Como memorizar
A memória tem um papel crucial no seu dia-a-dia. Quer seja para ajudar no estudo quer para organizar tarefas no trabalho, ou mesmo para ajudar com a lista do supermercado, a sua eficiência aumenta com a sua capacidade de reter e recordar informação. É possível maximizar a recuperação de informação, basta conhecer como funciona este mecanismo de armazenamento e aprender algumas estratégias de como memorizar melhor.
Para que a informação fique memorizada, são necessários quatro passos: assimilação, elaboração, repetição e recuperação da informação. Percebido o processo, seguem então algumas técnicas de como memorizar.
1. Melhore a atenção e concentração
• Incremente a atenção durante e, sobretudo, a meio do estudo;
• Evite múltiplas tarefas em simultâneo:
– Para evitar a competição de recursos por parte do seu sistema mnésico no processamento da informação, evite desempenhar tarefas em simultâneo enquanto tenta memorizar, mesmo as tarefas motoras.
2. Envolva todos os sentidos na codificação da informação
Fortaleça a recordação ao envolver o maior número de sentidos possível. Por exemplo, tem dificuldades em recordar-se do nome de pessoas que conhece pela primeira vez? Na próxima apresentação, para saber como memorizar, use a maioria dos sentidos adequados no momento: dando um aperto de mão, olhando a pessoa nos olhos e repetindo o nome da pessoa em voz alta.
No caso do conteúdo a recordar ser escrito, leia-o em voz alta, pois estará a usar também a audição, reforçando a codificação da informação. Se possível, ensine-o a outra pessoa, visto que estará a treinar também a repetição da informação.
3. Use Mnemónicas
No processo de como memorizar, as mnemónicas são importantes, porque funcionam como atalhos que comprimem a informação numa só imagem, frase ou palavra, que, mais tarde, nos dá acesso ao conjunto global do conteúdo. Conseguem-no através de acrónimos, imagética e sonoridade (ritmo ou canções), sendo que as mais bem sucedidas recorrem a humor, novidade e imagens com cariz positivo. Entre as mnemónicas contam-se:
a) Acrónimos e Acrósticos:
Acrónimos são abreviaturas criadas com as primeiras letras ou palavras de um nome ou frase (ex.: TPC é o acrónimo de Trabalhos Para Casa). Pode tentar memorizar uma frase usando este sistema de siglas, ou mesmo derivações desta estratégia, desde que se foquem na sonoridade do início das palavras que pretende recordar (ex.: tentando relembrar o ordenamento das fases da divisão celular profase, metafase, anafase e telofase, alguns professores de Biologia incentivam a recordação da seguinte frase: “P’ro o metro a ana telefonou”. Simples não?).
Acrósticos são palavras criadas a partir das letras de outras palavras a memorizar. Um bom exemplo é á sigla de objectivos SMART, muito usada em gestão, que remete para a definição de como devem ser os objectivos de uma dada estratégia (“Specific” , “Measurable” + “Assignable” + “Reachable” + “Time Relatable”).
b) Rimas e outras estratégias auditivas:
As rimas colocam o enfoque na codificação acústica, ajudando, por isso, na memorização. O mesmo acontece com trava-línguas e outras estratégias parecidas, cuja musicalidade auxilia na codificação da informação e funciona ainda como atalho para ir buscar a informação quando são usadas metáforas na sua composição.
c) Imagética
Consiste em associar o conteúdo a recordar a imagens específicas. Não só está a ligar a nova informação a informação já existente, como a usar uma codificação visual, que aumenta a probabilidade da sua recuperação.
5. Elabore e ensaie a informação
• Aplique os conceitos que quer reter a situações novas imaginadas por si, criando, assim, mais ligações mnésicas que reforçarão a memória pretendida;
• Recorra ao ensaio elaborativo, lendo a definição de um termo-chave e, posteriormente, uma descrição mais detalhada do que significa e repita este processo algumas vezes;
• Para saber como memorizar, indicamos-lhe que a criação de histórias é fundamental, pois será mais fácil relembrar a narrativa como um todo e, posteriormente, os pequenos pedaços de informação que pretende reter.
6. Repita
• A repetição ajuda na elaboração da informação e no processo de como memorizar, passando a informação da memória a curto prazo para a memória a longo prazo. No entanto, deve acontecer espaçada no tempo e por um longo período de tempo.
• Repita em voz alta, grave conteúdos num dispositivo móvel, ouça várias vezes, escreva conteúdos ou sumarize-os na margem da página (desde que não seja um acto passivo de cópia ou escuta, mas de activa elaboração).