sujidade

Como combater a pior sujidade do Verão

O Verão pode ser sinónimo de calor e diversão, mas também de alguma sujidade complicada de tirar. Desde protector solar a manchas de suor, nódoas de churrasco e brancos sujos, vamos desmistificar a pior sujidade do Verão para que passe menos tempo a fazer máquinas e mais tempo na praia!

manchas de suor

Veja-se livre das manchas de suor

As manchas amarelas são resultado da reacção química que ocorre entre o suor e o alumínio que existe na maioria dos antitranspirantes, e a coisa mais importante a saber é que não deve tentar branqueá-las à base de lixívia de cloro pois, quando misturada com qualquer tipo de mancha de proteína – tal como o suor – fará ficá-las mais amarelas, o que não é obviamente o que quererá.

Ao invés, tinja com um corante enzimático para tratar das manchas das t-shirts brancas antes de lavá-las. Para evitar que volte a sujidade, deixe a roupa durante a noite numa solução de água quente e uma colher de um branqueador oxigenado, e depois lave-as como de costume.

nódoas de lama e relva

Enfrente a sujidade das actividades ao ar livre

Facto engraçado sobre as nódoas comuns do Verão como as da relva, lama e sujidade: são diferentes da maior parte das nódoas e precisam de ser tratadas com produtos ou técnicas especializadas. Eis tudo o que precisa de saber:

Relva: cria essencialmente uma combinação de tipos de manchas – proteica e de cor – fazendo-as mais difíceis de remover do que a maioria. Aplique um pré-tratamento de lavagem enzimática por spray directamente nas manchas antes de lavar a roupa como de costume; se o verde permanecer depois da lavagem, pincele álcool para assepsia na zona suja.

Lama e sujidade: A primeira é uma das poucas manchas que não ficam resolvidas imediatamente. Isso acontece porque é mais fácil limpar outras sujidades, pelo que deixar secar permite escovar uma grande parte da nódoa. Estas nódoas permanentes devem ser tratadas com um produto que remova a sujidade antes de a roupa ser lavada.

Contratar uma empregada de limpeza

grelhador sujo

Mantenha o barbecue impecável

Uma boa característica dos barbecues é que, quando chega a altura de lavá-los, não existe nenhum “bicho de sete cabeças”. Na limpeza diária, tudo o que precisa de fazer é aquecer o grelhador para queimar os restos de comida presa, para depois escovar e lavar com detergente. É basicamente isso!

Mas se quiser jogar num campeonato mais elevado – e sinceramente deveria, pois é fácil e vai melhorar o funcionamento do grelhador – complete o processo esfregando as grelhas com uma pequena porção de óleo vegetal, que vai criar uma superfície plana.

Para limpar a fundo um grelhador – que deve ser feita a cada 10-20 utilizações ou 1 a 2 vezes por ano (de acordo com a frequência de barbecues feitos) – comece por remover as grelhas e use uma escova para varrer os resíduos. Retire as grelhas e use um pano húmido para retirar o que está dentro do grelhador; a bandeja inferior deve ser esfregada com água quente com sabão. O exterior do grelhador deve ser lavado com água com sabão ou com uma lavagem com pó suave.

protector solar

Lavar uma mancha de protector solar

Existe um ingrediente comum nos protectores solares chamado avobenzona que, quando combinado com ferro (que se cria naturalmente quando bebemos água), cria uma nódoa de ferrugem. Para lavá-la, use um removedor de ferrugem ou esprema limões para cima da mancha, cobrindo com uma pitada de sal e deixe secar durante a noite. Depois tire o sal e lave.

Algo essencial a saber sobre manchas de protector solar é que não deve usar cloro ou lixívia oxigenada, uma vez que ambos pioram as nódoas.

Compare gratuitamente orçamentos de empregadas de limpeza