Saiba como incentivar um cliente a responder-lhe

Como escolher um computador portátil

Saber como escolher um computador portátil não é uma tarefa fácil. Não existem portáteis perfeitos, mas, no entanto, existem portáteis que são mais ou menos adequados às necessidades de cada pessoa. Neste artigo explicamos-lhe como escolher um computador portátil, abordando as opções dentro do sistema operativo Windows.

Vamos procurar dar-lhe algumas dicas que o podem ajudar na tarefa de como escolher um computador portátil, em detrimento de outro, de forma a satisfazê-lo a nível pessoal ou profissional. O aspecto exterior da máquina não será abordado, uma vez que esta característica é uma preferência subjetiva.

Escolher a portabilidade e tamanho de ecrã do nosso computador portátil é o primeiro passo a dar

Ecrãs maiores fazem com que o computador possua uma dimensão física mais elevada e tenha menor portabilidade, ao mesmo tempo que se torna mais pesado. Por outro lado, se o tamanho do ecrã for pouco importante, podemos optar por um portátil mais pequeno, fácil de transportar e manusear, devido ao seu pouco peso. Uma pessoa que use o computador apenas para visualizar vídeos de forma esporádica, consultar o e-mail ou navegar pela Internet, pode optar por um ecrã mais reduzido, entre 10 a 11 polegadas. No entanto, para quem gosta de jogar videojogos de forma frequente, é aconselhável um ecrã de pelo menos 15 polegadas.

De seguida é importante perceber qual o processador do computador portátil

O processador é uma parte importantíssima no método de como escolher um computador portátil, pois é o chamado “cérebro” da máquina. Os processadores Intel são os que se encontram presentes na maior parte dos portáteis com sistema operativo Windows. Estes processadores dividem-se em três categorias: i3, i5 e i7. O i3 é aconselhável para quem realiza tarefas mais simples no seu portátil, como por exemplo navegar na Internet ou ouvir música. Para indivíduos que precisem de trabalhar em edição de imagem ou videojogos mais sofisticados, é necessário um processador mais rápido e eficaz, como o i5. O processador i7 é aconselhável para quem utilize programas mais pesados e que “puxem” mais pelo desempenho do computador, ou para quem gosta de jogar videojogos no topo do seu potencial.

Outro aspecto importante na nossa escolha é a memória RAM

A memória RAM é a responsável pela fluidez da máquina quando esta se encontra a realizar várias tarefas em simultâneo. 4GB de RAM é uma quantidade aconselhável e normal para um computador portátil, no entanto, computadores mais sofisticados possuem 8GB de RAM, o que permite ter mais programas a funcionar ao mesmo tempo.
A placa gráfica é outra característica importante a ter em conta no processo de escolha.
Os processadores Intel possuem uma placa gráfica incorporada que permite realizar as tarefas básicas e essenciais de um computador. No entanto, se necessitar de realizar outro tipo de tarefas mais elaboradas e que exijam uma maior qualidade a nível gráfico, será necessário optar por outro tipo de placa gráfica. Os produtos da ATI ou da NVIDIA são os mais utilizados e são uma garantia de qualidade. A capacidade de memória da placa gráfica e a sua velocidade de desempenho são dois aspectos importantes e a ter em conta.

Outra variável a considerar é o disco rígido

Existem duas escolhas na árdua tarefa de como escolher um computador portátil: optar entre os discos rígidos HDD ou SSD. Os HDD possuem uma maior capacidade de armazenamento, no entanto, são mais lentos que os SSD. Aqui, é importante pensar: qual é a prioridade? Ter mais espaço de armazenamento ou possuir um portátil que seja mais rápido a desempenhar tarefas, como ligar ou abrir programas?

Por fim, é importante considerar o tipo de ligações que o computador portátil possui

Uma ligação para HDMI é uma das mais procuradas, pois permite a ligação do computar à televisão, resultando na visualização de filmes ou séries. Outra ligação importante é o Bluetooth, que proporciona a transferência de dados entre o telemóvel e o seu computador.

Como pode constatar, existe uma grande variedade de opções e funcionalidades quando estiver perante o processo de como escolher um computador portátil. O mais importante é que, qualquer que seja o modelo escolhido, este vá ao encontro das suas necessidades.

Se, após comprar o seu computador, necessitar de ajuda para alguma reparação e para a sua manutenção, saiba que através da Zaask encontra os informáticos de confiança para o ajudar, com avaliações realizadas por clientes que os contrataram para outros trabalhos.