Como responder a uma tarefa de um cliente

Como responder a um pedido de um cliente

Responder a um pedido de um cliente, na Zaask, é algo que deve ser feito com calma, paciência e de forma muito precisa. Pense, por exemplo, na última vez que foi ajudado por um profissional que sabia exactamente o que precisava e que mostrou que faria tudo o que estivesse ao seu alcance para que a suas necessidades fossem antendidas. Pois bem, esse profissional pode ser você! Basta saber o que evidenciar quando responde a um cliente dizendo que está apto para fazer um determinado tipo de trabalho. Neste artigo, vamos dar-lhe 5 dicas que o vão ajudar a escrever a mensagem perfeita e irão, certamente, aumentar as suas hipóteses de contratação.

Chame o seu cliente pelo nome

À primeira vista, esta dica poderá ser um pouco estranha mas, ao responder a um pedido de um cliente, deve nomear correctamente o nome deste. Leve uns segundos para se certificar de que o nome está escrito correctamente. Um erro no nome do cliente pode ser meio caminho andando para não ser contratado.

Refira detalhes específicos do pedido do cliente

Adapte a sua mensagem de acordo com o pedido do cliente. Uma mensagem padrão é um óptimo ponto de partida, no entanto, é de extrema importância que o cliente se sinta ouvido e compreedido. Quando responder a um pedido de um cliente, dê a entender que percebe as suas necessidades. Fale sobre o projecto pedido e o seu interesse e entusiasmo em ajudá-lo.

Explique as suas qualificações

No fundo, os clientes querem saber a razão pela qual é a melhor opção e por que o devem escolher, em detrimento dos outros 3 candidatos. Usando o poder deste conhecimento, quando responder a um pedido, indique as suas competências e qualidades, assim como a sua experiência mais relevante. No entanto, saiba expôr a sua experiência de acordo com o que for pedido. Tenha também em atenção para não repetir a mesma resposta para todos os clientes e lembre-se que está a competir com três outros profissionais, por isso, destaque-se! Só assim mostra que é a pessoa indicada e com quem o cliente gostaria de trabalhar.

Forneça detalhes sobre o preço que cobra

Sempre que responder a um pedido, explique por que pede um determinado valor pelo serviço, que serviços estão incluídos e porque vale o que diz que vale. É preferível ser sincero e explicar em detalhe a razão que o leva a cobrar muito ou pouco por um serviço, pois, desta forma, o cliente ficará mais seguro sobre a qualidade do seu trabalho e você terá mais hipóteses de ser o escolhido.

Evidencie os próximos passos

Explique ao cliente quais são os próximos passos que este deve seguir para que o trabalho comece a ser realizado. São muitos os clientes que não sabem quais os passos que devem dar quando pedem um serviço a um profissional. Termine a sua mensagem encorajando-o a marcar-lhe uma entrevista ou perguntando-lhe algo simples, de forma a manter a conversa entre os dois. Isto fará com que o cliente se sinta mais inclinado e tentado a responder-lhe a si e não aos outros candidatos.

Estes são os 5 passos que deve seguir para responder a um pedido de um cliente correctamente, de forma a que este goste de si e do seu perfil, e se sinta tentado a contratá-lo. Não se esqueça que está a concorrer com mais três profissionais, por isso, deve ser objectivo e certeiro e, principalmente, ter uma conversa cativante e confiante.

É essencial que retenha a ideia de que as mensagens são parte fundamental da sua contratação, pois, para além de serem uma porta de entrada para um início de relacionamento com o cliente, possibilitam o esclarecimento de eventuais dúvidas que possam surgir antes, durante e depois da execução da tarefa. Para além disso, são essenciais em casos específicos, como, por exemplo, para a devolução de créditos. Não se esqueca que, na política de devolução de créditos da Zaask, só é permitido reaver os créditos se os profissionais enviarem mensagens através da plataforma depois de adquirirem o pedido.

Agora já sabe responder a um pedido de um cliente da forma mais eficaz. No entanto, se já está a pôr tudo em prática, mas ainda assim sente que não obtem o feedback que deseja dos clientes, saiba aqui como incentivá-los a responderem às suas mensagens.