As perguntas feitas pelos clientes antes de escolherem um prestador de serviço

As perguntas feitas pelos clientes antes de escolherem um profissional

Para além da importância de ter um bom perfil, saiba que, na Zaask, o primeiro passo para qualquer processo de contratação de sucesso é conseguir responder a todas as questões dos clientes, mesmo aquelas que eles próprios não sabem que têm. Mas não se preocupe! Não precisa de poderes mágicos para conseguir ser escolhido! Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como responder às principais perguntas feitas pelos clientes antes de escolherem o profissional certo para a tarefa que pretendem ver realizada. Descubra o que lhes vai na cabeça.

  • O profissional percebe exactamente o que eu quero?

Esta é uma das mais imediatas perguntas feitas pelos clientes. Para conseguir perceber com exactidão o que pretende o cliente, leia o seu pedido com bastante atenção e repita-o em voz alta. Para além disso, ao realçar o resultado pretendido, você vai sentir-se a pessoa mais indicada para atender à sua necessidade. E só lendo bem os pedidos surgiram as dúvidas certas sobre os mesmos.

  • Será que é com este profissional que quero trabalhar?

A compatibilidade entre profissional e cliente é uma caraterística bastante subtil, mas de extrema importância, e está também incluída no grupo de perguntas feitas pelos clientes. Seja você próprio, assegure que o seu perfil é “a sua cara”, para que o cliente possa ter uma noção de quem você é realmente. Ao contactar o cliente, o facto de mostrar a sua personalidade poderá funcionar como um bónus para si, pois, assim, consegue destacar-se dos outros 3 profissionais que estão a concorrer consigo, e ser visto como alguém com detalhes e traços, que podem ser ideiais o trabalho. Por outro lado, demonstre também que existem semelhanças entre si e o cliente, para que possa existir uma relação de confiança entre os dois.

  • Terá as qualificações necessárias para realizar a tarefa?

Se realiza tarefas similiares às do pedido há vários anos, destaque a sua experiência. Contudo, não exagere na exposição das suas competências – até porque esta informação já deve constar no seu perfil e das avaliações contidas no mesmo – e tente parecer muito fácil reconhecer as suas qualidades à primeira vista.

  • O que inclui o preço? Será um profissional flexível?

Esta será talvez uma das mais importantes perguntas feitas pelos clientes antes de escolherem o profissional. Aqui, deve ser sempre transparente no que diz respeito aos preços que pratica, porque, os que o fazem, conseguem ganhar com mais facilidade os pedidos. Explique os seus preços de forma clara, para que o cliente perceba as razões de estar a pedir um determinado valor. Indique também os serviços que inclui o seu preço e por que razão valem o que pede.

  • O que vem a seguir?

O cliente gosta que o profissional saiba quais os passos certos e concretos a dar. Por isso, seja firme e indique-lhe com clareza quais são os passos que irá dar e os períodos de tempo aproximados com que irá executar o trabalho pretendido.

  • Quando podemos começar?

Se quiser começar desde logo, diga-lhe. Mas, se a sua agenda está muito preenchida, seja claro relativamente à sua disponibilidade. De um modo geral, os clientes preferem que leve um pouco mais de tempo, desde que saiba justificar a sua demora. E valorizam muito a transparência em todo o processo.

  • Que quantidade de trabalho vai precisar o meu projecto?

Indique sempre ao cliente o que pode esperar de si, para que este esteja preparado. Se não precisa muito dele, garanta-lhe o quão fácil o trabalho irá ser. Se, por outro lado, vai ter de perguntar algo ao cliente antes de poder começar a trabalhar, indique-lhe o que necessita e quando. Não se esqueça que os clientes gostam de profissionais claros e objectivos, e que saibam dar instruções específicas.

  • Quanto tempo irá durar o meu projecto?

Se o cliente lhe der informação suficiente para saber quanto tempo irá levar o projecto, certifique-se que lhe confirma que o entendeu. Mas crie espectativas realísticas. Na dúvida, exagere no tempo, para que o cliente se surpreenda e fique satisfeito se conseguir acabar o trabalho em menos tempo.

  • Será que gosto do seu trabalho?

Uma das últimas perguntas feitas pelos clientes é se irá gostar do trabalho do profissional. Nesta situação, evidencie as suas competências específicas para o tipo de serviço que o cliente pretende. Este tem que, acima de tudo, perceber exactamente, de forma fácil e rápida, como o seu trabalho lhe pode facilitar a vida. Dê-lhe toda a informação necessária e “venda-se” da melhor forma. Nunca se esqueça que o cliente ideal é aquele que irá gostar muito de si e do que faz. Uma vantagem que a Zaask lhe oferece neste caso é a opção do cliente poder ver, no seu perfil, o seu portfolio de trabalhos anteriores e as avaliações dos seus antigos clientes.

Estas são, na generalidade, as perguntas feitas pelos clientes antes de escolherem um profissional. No entanto, se ainda tiver algumas dúvidas, veja aqui como pode ter sucesso na Zaask!