freelancers

Dicas de organização financeira para freelancers

Os profissionais freelancers gozam de certos privilégios, desde a liberdade de horários, à possibilidade de trabalharem remotamente a partir da localização geográfica que preferirem. Por outro lado, enfrentam alguns desafios, especialmente no que diz respeito à gestão do orçamento. Neste artigo partilhamos algumas dicas de gestão financeira para freelancers.

Crie um orçamento prevendo receitas não regulares

Criar um orçamento mensal é das dicas mais comuns, como pode verificar no site do Doutor Finanças. Contudo, no caso de receitas irregulares gerir o orçamento torna-se uma tarefa mais difícil. É necessário manter sempre um fundo de maneio considerável e prever antecipadamente todas despesas dos meses que se seguem até à data do próximo pagamento.

Ou seja, seja qual for a sua situação, é sempre indispensável ter um orçamento mensal para cada um dos próximos meses. Pode utilizar, por exemplo, o software Boonzi para gerir o orçamento mensal/familiar de forma fácil e rápida.

Seja qual for o método ou a aplicação que escolher para gerir o seu orçamento, o importante é que este seja o mais realista possível em todos os valores de todas as receitas e despesas esperadas. Depois, confronte estes valores com o seu saldo bancário e confirme se é suficiente para os encargos de cada um dos próximos meses.

freelancers

Construa um fundo de emergência

Colocar algum dinheiro de lado todos os meses – independentemente do rendimento mensal irregular – vai permitir reduzir o stress que vem com este aspecto da profissão. Criar uma poupança para imprevistos (despesas de saúde, reparações da casa, etc.) num chamado “Fundo de Emergência” é indispensável, mesmo se no início for necessário adoptar um estilo de vida mais frugal para mais tarde poder viver mais confortavelmente.

Reduza as despesas em categorias pessoais após meses de pouco trabalho

Quer seja ou não freelancer, há certas despesas que todos temos e às quais chamamos “despesas fixas”. É o caso da água, da electricidade, do gás, seguros, etc. Fora essas despesas existem todas as outras – as variáveis – que são as que deve reduzir após um mês em que tenha tido poucos trabalhos de freelancer.

Pode custar sacrificar alguns jantares fora, sessões de cinema ou saídas com amigos, mas caso precise, esse dinheiro estará disponível no resto do mês para fazer face às restantes despesas e eventuais surpresas que possam surgir (sem ter que recorrer ao fundo de emergência).

No próximo mês em que voltar a ter vários trabalhos e pagamentos de clientes, pode usar o dinheiro que poupou para comprar aquilo que queria ter comprado no mês anterior. Se conseguir resistir à tentação, coloque-o de parte.

Dicas rápidas para freelancers:

Para evitar falhas nos pagamentos: No início dos projectos, contractualize com o cliente o pagamento com juros caso este ultrapasse a data de pagamento combinada. Certifique-se que o valor de juros contractualizado é superior aos que paga no seu cartão. Se o cliente mostrar desconforto com essa cláusula, não tenha medo de questioná-lo se tenciona falhar o prazo de pagamento.

Pagamento em parcelas: Combine com o cliente o pagamento em tranches. Defina um valor para a adjudicação que dê margem suficiente até à data do próximo pagamento, e assim sucessivamente. Não tenha problemas em contratualizar a técnica acima (dos juros) para todos os pagamentos.

Não se esqueça do fundo de emergência: Tente poupar o máximo possível, de forma a ter não só um fundo de maneio para dois meses, como um fundo de emergência para períodos mais prolongados (o ideal para um freelancer são 6 a 9 meses).

freelancers

Em suma, ter um orçamento mensal é meio caminho andado para uma vida financeira estável. No entanto, enquanto freelancer, para além da gestão do orçamento, também fará parte das suas tarefas angariar clientes, seja de forma directa ou indirecta.

No que diz respeito a angariar clientes através da resposta a pedidos de trabalhos ou através da mostra de trabalhos seus, pode recorrer à Zaask, que existe para facilitar a interacção entre trabalhadores freelancers e clientes.