minutos a uma hora e deve ser praticada entre três a cinco vezes por semana.

  • Não se esqueça do Sol

O Sol também existe no Inverno. Mesmo que esteja frio e nublado, o Sol está lá. Continue a colocar protector solar, de modo a proteger-se dos raios mais fortes, e adicione protector labial, uma vez que os lábios têm tendência a ficarem rachados com o vento no Inverno.

Como pode verificar, fazer exercício físico no Inverno não é uma missão impossível. Siga as recomendações da Zaask e mantenha-se em forma durante todo o ano.

Caso necessite do apoio de um personal trainer qualificado, não hesite em contactar um dos existentes na Zaask.