Como evitar acidentes com crianças em casa
É suposto ser o lugar mais seguro do mundo especialmente para os seus filhos, mas é em casa que as crianças sofrem mais acidentes. É preciso estar ciente dos perigos ocultos em cada lar para melhor prevenir e proteger quem mais se ama. Os acidentes domésticos são uma das principais causas de morte infantil. Por isso deve, a todo o custo, evitar acidentes com crianças em casa.
As lesões mais frequentes estão associadas à idade das crianças e ao seu nível de desenvolvimento. Os bebés, por exemplo, nunca se esqueça, são capazes de rebolar, agarrar e levar o que quer que seja à boca, por mera curiosidade. E esse “desejo de descoberta” aumenta quando começam a gatinhar e ainda mais quando começam a andar. As quedas são os acidentes mais frequentes, mas queimaduras, intoxicações e afogamentos também são frequentes.
Para reduzir os riscos, não basta reforçar a vigilância. A Zaask vai dar-lhe dicas para o ajudar a evitar acidentes com crianças em casa e assim criar um ambiente mais seguro e com menos “perigos escondidos” para os seus filhos.
1 – Quedas
Sabia que, por exemplo, no Reino Unido morrem por ano cerca de dez crianças devido a quedas de varandas, janelas e escadas nas suas casas?
Os bebés rebolam, por isso, esse é um perigo a que deve estar atento. Não deixe o seu bebé sozinho enquanto lhe muda a fralda em cima de uma bancada ou mesa. Evite colocá-lo a dormir numa cama de adultos ou num sofá. Quando ele começar a andar, não duvide que quase nada travará a sua ânsia de explorar – ele vai escalar. É natural que as crianças caiam quando começam a andar mas lesões graves podem ser evitadas. Se a sua casa tiver escadas, coloque protetores de segurança e tenha esse espaço bem iluminado para evitar acidentes com crianças em casa. Os móveis da cozinha e casa de banho devem estar bem fechados. Na sua decoração não coloque cadeiras, bancos, arcas ou qualquer outro tipo de objecto que possa ser usado para escalar à frente de janelas ou varandas. Mantenha a sua casa limpa, o pavimento bem seco e livre de brinquedos, que possam representar obstáculos. Coloque antiaderente debaixo de todos os tapetes.
2 – Asfixia
Um berlinde ou um botão podem ser muito atraentes para o seu bebé. Mantenha os objectos pequenos longe das crianças. Para evitar acidentes com crianças em casa, Eescolha sempre brinquedos adequados à idade dos seus filhos e ensine os mais velhos a guardar os seus longe dos mais novos. Cuidado com a roupa que escolhe – evite cordões, por exemplo. Não deite bebés com menos de um ano com almofadas, nem use cobertores pesados que possam tapar o rosto da criança. Podem sufocar.
3 – Intoxicação
A maioria das lesões por intoxicação acontecem com medicamentos, cosméticos ou detergentes. Mantenha todos os produtos venenosos fora do alcance dos seus filhos, de preferência em armários fechados. Use recipientes com tampas à prova de crianças mas tenha noção que a partir dos três anos esse método não será suficiente. Mantenha os produtos químicos nos seus recipientes originais, nunca em garrafas de bebidas antigas, para evitar acidentes com crianças em casa.
4 – Queimaduras e escaldões
A maioria das queimaduras em crianças com menos de cinco anos são provocadas pelo derrame de bebidas muito quentes. A pele de uma criança é muito mais sensível do que a de um adulto. A água quente pode escaldar até 15 minutos após ter fervido. Um banho de água quente é das maiores causas de lesões em crianças pequenas. Mantenha as bebidas quentes longe do alcance dos seus filhos. Nada de copos ou canecas na beira das mesas, e tenha em atenção que eles podem facilmente puxar as toalhas. Não beba nada quente com uma criança ao colo. No banho, verifique sempre a temperatura da água antes de colocar o seu bebé na água para evitar acidentes com crianças em casa. Um bom teste é colocar o cotovelo em primeiro lugar, ensine essa regra quando o seu filho começar a crescer.
Lareiras, fogões, ferros de engomar ou alisadores de cabelo também são potenciais perigos. Assim que desligar os aparelhos coloque-os fora do alcance dos miúdos e aos cabos de segurança também. Fiscalize a sua instalação eléctrica de cinco em cinco anos. Pode instalar detectores de fumo e adquirir extintores.
5 – Afogamentos
As crianças podem afogar-se em escassos centímetros de água. Nunca deixe o seu bebé sem vigilância na banheira. Não deixe recipientes, como alguidares, cheios de água, destapados. E se tiver piscina redobre a vigilância.
As crianças são o melhor das nossas vidas, por isso, todo o cuidado é pouco. Sigas estas dicas e evite acidentes com crianças em casa. Se achar que a sua casa precisa de ser melhorada para ser segura para os mais pequenos contrate um empreiteiro que resolve pequenas remodelações que precise.