Dicas de gestão de redes sociais

Na Era da Web 2.0 muitas são as empresas que apostam no online,para se promoverem. À primeira vista até pode parecer uma estratégia simples, mas para os entendidos na matéria uma imagem sólida nas plataformas digitais só é possível se seguir as seguintes dicas de gestão de redes sociais:

1. Conheça o público-alvo

Se não conhece o público-alvo, como comunica? Uma marca bem-sucedida está por dentro de todas as características do seu público-alvo – preferências, interesses, necessidades, mentalidades e comportamentos. Esta é uma das dicas de gestão de redes sociais mais importantes, pois não é possível criar uma conexão verdadeira com o potencial consumidor sem o conhecer. Uma das melhores técnicas para conhecer o público, que o acompanha, é colocar questões constantemente, sobre o que pensam sobre determinado tema, por exemplo.

2. Escolha a plataforma certa

Existem centenas de redes sociais: Facebook, Google +, Twitter, Instagram, YouTube, entre outras. É preferível tirar algum tempo para analisar as plataformas mais indicadas para a sua empresa e a sua audiência. Uma das importantes dicas de gestão de redes sociais diz que não importa a quantidade, mas sim a qualidade. Nem um funcionário a tempo inteiro é capaz de gerir a imagem da sua empresa na perfeição, em todas as redes sociais existentes.

3. Forneça valor

O conteúdo que partilha deve fornecer algum tipo de valor aos seguidores: educação, produtividade, entre outros. Apesar de sabermos que se trata de marketing, o público não deve sentir isso. A marca deve ser trabalhada, de modo a que quando seja necessário o público se lembre dela.

4. Partilha apenas o que o seguidor gosta

Não partilhe tudo o que lhe aparece à frente. Não pense no que você gosta, mas no que o seu público-alvo gosta. Seja uma fonte de informação importante e atraente para os seus seguidores, está é uma das dicas de gestão de redes sociais essenciais. Um local onde possam encontrar conteúdos que apreciam, comentar e melhor que tudo – partilhar com outras pessoas. Pode até demorar algum tempo até entender as preferências dos seguidores, mas assim que entender terá grandes resultados.

5. Usa imagens

A verdade é que as pessoas são atraídas por imagens, sobretudo de fácil “digestão”. Aposte na cor, mas não exagere. Caso faça um vídeo, verifique antes de o publicar se tem qualidade.

6. As imagens devem ter qualidade

Uma vez que trabalha com diferentes plataformas tenha cuidado na hora de partilhar as imagens. Uma imagem pode ter uma qualidade excelente no Facebook e péssima no Google + e por aí adiante. Certifique-se de que o tamanho se adequa à plataforma. Uma imagem sem qualidade poderá significar a perda da credibilidade da sua empresa.

7. Busca constantemente por inspiração

Um dos maiores desafios na gestão das redes sociais é a criatividade. Pesquise muito, leia estudos, descubra o que outras empresas estão a fazer e estimule as suas ideias. Contudo, sem copiar, mantendo a sua originalidade própria. Será exactamente isso, que irá diferenciar a sua empresa das restantes.

8. Comunica no melhor horário

Para uma comunicação bem-sucedida é fundamental conhecer os hábitos dos seguidores. Uma das dicas de gestão de redes sociais que podem fazer a diferença, é que deve partilhar os conteúdos em diferentes horários até perceber quais são as horas com mais afluência.

9. Construa um relacionamento

Não basta pregar. É preciso envolver os seguidores. As redes sociais não são um palanque, são uma ferramenta importante para criar laços. Lembre-se disso!

10. Encontra o equilíbrio

A comunicação não deve ser nem muito pessoal, nem muito profissional. É crucial que exista um equilíbrio entre ambas. Deixe as emoções de parte, para a sua página.

11. Saiba gerir os comentários

Esta é uma das dicas crucias de gestão de redes sociais. Assim que a página atingir muitas visualizações a hipótese de receber comentários menos positivos será maior. Seja inteligente e trate as pessoas com profissionalismo. Saiba quando responder publicamente, quando ignorar e até quando eliminar. O tempo será o seu melhor conselheiro.

12. Erros, nunca!

Verifique, vezes sem conta, o texto que vai ser publicado, ou peça a uma pessoa de confiança para o fazer. Um erro embaraçoso pode deitar por terra todo o trabalho realizado até à data. Tenha muito cuidado com a gramática.

13. Perfil preenchido

Todos os cantos possíveis do perfil da página devem ser devidamente preenchidos. Será nestas páginas que irá desenvolver a “personalidade” do seu negócio, bem como a reputação da marca.

14. Contrate um profissional

É melhor equacionar a hipótese de contratar um profissional, para gerir a imagem da sua empresa nas redes sociais. Acredite é um trabalho exigente e se for bem feito vai permitir que a sua marca ganhe mais notoriedade. Neste caso deve consultar a Zaask, onde encontrará os melhores profissionais de gestão de redes sociais e, em menos de nada, vai observar as suas páginas a crescerem em tráfego.