como escolher uma objectiva

Como escolher uma objectiva?

Se já pegou numa objectiva ou se pretende adquirir uma, já se deparou certamente com a numeração e as siglas um pouco confusas que habitualmente acompanham a designação deste tipo de equipamento. Neste artigo iremos decifrá-las para o ajudar a saber como escolher uma objectiva.

A primeira coisa que deve saber no método de como escolher uma objectiva é que na numeração entram em linha de conta dois critérios essenciais: a distância focal que a objectiva abarca, expressa em “mm“, e a abertura máxima da lente, expressa nos chamados “f-stop”.

As restantes siglas e letras geralmente referem-se a características especiais da lente, sendo que cada marca usa um conjunto de designações diferentes.

DSC_3086_LR_700x469px_72dpi_blog_final

Objectiva Nikon AF-S 18-70 1:3.5-4.5 G ED

Aqui constam alguns dos significados dos acrónimos e siglas mais comuns das principais marcas de objetivas, que lhe pode ser muito últil no processo de como escolher uma objectiva:

Nikon

FX

As lentes FX são projectadas para o formato 35mm e conseguem cobrir toda a área de um sensor “fullframe”.

DX

Lentes projectadas para as câmeras com o crop factor de 1.5x. São mais pequenas e leves, e não são geralmente compatíveis com os corpos full frame.

AF-S (Autofocus Silent Wave Motor)

Indica que a lente possui sistema de autofoco da Nikon.

ED (Extra-Low Dispersion glass)

Lentes construídas com vidro ED, possuem melhor definição e contraste, são também muito mais eficazes na correcção de aberrações cromáticas.

VR (Vibration Reduction)

Sistema de estabilização de imagem da Nikon, à imagem do IS da canon, que serve para reduzir o efeito de tremido nas imagens fotografadas a velocidades mais lentas.

As lentes do tipo G da Nikon não possuem anel de aberturas manual, só podem ser usadas nos corpos que permitem o controlo de aberturas na câmera.

IF (Internal Focusing )

Lentes com o movimento de focagem interna não alteram o tamanho do barril da lente aquando da focagem, nem existe rotação exterior da objectiva.

N  (Nano Crystal Coat)

Revestimento especial nas lentes, actua essencialmente na redução de reflexões internas na lente e no chamado efeito flare.

PC (Perspective Control)

Lentes com controlo de perspectiva da Nikon.

Canon

EF (Electro Focus)

Lentes Canon com baionetas para o sistema EOS.

EF-S (Electro Focus Short Back Focus)

Lentes Canon com variação da baioneta padrão EF usada pelo sistema EOS. Estas lentes têm uma distância focal posterior mais curta. As lentes EF-S só são compatíveis com os corpos EF-S. As lentes EF comuns possuem um ponto vermelho saliente como índice de encaixe da baioneta. As lentes EF-S usam quadrados brancos.

IS (Image Stabilization)

Sistema de estabilização de imagem da Canon. Este sistema compensa pequenos movimentos da câmera, anulando as tremuras, sendo especialmente útil para usar velocidades mais baixas que o habitual.

L (Luxury)

Lentes da gama profissional da Canon. Facilmente identificáveis pela risca vermelha à volta do final do corpo da lente.

UD (Ultra Low-dispersion Glass)

Lentes construídas com vidro UD, mais eficazes na correcção das aberrações cromáticas.

USM (Ultrasonic Motor)

Sistema de autofoco ultra-rápido da canon. Este sistema de autofoco, além de mais rápido, é também menos ruidoso.

SIGMA

ASP (Aspherical)

Para saber como escolher uma objectiva, tenha em conta as lentes com elemento asférico. Elementos asféricos permitem melhorar o desempenho óptico da lente, com um peso e dimensão mais reduzidos.

APO (Apochromatic)

Lentes Sigma que usam vidro SLD, desenhadas para minimizar as aberrações cromáticas.

HSM (Hyper Sonic Motor)

Sistema de autofoco da Sigma, ultra-rápido e ultra-silencioso.

UC (Ultra Compact)

Lente Sigma com design ultra compacto e leve.

DF (Dual Focus)

Outra dica importante para perceber como escolher uma objectiva é saber que o DF é um sistema de foco de duas formas da Sigma, que permite corrigir o foco automático com a focagem manual.

HF (Helical Focus)

Sistema de focagem interna da Sigma, elimina a rotação do elemento frontal da objectiva.

EX (Excellence)

Lentes da gama profissional da Sigma.

OS (Optical Stabilizer)

Sistema de estabilização óptico da Sigma.

DG

Lentes projectadas para as câmeras digitais SLR mas quem mantêm total compatibilidade com as SLR de 35mm.

DC

Lentes Sigma para câmeras com factor “crop” (DX da Nikon e EF-S da Canon).

Com estas dicas já deve saber como escolher uma objectiva. Se, no entanto, tem dúvidas ou não tem ainda confiança para entrar no mundo fotográfico, na Zaask encontra os fotógrafos ideais que farão o trabalho que necessitar!