Como ser um melhor fotógrafo – Todas as dicas – Parte 2 de 2
Ser um melhor fotógrafo implica prática, pesquisa, tempo para testar diferentes técnicas e investimento financeiro em máquinas e acessórios que ajudem à melhoria da técnica. Neste segundo artigo mostramos-lhe as restantes dicas que lhe vão mostrar como ser melhor fotógrafo.
Se não leu o primeiro artigo desta série, aproveite para o fazer, neste anterior artigo sobre como ser um melhor fotógrafo. Se já o fez, veja agora os restantes conselhos sobre a arte de bem fotografar.
1. Invista na prática
1.1. Tenha a sua máquina sempre consigo
Certamente que já ouviu esta dica antes e o motivo é porque ela é essencial. Trazer sempre a máquina consigo é uma forma de garantir que pratica regularmente fotografia, mesmo nos momentos mais simples de interacção, contemplação ou locomoção diária. Ter a sua máquina sempre à mão fará com que, quase sem notar, adquira prática na forma de agarrar a máquina, focar, expor e enquadrar, ou seja, torná-lo-á um melhor fotógrafo. Mesmo nas alturas em que transportar a sua máquina não seja viável, usar o telemóvel pode ser uma opção para treinar pelo menos abordagens de enquadramento. O importante é não perder a prática de vista.
1.2. Crie limites para expandir a sua capacidade
Uma boa forma de alargar o seu conjunto de competências e ser um melhor fotógrafo é criar limites a si mesmo em forma de exercícios fotográficos. Estes vão torná-lo mais hábil na gestão de dificuldades, mais criterioso e mais conhecedor da técnica. A título de exemplo:
1.2.1 Restrinja o número de fotos
A chegada do digital permitiu-nos captar imagens sem pensar no limite do rolo. Trouxe claro a vantagem de tornar a prática muito mais económica e a aprendizagem por tentativa e erro mais acessível a todos. Contudo, trouxe também o decréscimo da nossa capacidade crítica no momento da captação bem como, um menor virtuosismo técnico (afinal se uma foto estiver mal exposta, temos sempre muitas outras por onde escolher). Escolha um momento em que vá fotografar apenas por diversão e leve apenas um cartão, o menor que tiver e seja selectivo na captação de imagens. Verá que repetindo este exercício aprimorará a sua prática e será cada vez mais eficaz na captação de cada imagem, tornando-se um melhor fotógrafo.
1.2.2. Restrinja-se a um tema
Escolha um tema, seja ele uma cor (ex.: verde) ou um objecto (ex.: janelas) e crie um pequeno portfólio de imagem em torno deles. A partir daí crie derivações do mesmo projecto. Esta necessidade de encontrar diversidade num tema repetitivo vai aguçar a sua atenção ao detalhe e fazer encontrar motivos onde eles estariam inicialmente escondidos.
1.3. Recorra a um tripé
O uso de um tripé terá um efeito semelhante a usar apenas um cartão de memória, verá que no final da sua captação de imagens terá um cartão mais vazio do que o habitual. Isto acontece porque fotografará menos impulsivamente, mais ponderadamente em função da necessidade de enquadrar adequadamente o tripé. Adicionalmente, fotografar com tripé permite-lhe fotografar com muito menos luz (caso o seu objecto esteja imóvel).
1.4. Alargue a sua perspectiva e abordagens
Para ser um melhor fotógrafo deve recorrer a diferentes ângulos e quebrar o enquadramento convencional. Para isso, use uma escada ou trepe a pontos mais altos para obter um plano picado, ou deite-se no chão para conseguir fotografar de baixo para cima. Estas novas abordagens torná-lo-ão mais sensível a necessidades de diferentes abordagens noutras circunstâncias e obterá resultados muito diferentes do seu registo habitual.
1.5. Conheça as regras, siga-as e depois quebre-as
Certamente que a regra dos terços e o rácio de ouro são regras fantásticas para garantir uma imagem geralmente apelativa ao olho humano, sendo recursos chave para obter sucesso no âmbito da fotografia comercial. No âmbito da fotografia de autor contudo, ir para além destas regras mais imediatas é uma mais-valia para conseguir imagens verdadeiramente distintivas face aos demais. Como em qualquer arte, há que conhecer e domar as regras para depois as quebrar e obter melhores resultados. Aplique este raciocínio à sua prática e verá que se irá tornar um melhor fotógrafo.
1.6. Saia da sua zona de conforto
Os melhores resultados surgem quando saímos da nossa zona de conforto. As suas melhores imagens podem estar para lá do que para si parece demasiado inacessível. Se está habituado a fotografar casamentos e retratos, force-se a tentar paisagem ao fim-de-semana e verá que aprimorará a sua técnica, estética e certamente trará um novo “sabor” aos seus registos convencionais.
Esperamos que este conjunto de dicas o ajudem a tornar-se o melhor fotógrafo que consegue ser. Se, no entanto, o que procura fotógrafos profissionais para um trabalho específico, pode contratar através da Zaask, onde encontra os melhores.