7 Dicas para fazer um bom cartão-de-visita

Um bom cartão-de-visita constitui um dos mais importantes instrumentos de estabelecimento de contactos. Quando bem feito, terá um impacto tremendo na imagem que cria junto das pessoas que o recebem.


Criar um bom cartão-de-visita é bem mais simples do que poderá imaginar, deixamos-lhe 7 dicas essenciais para começar já hoje a desenhar um bom cartão-de-visita:

1. Tenha especial atenção ao formato e tamanho

De forma geral, o tamanho e formato padrão de um bom cartão-de-visita é 9 por 5 cm. Apesar de um formato fora do normal ter a vantagem de poder sobressair face aos demais, considere que este, além de geralmente ser mais dispendioso, poderá ser pouco prático para a pessoa guardar convenientemente e com isso tê-lo acessível, um cartão-de-visita que não é facilmente acessível, é um cartão-de-visita ineficaz e que não cumpre a sua função.

2. Inclua todos os dados necessários de forma bem clara

Um bom cartão-de-visita deverá incluir o seu nome, a organização a que pertence, cargo que desempenha, bem como, todos os contactos  e demais informações necessárias sempre de forma clara e sucinta.

Restrinja-se ao essencial para não criar um cartão confuso, mas não deixe nenhuma informação relevante ou contacto de fora. A pessoa que vai usar o seu cartão deverá identificar claramente o que faz, assim como, encontrar um meio fácil e acessível de o contactar instantaneamente quando olhar para ele.

3. Escolha o tipo de papel ou material adequado

Procure adequar a gramagem à imagem que pretende transmitir, um cartão em papel mais grosso e pesado será mais resistente a dobras e rasgos, dará também uma imagem mais sólida de si ou do seu negócio. A escolha de um material alternativo ao papel também poderá ser interessante em alguns casos, cartões de PVC transparente, por exemplo, apesar de bastante mais dispendiosos serão uma mais-valia em algumas áreas, dando um ar sofisticado e inovador e criando um bom cartão-de-visita.

4. Inove mas não perca a consistência 

A inovação pode ser fundamental para um bom cartão-de-visita nas áreas criativas, pois faz o seu cartão sobressair dos demais e pode garantir um contacto prioritário em relação à concorrência. Desde acabamentos especiais, formas diferentes, materiais alternativos e o próprio corte e design do cartão, inove e faça o seu sobressair. Dê, porém, sempre prioridade à consistência e legibilidade do mesmo, só depois de esta estar garantida, é que deve dar espaço à criatividade e inovação.

Um cartão diferente destaca-se dos outros, mas o destaque terá que ser pela positiva. Se for confuso, com excesso de informação visual, de difícil leitura ou com um formato que não seja prático de guardar, o seu cartão terá o efeito contrário do desejado.

5. Contacte um Profissional

Para elaborar um bom cartão-de-visita, o ideal é contratar um designer profissional para o aconselhar e desenhar o cartão ideal. Um bom designer irá adaptar a imagem do seu cartão ao público-alvo de forma consistente para obter o melhor resultado possível. Dará também atenção a detalhes que quem não é profissional na matéria não conseguirá dar. Contratar um bom designer, irá compensar claramente no resultado final o custo associado.

6. Imprima de forma profissional

Da mesma forma que é importante contratar um bom profissional para o ajudar no desenho do seu cartão, é fundamental que a impressão seja também profissional, efectuada em empresas como a 360imprimir. De nada serve ter um cartão bem desenhado e coerente se depois o seu acabamento, qualidade de impressão e qualidade do material, não está ao nível do resto. Imprima sempre os seus cartões numa gráfica especializada, como a 360imprimir, e nunca em casa. Só assegura que terá um bom cartão-de-visita.

7. Crie pequenas quantidades de cartões para ocasiões especiais

Uma dica interessante e diferenciada é criar pequenas quantidades de cartões especiais para ocasiões especiais. Por exemplo, eventos importantes, poderá usar uma edição especial alternativa dos seus cartões, mais direcionada para o público-alvo que espera encontrar, ou mais relacionada com o evento em questão. Transmitirá assim uma imagem mais cuidada, mais atenta ao detalhe e mais impactante junto do seu target.

Esperamos que com estas dicas a criação ou renovação de um bom cartão-de-visita seja mais simples, não se esqueça que em algumas situações, a imagem do seu cartão-de-visita está em representação da sua imagem junto do cliente. Pode fazer a diferença entre ser contactado primeiro ou ser relevado para segundo plano em detrimento da concorrência. É por isso, absolutamente vital, o cuidado e profissionalismo que dedica a criação do mesmo.