Como organizar um casamento ao ar livre
Quer esteja a considerar fazer a sua festa no jardim de sua casa, numa praia, numa vinha ou num espaço exterior de uma quinta, a verdade é que uma cerimónia e uma festa de casamento fora de quatro paredes exige alguns cuidados e medidas essenciais para garantir o conforto dos convidados. Por isso, a Zaask diz-lhe como organizar um casamento ao ar livre.
- Escolha a altura certa: Um casamento ao ar livre exige sempre alguma atenção às condições meteorológicas. Por isso, analise com cuidado a sua escolha. Veja na Zaask qual a melhor altura para se casar.
- Tenha um plano B: Tenha sempre um plano de recurso, no caso de chuva inesperada. Certifique-se de que a quinta que contratou tem um espaço interior de recurso ou opte por alugar uma tenda.
- Tenha atenção ao piso: Se está a pensar em como organizar um casamento ao ar livre, um dos principais factores que deverá ter em conta é o próprio terreno onde irá decorrer a celebraçaõ. Por exemplo, a relva é terrível para os saltos altos das senhoras, pois enterram-se facilmente; os pavimentos em terra batida poderão soltar pó e sujar os convidados, etc. Por isso, assegure-se de que o piso é minimamente confortável e se está em condições.
- Considere o vento: Se optar por um casamento ao ar livre numa zona ventosa, é importante avisar os convidados, para poderem planear o vestuário adequado. Certifique-se também que a decoração está adequada a essas condições, para não ter surpresas.Tenha também em atenção ao vestido de noiva, que não deverá ser de tecidos muito leves, como seda ou cetim.
- Os visuais devem ser adequados: Quando se está a pensar em como organizar um casamento ao ar livre, é necessário considerar que este tipo de casamentos dispensa muitas formalidades, até no que diz respeito aos visuais. Por isso, os trajes, quer dos noivos e dos convidados, quer dos pais dos noivos ou padrinhos, devem ser elegantes, mas sem muito brilho.
- Contrate um bom sistema de som: Um casamento ao ar livre sofre algumas interferências sonoras: vento, crianças, ondas do mar e outros ruídos. Por isso, uma das regras de ouro para ter uma festa animada é contratar um bom sistema de som.
- Surpreenda: Aproveite para surpreender os seus convidados com fogos-de-artifício! Os cordões de luzes também são uma excelente opção para um casamento ao ar livre, bem como outras alternativas às luzes artificiais, tais com velas, tochas, etc. Pode falar com o(a) seu/sua decorador(a) para encontrar a solução certa para o seu casamento.
- O que servir: A tarefa de como organizar um casamento ao ar livre é desafiante, relativamente à escolha do menu. Por que não brincar e servir receitas diferentes? Tenha apenas em atenção a um factor primordial: é obrigatória a garantia da conservação da qualidade ao ar livre. Planeie tudo muito bem com o seu fornecedor de catering para casamentos, certificando-se de que os pratos escolhidos são adequados ao horário e à temperatura.
- Bebidas: Se estiver calor, deverá servir bebidas que matem a sede, o que não é o caso das bebidas com álcool, que provocam maior desidratação. Por isso, ofereça também aos seus convidados outras bebidas refrescantes, tais como sumos, chás gelados e cocktails à base de frutas. Certifique-se também que não deixa acabar o gelo e que se previne com água em abundância, para garantir a hidratação de todos.
- Conforto dos convidados: Considere oferecer leques e chapéus, inclusivamente como lembranças de casamento. Se o local for muito quente, pode também ter que colocar ventoinhas ou optar por colocar tendas e/ou chapéus-de-sol. Observe a posição do sol durante a cerimónia e procure sentar os seus convidados de forma a não ficarem contra ele.
Nestas nossas dicas, que esperemos que o(a) ajudem a saber melhor como organizar um casamento ar livre, não poderíamos também deixar de salientar alguns pontos desagradáveis:
- A chuva (não esqueça o plano B, certificando-se de que toda a área dos convidados, buffets e pista de dança ficam protegidos).
- A presença de mosquitos indesejáveis (disponibilize repelentes aos convidados, por exemplo, em cestinhos nas casas de banho).
- Demasiado calor (ofereça leques e marque a cerimónia para antes das 11h ou depois das 15h, para evitar o pico da luz do sol).
- Demasiado frio (espalhe aquecedores exteriores em pontos estratégicos).
- Possibilidade de falta de energia à noite (alugue um gerador para evitar imprevistos eléctricos).